A Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação
Por: ezequeil mariterra leal • 28/11/2017 • Monografia • 871 Palavras (4 Páginas) • 339 Visualizações
2.1 CONTABILIDADE
2.1.1 CONCEITO
Segundo (OSNI,2011) Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas a administração econômica. objetivamente um sistema de informações e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e analises da natureza econômica, financeira, física e de Produtividade, com relação a entidade objeto de contabilização.
Já (MARION, 2011) Descreve a contabilidade como Uma ferramenta que fornece o máximo de informações uteis que ajuda na tomada de decisões dentro do ambiente interno e externo. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas durante as decisões. Com o passar do tempo, o setor privado começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos e a torna indispensável para a maioria das empresas.
2.1.2 O ATUAL CONCEITO DE PRINCÍPIOS CONTÁBEIS NO BRASIL
‘’Sob dominação de PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE, no Brasil, o conselho federal de contabilidade, como órgão de fiscalização do exercício profissional, regulou o conceito a ser reconhecido e adotado.
Em 1981, a resolução nº 530 já disciplinava a questão, mas foi atualizada pela nº 750, de 29-12-1993.’’
No introito desta última resolução, esclarece o órgão:
‘’ considerando que a evolução da última década na área da ciência contábil reclama a atualização substantiva e adjetiva dos princípios fundamentais de contabilidade a que se refere a resolução CRC nº 530/81, resolve...’’ LOPES DE SÁ(2003,p. 14)
2.1.3 CONCEITO CONTÁBIL E COMPONENTES PATRIMONIAIS
O conceito ou definição de patrimônio destaca tudo aquilo que a pessoa tem ou possui Bens e Direitos, e tudo aquilo que a pessoa Deve Obrigações. Os Bens e Direitos constituem a parte positiva do patrimônio. Por isso é chamada de Ativo. As Obrigações é a parte negativa do patrimônio. Que é chamada de Passivo. (BAPTISTA, 2012).
2.1.4 BALANÇO PATRIMONIAL
Segundo (MOTT,1996) um balanço patrimonial é como se fosse um registro fotográfico num dado momento. Por um lado, mostra o valor do ativo (posses) dos negócios e, por outro, quem forneceu os valores para custear aquele ativo e a quem os negócios estão sujeitos, em último caso. Aqui temos um exemplo de aspectos duais de registro que explicam como o balanço deve se equilibrar. Podemos expressar isso na seguinte equação:
[pic 1][pic 2]
=
2.1.5 PARTIDAS DOBRADAS
Segundo (VICECONTI,2003) A constituição dessa prática, universalmente aceita, é que o registro de qualquer operação implica que a um débito em uma ou mais contas deve corresponder a um credito equivalente, em uma ou mais contas, de forma que a soma dos valores debitados seja sempre igual á soma dos valores creditados, ou, simplificando:
...