A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NO CURSO DE CONTABILIDADE NA UEMA - TIMON
Por: ducineiasousa • 24/1/2019 • Trabalho acadêmico • 539 Palavras (3 Páginas) • 290 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NO CURSO DE CONTABILIDADE NA UEMA - TIMON
Introdução
A filosofia contábil deve ser primordial na graduação, visto que ela ensina aos contadores pensar e refletir sobre as reais situações (Hoog 2014).
Uma posição filosófica contábil exige buscar as primeiras causas, dos critérios científicos e dos fundamentos da ciência. Uma vez que a filosofia surgiu da necessidade de se obter explicações para entendermos o meio em que vivemos, de tal maneira, que a filosofia contabilística é o caminho e o conhecimento, sendo a ciência da contabilidade, este caminho que deve ter como guia um método científico (Oliveira, et al. 2015).
De acordo com Chauí 2006, a Filosofia deve ser ensinada e aprendida tanto quanto qualquer outra ciência, a mesma deve ser estudada, pois requer reflexões e ela nos trás conhecimentos filosóficos.
Objetivo
Objetiva-se gerar informações básicas e conceituais sobre a importância da Filosofia no curso de Contabilidade na UEMA em Timon, para abranger o conhecimento contábil nos aspectos científicos.
Metodologia
Este trabalho foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, de consultas em artigos científicos e livros.
A pesquisa bibliográfica possui como finalidade abranger o conteúdo de forma biográfica, colocando o pesquisador em contato com assuntos para análise e permitindo maiores informações de assuntos inovadores.
Resultados
A Filosofia surgiu com a necessidade de buscar respostas para o que era dito como verdadeiro e não aceitar tudo o que era imposto. Por isso, é de fundamental importância o estudo da Filosofia no curso de Contabilidade. Para Chauí, Filosofia é: A decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana, jamais aceitá-las sem antes havê-los investigado e compreendido.
Diante disso, percebe-se que Filosofia é pensar, refletir, questionar, isto é, todas as vezes que é falado algo de alguém ou alguma coisa, o homem deve-se se perguntar: Será se isso é realmente verdade?. Entretanto, a filosofia que o profissional da contabilidade vive, é resultado das experiências que ele viveu, da formação acadêmica, do meio social que ele vive e do que o mesmo viverá ao longo da carreira.
Portanto, cabe ao profissional contábil, ter responsabilidade e compromisso com cliente e sociedade, logo, possuirá uma postura ética e consequentemente uma nova filosofia de vida, que marcará sua vida e conduta profissional.
Conclusões
Portanto a Filosofia pode ser considerada como um conhecimento verdadeiro, para aplicação prática no dia a dia dos contadores, também sendo um conjunto de técnicas aplicavéis para melhoria no curso de Ciências Contábeis.
Diante destes fatores podemos concluir e perceber a importância da Filosofia para o curso de Contabilidade, pois este se torna essencial na carreira do contador com uma visão crítica.
Referências Bibliográficas
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo – SP. Editora:
...