Sustentabilida
Por: lenirsa123 • 18/11/2015 • Relatório de pesquisa • 851 Palavras (4 Páginas) • 332 Visualizações
ARQUITETURA E URBANISMO
Resumo Crítico: Cidades Sustentáveis: Lidando com a urbanização de forma ambiental, social e economicamente sustentável. ¹
Aluna: Lenir Ingrid Falcão de Sá²
Professora: Ariadne Ketini Costa³
RESUMO CRÍTICO
Cidades sustentáveis, esse é o objetivo principal de muitos países mundiais a ser alcançado durante o decorrer dos próximos anos. Porem grande parte desses projetos, não foram concluídos, nem mesmo iniciados. A Sustentabilidade tem como objetivo principal pregar o bom uso dos recursos naturais, sem comprometer o futuro das próximas gerações, ou seja, elaborar estratégias para longo prazo, do latim “sustentare” que traduzindo significa sustentar, conservar e apoiar atitudes ecologicamente corretas. A crise ambiental que vem aumentando em uma velocidade impressionante, e os recursos naturais fundamentais a vida, revela um impasse civilizatório, que sugere uma revisão de conceitos e um novo olhar ao ambiente que nos cerca. Um dos pontos a ser retratado, nos faz pensar ate que ponto, poderíamos usufruir de um solo sem esgota-lo, ou comprometer um recurso natural onde o mesmo não possa ser renovável. A atitude de cada pessoa é capaz de impactar positiva ou negativamente na sociedade e no planeta, do ponto de vista social, econômico e ambiental.
O homem percebeu que a natureza serviria para o crescimento econômico, gerando um bem estar a todos, essa descoberta foi responsável pelo avanço da ciência, da tecnologia e da indústria, porem esse avanço cresceu com a ideologia de extrair, produzir, vender, lucrar e descartar, acreditando que os recursos naturais seriam duradouros e que o homem poderia gastar utilizar sem se preocupar, pois de onde faltaria, teria outro local de extração. Com o passar dos anos, percebeu-se que o crescimento econômico, não vem acompanhado de equilíbrio ambiental, crescimentos sociais, saúde, educação, pobreza e desigualdade social.
No Brasil poucas cidades adotam essa pratica sustentável, a falta de responsabilidade da parte da gestão publica é uma das causas do problema, principalmente por se tratar de áreas que abrange toda a cidade, como o ar, áreas verdes e a água. Hoje em dia existem questões que são colocadas como prioridade em marketing, por serem mais visíveis nos períodos de campanhas eleitorais e esquecendo-se do bem estar do cidadão. No setor privado, grandes empresas não adotam metas e praticas de incentivo a Sustentabilidade. Na natureza nada é descartável, não é lixo, tudo é absorvido, tratado e reaproveitado pelo ciclo natural, com esse exemplo podemos ter como base nossos pensamentos e atitudes a respeito da Sustentabilidade.
Em São Luís, observamos diversos pontos precários em que são necessárias políticas publicas de incentivo a Sustentabilidade, temos o exemplo das áreas abandonadas e socialmente degradadas, por falta do poder público, que poderiam ser reutilizadas e regeneradas, haja vista que é fundamental tal atitude, pois há uma necessidade das mesmas serem integradas no plano cultural e turístico da cidade, possibilitando a circulação da população e visita dos turistas em ambientes agradáveis, verdes e de ar puro. O descaso de áreas abandonadas acaba causando insegurança para a população, afetando o ambiente de tranquilidade que elas merecem. A regeneração de áreas degradadas, esta ligada a recuperação da cidade no ponto de vista histórico, artístico, cultural e principalmente ambiental. Em certas situações, com poucos recursos e ferramentas, é possível executar uma recuperação plausível, com criação
...