VIVER MELHOR COM O MEIO AMBIENTE
Por: Joice Lis • 7/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.066 Palavras (9 Páginas) • 329 Visualizações
[pic 1]
CURSO: ENFERMAGEM
DISCIPLINA: AVA/1ª SÉRIE
ALUNA:
JOICE LIS RAMALHO DE SOUSA R.A 8695303079
VIVER MELHOR COM O MEIO AMBIENTE
BAURU-UNIDADE NORTE
10 DE OUTUBRO 2014
CURSO: ENFERMAGEM 1ª SÉRIE TURMA B TRABALHO DE PROJETO PARA O MEIO AMBIENTE - FACULDADES ANHANGUERA BAURU-SP.
PROFESSORA-ORIENTADORA:
VIVER MELHOR COM O MEIO AMBIENTE
BAURU-UNIDADE NORTE
10 DE OUTUBRO 2014
APRESENTAÇÃO
Em meio a uma época de importantes mudanças, tanto do ponto de vista econômico como ambiental em nosso país, ainda nos deparamos, em muitos lugares com vários problemas. Exemplo disso basta uma caminhada pela cidade, poderemos notar todos os tipos de materiais descartados (lixos e entulhos).
Esse processo decorre da acumulação dos dejetos que nem sempre possui um lugar e um tratamento adequado e com o aumento da população e do consumo, a tendência é o aumento do lixo. Como exemplo, podemos citar com dados comprovados, a cidade de São Paulo que em média cada pessoa produz entre 800g a 1 Kg de lixo diariamente, ou 4 a 6 litros de dejetos. Por dia são gerados 15.000 toneladas de lixo, isso corresponde a 3.750 caminhões carregados diariamente. Podemos assim, imaginar o impacto que isso irá causar ao meio ambiente. FREITAS, Eduardo (Mundo Educação).
Mas os problemas com lixos não estão apenas concentrados nas grandes cidades, trata-se de um problema crônico na maioria das cidades, Nosso enfoque, no entanto, tem haver com uma pequena cidade no interior de São Paulo. Em Mineiros do Tietê existem aproximadamente 13 mil habitantes e coleta aproximadamente seis toneladas de lixo por dia, o aterro sanitário está em seu limite, não há mais condições de se jogar lixos. Embora seja uma cidade considerada pelo IBGE com menor índice de lixos nos logradouros da região, ainda deparamos com pessoa que jogam garrafas pet, papel, tocos de cigarros, móveis velhos, dentre outros tipos de entulhos nas calçadas e ruas, possibilitando a proliferação de pragas e contaminações ambientais que irá causar sérias consequências para a própria população. CORNÉLIO, Rita de Cássia (2013).
Além do problema ambiental causado por essas atitudes, nota-se que algumas famílias que dependem da coleta de materiais recicláveis acabam consumindo alimentos que já foram descartados e expostos às contaminações com outros materiais, correndo o grande risco de contrair doenças. Dessa forma, fica evidente o contraste da realidade de vida que essas pessoas levam, comparando à época em que vivemos onde a tecnologia e a informação são ferramentas indispensáveis para uma vida em sociedade. Como podemos ver, nem todos tem acesso a tais ferramentas.
São necessárias algumas mudanças em nossos hábitos, à árdua tarefa pode apresentar um grande caminho a ser percorrido, embora não exista outra forma de se conseguir uma melhor condição de vida com o meio ambiente. Uma forma de minimizar essa questão nessa cidade seria criar um programa de conscientização para solução dos problemas causados pelo acúmulo de lixos em lugares impróprios principalmente a periferia da cidade que é a região mais afetada.
Diante de tal situação reunimos um grupo de amigos para realização de um projeto de sustentabilidade, estabelecemos uma meta para realização do entre janeiro de 2014 a dezembro do mesmo ano. O foco é conseguir a formalidade necessária junto aos órgãos públicos, e a realização de palestras junto com a comunidade para difundir a ideia habitual para o descarte de materiais diversos.
Conseguir recursos financeiro das empresas e comércios para custeio de bens e serviços, e promover eventos com a comunidade e palestras sócio- educativas e o envolvimento voluntário de profissionais que trabalham na área de educação em parceria com projetos já existentes fortalecendo ainda mais o efeito positivo do projeto.
Os integrantes desse movimento são: Eder R. Souza (vendedor), Lucas Zenari (operador de máquinas), Paulo Bissaco ( eletricista industrial) e Ronaldo ( operador industrial)
JUSTIFICATIVA
A justificativa desse projeto está embasada na necessidade da conscientização para a apropriação de práticas de sustentabilidade, a qual, a comunidade local, os educadores e governantes, como forma de troca de favores entre natureza e sociedade, deverão estar unidos para uma solução adequada, buscando a formação de um sistema funcional onde todos possam ter o mesmo objetivo, o de preservar e cuidar do meio onde vivemos para o bem comum.
OBJETIVO GERAL
Despertar em toda a comunidade de Mineiros do Tietê, inclusive as empresas privadas, uma consciência ambiental, de modo a permitir uma mudança de comportamento voltado à proteção da natureza. Fazer a população compreender a importância do cuidado com o meio onde vivemos e provocar um novo ponto de partida onde as pessoas possam construir seus ideais de forma inteligente e sustentável, favorecendo as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compartilhar conhecimentos e ações de meio ambiente com toda a comunidade por meio de palestras e ações sociais.
- Trabalhar a realidade do município na questão da reciclagem, orientar a população para compreender a importância da coleta seletiva.
- Buscar apoio entre as empresas privadas, comunidade, educadores e governo e gerar fonte de fundo financeiro para custeio e realização do projeto.
- Colocar em prática todas as propostas por meio de ação imediata de todos os envolvidos.
PÚBLICO ALVO
Será beneficiada de forma direta com esse projeto, a comunidade de Mineiros do Tietê e de forma indireta, todas as comunidades, pois se nossas ações conjuntas podem produzir efeitos catastróficos, uma pequena atitude positiva pode ser a propulsão para outras ações da comunidade e produzir efeitos benéficos ao planeta.
MÉTAS
Formação de um grupo de pessoas da comunidade (conselho) para monitorar e fiscalizar o desenvolvimento do projeto de janeiro a dezembro de 2014
...