A Gestão de Projetos (MBA) Gerenciamento da Qualidade
Por: Jorge Bessi • 3/5/2020 • Trabalho acadêmico • 543 Palavras (3 Páginas) • 227 Visualizações
[pic 1]
Gestão de Projetos (MBA)
Gerenciamento da qualidade (NPG0064)
Jorge Luiz Lucio Bessi
Resenha Starbucks: Melhorando o Serviço ao Cliente
Starbucks uma história de sucesso, que sua expansão visionária surge após uma viagem a Itália, e a partir dai surge a visão de produto entre o eixo do cotidiano do consumidor que é:
- Trabalho e Casa.
Logo quando Schultz assumiu a empresa num todo, já posicionou a abertura do capital da empresa Starbucks, e assim, contrariando a todos em sua época.
Logo em sequência vem à questão da Proposta da empresa e seus valores. Proposta simples de fornecer um café saboroso de alta qualidade e com misturas harmoniosas ao produto em questão (café), isso na época foi algo muito inovador, sendo que em sua essência inicial era a venda do Grão.
Com essa atividade, acaba-se apresentando uma experiência diferenciada ao cliente. O ambiente como parte da qualidade do projeto ao cliente, poltronas, clima agradável. Assim, surgem três situações que fazem com que a qualidade do produto aumente, e também é evidenciado no mercado o nome Starbucks. São as situações:
- Produto de alta qualidade;
- Experiência em um produto novo e harmônico com outros itens oferecidos ao cliente;
- Estrutura para suportar os itens acima (1 e 2), assim consolidando a alta qualidade do produto atrelado ao nome Starbucks.
A marca começou a se expandir expressivamente no mercado, pensando em toda sua atmosfera de seu público, e acompanhar sua marca a aviões, hotéis, compras, jantares, e como toda a rotina de seu público, utilizando terceiros para essas ações.
Dentro de cada estabelecimento do Starbucks existem avaliações criteriosas, mas de forma bem transparente e discreto, como a visita de um avaliador, se passando por consumidor, analisando a estrutura física (banheiros, mesas e poltronas e apresentação dos produtos), avaliação da recepção e por fim do produto final.
Todo esse aspecto apresentado acabou aflorando uma ascensão da marca a nível global. E levantado também com alguns pontos:
- Café, o consumo em grande escala;
- Expansão da marca em demais estados americanos e demais países.
- Níveis de Saturação, mercado preparado para receber mais lojas da marca. Assim:
- Onipresente;
- Café qualidade com rapidez;
- Ponto de encontro;
- Conveniência;
- Empresa Acessível e consistente.
De acordo com todos os tópicos, isso mostra um nível altíssimo de controle de qualidade do produto e da marca. Outro ponto muito interessante que encontrei, é o fato do Starbucks não possuir nenhum “departamento” exclusivo de marketing estratégico, mas há grupos que atuam neste setor. São eles:
- Pesquisa de mercado – dentro da área de negócio;
- Categoria – que atua diretamente no produto que é oferecido.
- Marketing – planos promocionais.
Essa estrutura fazia com que todos os executivos assumissem a responsabilidade de marketing, ou seja, o Marketing era o maior peso da empresa, e que estava relacionado a cada executivo da empresa, e não somente a um setor.
Hoje o nome Starbucks aos clientes, tem a visão:
- Café gourmet;
- Grande capilaridade;
- Receptividade;
Concluindo,
Starbucks, a marca com cuidado a qualidade do produto e de seus processos, atendendo a toda sua atmosfera, mas acima de tudo zelando ao bem de seus clientes.
Fonte: Starbucks: Melhorando o Serviço ao Cliente
...