Sistema Hidráulico em JP
Por: Ellen Luanda • 24/4/2017 • Trabalho acadêmico • 847 Palavras (4 Páginas) • 243 Visualizações
0 TRANSPORTE DE ENERGIA
A energia é transportada por vários estágios que se diferem pelas suas respectivas tensões e quantidades de energia. São eles: linhas de transmissão, linhas de subtransmissão e linhas de distribuição.
0.1 Linhas de Transmissão
São linhas responsáveis pelo transporte da energia em sua mais elevada tensão. Constituem-se por fios condutores de metal que se suspendem em torres, também metálicas, através de isoladores de cerâmica ou outro material bastante isolante. Por se estenderem em longas distâncias, elas conectam usinas geradoras de energia até os grandes consumidores, que recebem em alta tensão, tais como fábricas, mineradoras, ou às empresas distribuidoras, que se encarregam no transporte da energia aos consumidores de pequeno porte.
0.2 Linhas de Subtransmissão
São linhas que trabalham com tensões inferiores as de transmissão. São utilizadas para o transporte de energia entre as subestações. Essas quando se conectam com geradores tem como função a elevação do nível de tensão da energia elétrica que foi gerada para centenas de milhares de volts. Quando se conectam aos consumidores ou distribuidoras, a função da SEs de transmissão é diminuir os níveis de tensão para dezenas de milhares de volts. O responsável por aumentar ou diminuir essa tensão elétrica é o transformador.
0.3 Linhas de Distribuição
As linhas de distribuição são divididas em duas partes: primária e secundária. A primária trabalha com médias tensões (entre 2,3 kV e 44 kV), são facilmente identificadas em grandes avenidas, já a secundária trabalha com baixas (entre 110 e 440V). Essas conduzem a energia às residências, comércios e indústrias pequenos através dos ramais de ligação. Indústrias e comércios maiores recebem a energia de média tensão, sendo assim responsáveis por convertê-las internamente em níveis menores de tensão.
Figura : Tensão de fornecimento
[pic 1]
Fonte: http://www.energisa.com.br/Normas%20Tcnicas/ndu004.pdf
7 DISTRIBUIÇÃO
Da mesma maneira que o Sistema de Transmissão é formado por fios condutores, aparelhos de medição, controle, proteção e transformadores, o Sistema de Distribuição também é composto por tais itens. Porém, esse sistema apresenta uma grande ramificação e extensão para que desse modo seja possível o alcance à todos os seus consumidores e usuários finais.
As distribuidoras de energia conectam-se as SE’s de transmissão, conduzem e entregam a energia produzida já com sua tensão reduzida e apropriada aos consumidores que se conectam à sua rede elétrica. Em João Pessoa, a empresa responsável e que atende todo o processo de distribuição de energia elétrica na cidade é a ENERGISA Paraíba. Atualmente, o grupo controla ao todo 13 distribuidoras em 9 estados do país, atendendo uma população de 16 milhões de pessoas. A quantidade de consumidores residenciais urbano e rural da ENERGISA Paraíba é de aproximadamente 1.232.800 atualmente e esse número continua em crescimento.
De maneira resumida, o Sistema de distribuição é o conjunto de instalações e equipamentos elétricos que trabalham geralmente em tensões inferiores a 230kv, incluindo também os sistemas de baixa tensão.
7.1 Tipos de Redes
A partir das subestações de distribuição (SE’s) as redes de distribuição primária surgem. Atualmente, podem ser classificadas como sendo aéreas ou subterrâneas, destacando-se a primeira por possuir um custo inferior. A aplicabilidade das redes subterrâneas se dá grande parte em áreas de maior densidade de carga ou em locais com limitações da paisagem. Para a estruturação da rede aérea nas áreas urbanas utilizam-se postes de concreto, enquanto que nas áreas rurais podem ser utilizados os de madeira tratada.
...