A Contabilidade Empresarial
Por: ynaiadsenun • 28/8/2017 • Trabalho acadêmico • 1.544 Palavras (7 Páginas) • 243 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 EMPRESA: 4
2.1.1 Entrevista: 4
3 CONSIDERAÇÕES DO GRUPO 8
4 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
ANEXOS 13
ANEXO A – Comprovante de Inscrição e de Situação cadastral 14
1 INTRODUÇÃO
No presente trabalho entrevistaremos um colaborador de uma organização que consideramos que tenha uma administração organizada cujo nome é ICAL; iremos pesquisar qual o tipo societário da mesma, se esta utiliza de algum tipo de ferramenta de gestão financeira, se elas utilizam algum tipo de orçamento, verificar se existe um atuário presente no dia a dia desta organização ou se o entrevistado sabe a importância deste profissional.
No fim iremos através da analise das respostas o entrevistado daremos nossas próprias considerações a respeito da empresa respondendo algumas perguntas, propostas no contexto do trabalho.
2 DESENVOLVIMENTO
Na primeira etapa iremos Identificamos na região a existência de uma organização possuidora de uma gestão minimamente organizada, realizamos uma entrevista com um dos colaboradores, e fizemos a estes os questionamentos propostos.
Na segunda etapa analisaremos as informações que foram nos fornecidas pelo colaborador entrevistado e daremos nossas próprias considerações conforme os questionamentos propostos.
2.1 EMPRESA: ICAL ENERGÉTICA LTDA
A entrevista foi realizada com a Colaboradora Gislaine Ferreira de Pádua, responsável pelo departamento fiscal e contábil, da organização na função de contadora da empresa, situada na, Zona Rural, município de - MG, inscrita no CNPJ:
2.1.1 Entrevista
Ramo de atividade.
Resposta: Produção de carvão e eucalipto.
Tempo do exercício da atividade.
Resposta: Desde 1980.
Organograma (distribuições das principais funções administrativas e de contabilidade – se for interna).
Resposta:
A administração contábil (aquela que levanta as demonstrações financeiras) é própria ou terceirizada?
Resposta: Própria
Quais os principais riscos que a organização enfrenta no exercício de suas atividades?
Resposta: na nossa empresa o maior risco são os ambientais.
O entrevistado sabe o que é e para que serve a atuária?
Resposta: Sim. Mas a contabilidade atuarial nunca foi exercida na empresa, mas com certeza uma profissional que ajudaria muito por lidar com operações financeiras de riscos.
O entrevistado possui algum tipo de controle financeiro? Qual? Qual o grau de importância que ele dá para cada um e por quê.
Resposta: Sim. Fluxo de caixa, cálculo de empréstimos e financiamentos, todos informatizados por um sistema de uso interno trazendo agilidade e confiabilidade das informações.
Fluxo de caixa – muito importante para a gestão de recursos financeiros da empresa, controlando entradas e saídas, nesse sistema consta tudo que entra e tudo que sai, muito importante para esclarecimento das ocorrências diárias para uma boa administração. Com esse relatório fica bem mais fácil controlar as despesas e as vendas.
Cálculo de empréstimos e financiamentos – muito importante para conciliar com o cálculo apresentado pelo banco no vencimento das prestações dependendo do modelo de contrato.
Qual a opinião do entrevistado quanto a orçamentos no auxílio da gestão financeira?
Resposta: Extremamente importante. O orçamento é utilizado como base para o fluxo de caixa.
Dessa forma, os gestores financeiros já têm uma noção dos recursos que serão gerados e sempre trabalham com uma margem de erro.
Quanto mais próximo do orçamento ficar o realizado, melhor para a gestão financeira e para a empresa.
Já fez ou faz uso de algum tipo de orçamento e por quê?
Resposta: Sim, vários. O que mais utilizamos é o orçamento gerencial baseado no contábil. Porque o orçamento são as metas da empresa em números, facilitando dessa forma a mensuração do resultado.
Orçamentos são feitos para se conhecer melhor as metas e os objetivos da empresa, tendo um acompanhamento da equipe, a fim de, comparar o previsto com o realizado, possibilitando assim as correções necessárias e redirecionando as ações a fim de se tornar mais seguro o cumprimento do que foi projetado.
Qual tipo societário adotado pela empresa? Quais os requisitos deste tipo societário?
Resposta: Sociedade Limitada.
Ser formada por duas ou mais pessoas, podendo ser natural ou jurídica, com capital social dividido em quotas, é regulada pelo Código Civil nos artigos 1052 e 1087. Sendo a responsabilidade de cada sócio limitada ao valor de suas quotas, mesmo assim todos os sócios respondem solidariamente pela integralização do capital social e não tendo limite para a sua formação, é dividido em quotas sendo o e valor igual ou não, e pode também ser integralizados em moeda corrente, bens ou direito, é vedada a contribuição para o capital social utilizando a prestação de serviços.
A administração pode ser exercida por sócio ou não sócio devidamente nomeado. O nome empresarial a ser adotado poderá ser firma ou denominação, acrescido da palavra final ‘limitada’, por extenso ou abreviada (LTDA). “A sociedade limitada quando usar firma se não individualizar todos os sócios, deverá conter o nome de pelo menos um deles, acrescentando-se “e companhia” e a palavra ‘limitada”, por extenso ou abreviados.
A
...