A Influenciam a evolução patrimonial
Por: ilana555 • 29/4/2015 • Artigo • 654 Palavras (3 Páginas) • 160 Visualizações
Etapa 1 passo 1 – Ilana
Quando falamos em técnicas contábeis, podemos dizer que são um conjunto ou métodos de procedimentos utilizados na contabilidade a tomada de decisões e utiliza os registros administrativos, nas elaborações e na qualidade dos lançamentos, para chegar a esse objetivo utilizam-se as seguintes técnicas contábeis: escrituração, demonstração contábeis, auditoria, análise das demonstrações contábeis. Abaixo segue a função e especificação de cada uma.
A escrituração são as ocorrências que influenciam a evolução patrimonial, considerando a ordem cronológica dos acontecimentos. É uma técnica contábil que se baseia em documentos verídicos. Também pode ser entendida como um conjunto de lançamentos, pelo fato de ser a técnica que efetuamos os registros das ocorrências que afetam o patrimônio de uma entidade, são os registros dos fatos e administrativos e dos atos relevantes. Na escrituração existem dois métodos, o método mais usado é chamado Método das Partidas Dobradas. Existem também as de Partidas Simples. Partidas simples que registramos apenas as operações realizadas com pessoas, omitindo-se o registro de elementos do patrimônio e do resultado, apenas uma das operações débito (D) ou crédito (C) é contabilizado. Já o método das partidas dobradas, apesar de serem previstas para serem utilizadas em lançamentos contábeis é comum também serem exigidas em contas de balanços este método indica que em cada lançamento, o valor total lançado nas contas a débito deve ser sempre igual ao total do valor lançado nas contas a crédito. Não há devedor sem credor correspondente. A todo débito corresponde um crédito de igual valor e vice-versa. Se aumentar de um lado, deve consequentemente aumentar do outro lado também. Então podemos definir que a função da escrituração é o controle contábil, chamado cientificamente de Controlismo, aquele que se baseia nas contas.
Na demonstração contábil nada mais é o do que informações integradas de um determinado período. É uma técnica que resulta em um determinado período os registros da empresa, essa técnica tem de ser obrigatoriamente divulgada uma vez ao ano, onde ela apresenta aos sócios a situação real da empresa. Essas prestações de contas passam por um conselho fiscal e administrativo. Podemos visualizar a lista dos bens e materiais em estoque e pertences da empresa. As informações são organizadas usando o demonstrativo que permite analisar e avaliar a situação financeira das empresas. As informações usadas e definidas pelo artigo 176 da lei 6.404/76 são:
BP (Balanço Patrimonial)
DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)
DLPA (Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados)
DOAR (Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos)
Auditoria é a técnica contábil que no conjunto de procedimentos tem como objetivo avaliar se as demonstrações contábeis de uma entidade econômico-administrativa demonstrando a sua real situação patrimonial, assim como o de verificar se estas demonstrações foram elaboradas conforme os Princípios Fundamentais da Contabilidade e de acordo com determinações legais. Ela poderá ser interna ou externa, onde busca fiscalizar todos os dados da empresa. Essa técnica verifica se os registros foram efetuados pelos princípios fundamentais da contabilidade, citando, auditoria externa onde a empresa contrata terceiros sem fins lucrativos para avaliar os controles, já a auditoria interna são pessoas dentro da instituição capacitadas para tal função. A auditoria também trata a verificação da exatidão dos dados contábeis, através dos registros de contabilidade; analises de balanço compreende o exame e interpretação dos dados contidos nas demonstrações contábeis, com a finalidade de transformar esses dados em informações úteis aos diversos usuários da contabilidade.
...