A Importância da estratégia de preços para o sucesso de um produto ou serviço de uma organização
Por: DeizeSantana200 • 8/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.558 Palavras (7 Páginas) • 243 Visualizações
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos
Superiores de Tecnologia IV (PROINTER IV)
FACULDADE ANHANGUERA UNIDADE CAMPO
RELATÓRIO PARCIAL
Nome: Daiane Faustino Santana - R.A : 7700620076
Tutor Presencial: Edna dos Santos Marques
São Paulo,
Outubro/ 2014
ÍNDICE
1. RELATÓRIO PARCIAL
1.1 Qual a importância da estratégia de preços para o sucesso de um produto ou serviço de uma organização?
1.2 De que maneira as organizações podem fidelizar seus clientes criando relacionamentos duradouros?
1.3 Como as crises econômicas podem afetar o comportamento do consumidor?
- RELATÓRIO PARCIAL
- Qual a importância da estratégia de preços para o sucesso de um produto ou serviço de uma organização?
A formação do preço de venda dos produtos e serviços nas empresas constitui-se numa estratégia competitiva de grande relevância para as organizações. A importância é ressaltada à medida que estas convivem com as imposições do mercado dos custos, do governo, da concorrência, e da disponibilidade financeira do consumidor. Salientando-se o fato de o atual ambiente situacional estão caracterizadas pela alta competitividade e em constante mudança tecnológica, as interações das empresas com o meio-ambiente devem ser coordenadas e integradas visando atingir sua missão, e consequentemente, a continuidade em longo prazo, a qual por sua vez, depende de seus resultados econômicos.
Através da otimização da relação preço/custo/volume é que a empresa pode: (1) obter um fluxo de lucros contínuo em longo prazo, permitindo a otimização no uso da capacidade instalada; e (2) garantir um retorno satisfatório sobre os capitais investidos no negócio.
O processo de decisão de preço envolve a coleta, ordenação e avaliação de diferentes variáveis complexas e interligadas que podem ser mais bem entendidas e equacionadas através de um modelo de decisão empresarial, a ser utilizado como instrumento da gestão. O objeto principal de investigação deste estudo concentra-se na formulação de um modelo conceitual de decisão de preço de venda, reconhecendo as limitações de aplicabilidade e contribuições das abordagens existentes, que são: a) a teoria econômica; b) os custos; e c) o marketing.
O modelo proposto é apresentado sob um novo enfoque para o Target price ou "preço-alvo", enfatizando a utilização do "Preço-Alvo de Mercado" e do "Preço-Alvo de Contribuição, e estão estruturados sistemicamente para formulação, análise, mensuração econômica e avaliação das consequências resultantes de alternativas de preços, de forma a aperfeiçoar esta decisão e atender aos objetivos dos decisores de preço. É o mais genérico e flexível possível, permitindo sua adaptação à diversas estruturas organizacionais existentes, independente da existência ou não de áreas funcionais responsáveis diretamente pelo preço, embora se reconheça que. para uma eficaz gestão de preços. recomenda-se a existência de responsáveis diretos. Também incorpora as vantagens da simulação e possibilita a utilização de métodos probabilísticos no cálculo das variáveis, já que muitas delas são caracterizadas pelo risco e pela incerteza.
- De que maneira as organizações podem fidelizar seus clientes criando relacionamentos duradouros?
Segundo McKenna (2005 p 45), marketing de relacionamento ou pós-marketing significa construir e sustentar a infraestrutura dos relacionamentos de clientes. É a integração dos clientes com a empresa, desde o projeto, desenvolvimento de processos industriais e de vendas.
Vavra (1993) define o marketing de relacionamento como o processo de garantir satisfação contínua e reforço aos indivíduos ou organizações que são clientes atuais ou que já foram clientes. Os clientes devem ser identificados, reconhecidos, comunicados, aditados em relação à satisfação e respondidos.
Segundo o livro Mercator XXI (11ª Edição), o marketing relacional tem o seu foco nos clientes já existentes e não na angariação de novos clientes e para que uma empresa possa apostar no marketing relacional e conseguir fidelizar os seus clientes, deverá ter em atenção alguns pontos, nomeadamente: conhecer bem o cliente, saber comunicar e escutar as suas necessidades e reconhecer a sua fidelidade. Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para atingir os objetivos propostos pelo marketing relacional, nomeadamente a criação de bases de dados, a criação de uma página na internet com um fórum, a realização de inquéritos para medir a satisfação do cliente e os seus gostos e sugestões, a existência de um sistema que premie a fidelidade dos clientes ou mesmo a realização de eventos centrados nos clientes.
...