Transcriçao
Por: celinasaara • 30/8/2016 • Trabalho acadêmico • 989 Palavras (4 Páginas) • 241 Visualizações
Aluna: Celina de Sá Araujo Souza
4 PAGINAS- Corrigida
1859-01-14
Sessão Ordinária em 14 de Janeiro de 1859 Snr’ Ribeiro
Presidca do Snr’ Pe Domingues
Feita a chamada às dez horas da manha, foram presente os Feita a chamada as nove horas da manha foram presentes os SnrES vereadores, Padre Domingues , Presidente intro Frota , Arruda, Sousa Neves e o Supplente Paiva faltando os demais com causa. Realizado numero foi aberta a Sessão? O Snr’ Presidente apresentou e foi tido um.
Offício
Do respectivo Secretaria datada de hoje o comunicando, que foi achar-se doente deixava de comparecer. Em conseqüência o Snr’ Presidente convidou ao Snr’ Arruda para substituir os Secretaraio na prezente Sesão? Prestou-se o Snr’Arruda ; e depois de lida a acta da antecedente que foi apresentada, começarão o trabalho pela leitura dos seguintes
Requerimentos
Do Doutor Augusto Cesar de Medeiros , o seu procurador o o Capan João Antonio Cavalcanti , requerendo atestado de residência aqui, quando Juiz Municipal , e Órfão , do 1º E a 24 de Maio de 1858- Mandou-se passar pela affirmativa.
Idem
De Miguel Antonio de Miranda, Fiscal Supplente desta Cidade, requerendo demissão do emprego, foi deferido.
Idem
De João de Andrade Pessoa Arruda, referindo-se a outro já por vezes mencionado nos antecedentes, requerendo o pagamento de 408$690 rs de custas judiciaes – Foi indefinido por ter a referida quantia cahido em exercicio findo opinando o Snr’Paiva dizendo que existia ordem do Exmo. Senr. Presidente da Provincia para pagar se a pedicta quantia- pela cifra designada para custas judiciaes, e não estando esta esgotada, entendia que devia- se dar por conta da supracitada quantia a que restam da requerida cifra , não prevalecendo estas circunstancias a razão do exercício findo.
Idem finalmente
De 6 diversos logistas e tendeiros desta cidade, requerendo licença por este anno para continuarem com seus estabelecimentos. Forás deferidos.
Contas
A Comissão de contas apresentou o balancete da receita e despesa do Município effectuada em 1 de outubro a 31 de Dezembro de 1858 com o seguinte parecer Il Snres Presidentes e Vereadores da Camara municipal. A Com missão de contas tendo escrupulos exame digo tendo procedida da crupulosa exame no balancete, que se refere a receita e despesas effectuadas no trimestre findo de corrido do 1 de outubro ao ultimo de Dezembro de 1858, e documentos relativos que foi apresentado pelo respectivo procurador, notou que no pagamento feito ao Secretario existe um excesso no valor de 432 reis, que é verificado com os recibos do Secretário, mas sendo aquella quantia levada a receita das contas do presente trimestre , entende a Commissão que ficará sanado o engano, nas demais parcelas porém do balancete há extaditão, e é de opniao esta Comissao que seja ele a provado.
Foi a receita desta Camara no mencionado trimestre de 818$170 reis , a sua despesa de 735$259 reis , sendo o saldo 82$911 reis .
De anno Findo ficarão por arrecadar de foro vendidos 181$130 reis de Sola e athanados 61$250 reis, Impotando portanto uma dívida activa actual em 232$380 reis. Sobral 14 de Janeiro de 1859. Vicente Ferreira de Arruda e João de Sousa Neves. Approvado contra o voto do Snr’ Paiva, na parte relativa a despesa com o Busto Imperial, dizendo que Câmara não estava outorgada para tal. Não obstante ordenou se ao Secretario, que organizou o balanço geral da receita e despesas effectuadas no dito anno de 1858, e o orçamento provincial para 1860, afim de dar se lhes em tempo e destino da Lei. Ficou o Secretario inteligenciado.
...