A Introdução a Macroeconomia
Por: caroltr • 1/5/2017 • Trabalho acadêmico • 929 Palavras (4 Páginas) • 375 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 5][pic 6] | Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem: Introdução à Macroeconomia
Curso: Ciências Contábeis
Professor: Jorge Henrique Brognoli
Nome do estudante: Caroline de Borba Tramontin
Data: 10/10/2016
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1 (2.5 pontos)
De acordo com o conteúdo apresentado nesta Unidade de Aprendizagem referente à Macroeconomia, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas. Justifique as alternativas escolhidas como falsas.
a. ( V ) A macroeconomia tem como objetivo principal determinar os fatores que interferem no nível total da renda e do produto de uma economia. Ou seja, estuda as decisões conjuntas dos consumidores, das empresas e do governo.
b. ( F ) A macroeconomia estuda a parte da economia, analisando a determinação de preços da indústria e o comportamento dos consumidores.
c. ( V ) Para medir a produção, o consumo, a renda, os investimentos e a capacidade de poupança – ou seja, a atividade econômica – a análise macroeconômica utiliza-se da Contabilidade Social ou Contabilidade Nacional.
d. ( V ) A macroeconomia é a parte da economia que estuda o conjunto das decisões dos agentes econômicos. É a parte da ciência econômica que focaliza o estudo do comportamento do sistema econômico como um todo.
e. ( F ) Ao estudar os grandes agregados, a macroeconomia leva em conta o comportamento das unidades individuais (empresas e consumidores) e de mercados em geral, temas estes da microeconomia.
Questão 2 (2.5 pontos)
Os economistas se preocupam em medir a produção realizada por um determinado país podendo ser dividida em duas partes. Faça um comentário sobre as duas partes:
- A primeira, o fato de a escassez de recursos constituir o problema fundamental da economia.
Resposta:
Por essa razão,eles devem ser empregados de forma adequada, de modo que se consiga a maior quantidade possível de bens e serviços – o que nos remete à questão da eficiência do sistema produtivo. Esta eficiência, que consiste na maior produção possível a partir de certa quantidade de fatores da produção, precisa ser constantemente avaliada. Daí a necessidade de se ter registros da atividade econômica, considerada em seu conjunto, os quais permitam este tipo de análise
- A segunda parte nos remete a um fato histórico. Quase todas as pessoas já ouviram falar da grande crise econômica de 1929, que consistiu na redução das atividades econômicas, ocasionando, entre outros problemas, o desemprego.
Resposta:
Tivemos, também, as duas grandes guerras mundiais, que envolveram diversos países e tiveram grande repercussão na economia. A partir dessa época e com a presença mais acentuada do Estado como regulador (gerente) das atividades econômicas, os economistas passaram a sentir necessidade de criar meios que lhes permitissem medir e avaliar as atividades econômicas desenvolvidas pela sociedade. Assim surgiu a contabilidade social ou nacional, com o objetivo de auferir e registrar a medição de toda a atividade econômica de um país, possibilitando que a macroeconomia atinja seus objetivos de determinação da renda e do nível de bem-estar social da população.
Questão 3 (2,0 pontos)
A contabilidade social se insere na moderna macroeconomia, que nos fornece os meios para a análise do conjunto da economia de uma sociedade. Ela nos mostra o desempenho global de uma economia. Responda:
- Qual é período de tempo para medir o total de bens e de serviços produzidos no Brasil?
Resposta:
Atualmente esse período é de um ano e corresponde no Brasil ao ano civil, que vai de janeiro a dezembro.
- Há dois sistemas principais de contabilidade social adotados em quase todos os países, identifique-os.
1.
Resposta: o sistema de contas nacionais, que é aplicado da seguinte forma:
utiliza-se do método das partidas dobradas;
consideram-se apenas os bens finais produzidos.
...