TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem da Contabilidade

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.047 Palavras (13 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]



Sumário

1        ORIGEM DA CONTABILIDADE        

2        CONTABILIDADE X GLOBALIZAÇÃO        

2.1        LEI 11.638/2007        

2.2        Adequação as Normas internacionais de contabilidade        

2.3        Principais mudanças após a Lei 11.638/2007        

2.3.1        Demonstrações Financeiras:        

2.3.2        Demonstração do resultado do exercício:        

2.3.3        Demonstrações dos fluxos de caixa e do valor adicionado:        

2.3.4        Balanço Patrimonial        

2.3.5        Reservas e retenção de lucros        

3        MERCADO CONSUMIDOR ATUAL        

4        ASPECTOS ECONOMICOS EM MEIO A GLOBALIZAÇÃO        

5        CONCLUSÃO        

5.1        REFERÊNCIAS        




  1. origem da contabilidade

Tendo os seus primeiros registros encontrados na região da Suméria na antiga Babilônia, a Contabilidade teve sua origem na necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. Mas a prática do comércio não era exclusiva destes, pois também era exercida nas principais cidades da Antiguidade. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato

À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, ele se preocupava em saber o quanto poderia render e qual a melhor forma de aumentar as suas posses, muitas informações se tornavam muito difíceis de se memorizar, se fazendo necessário o registro dessas atividades.

 E foi pensando no futuro que o homem obteve os seus primeiros registros, afim de conhecer as reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc. Com o surgimento das primeiras administrações particulares aumentava-se a necessidade de controle, que n poderia ser feito se não fosse registrado, tal registro era feito a fim de que se pudesse prestar conta do bem administrado.

Em resumo, podemos dizer que a evolução da ciência contábil foi registrada em vários períodos. Tais como: Contabilidade no mundo antigo, o qual teve início juntamente com as primeiras civilizações e foi até 1202 da era Cristã. Contabilidade no mundo medieval, este período foi de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Pacioli, publicado em 1494, onde o mesmo enfatizava o método das partidas dobradas, onde para cada débito seria necessário a existência de um credito de igual valor, a obra contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano. Contabilidade no mundo moderno, período que vai de 1494 até 1840. Contabilidade no mundo cientifico, período que se iniciou em 1840 e continua até os dias de hoje.

Sendo assim aprofundaremos os nossos conhecimentos sobre as causas e conceitos de mudanças que ocorreram ao longo do desenvolver da contabilidade, e que vem ocorrendo até os dias atuais. A necessidade de criação de novas leis, como também o desenvolver e o comportamento do Brasil para adequação às Normas Internacionais de Contabilidade.


  1. CONTABILIDADE X GLOBALIZAÇÃO

Houveram épocas em que a contabilidade de cada país tinha sua configuração especifica. Nos dias de hoje toda economia está interligada e a contabilidade requer padrões uniformes e regras harmonizadas, entres os diversos países. É possível se ver quase todos os dias notícias sobre a contabilidade estampada em diversos jornais.

Podemos definir a globalização como uma aceleração intensa dos processos de internacionalização e mundialização, com os efeitos da revolução tecnológica, centrada na informática e nas telecomunicações, dominante na década de 70. Focalizando-se as empresas multinacionais, como agentes privilegiados da globalização.

Sendo um fenômeno que atinge a todos os setores da sociedade, a globalização interfere na ação social, cultural e econômica de todos os países. E por necessidade de manutenção e desenvolvimento de novas oportunidades de negócios, as empresas se inserem cada vez mais no mercado internacional através de parcerias e participações societárias, exigindo da contabilidade informações ágeis e confiáveis. A globalização influi diretamente sobre a vida das empresas e dos indivíduos e atingindo as células sociais, também atinge os domínios da Contabilidade.

  1. LEI 11.638/2007

A maioria das empresas não vinha se preparando para tantas mudanças, e após muitas especulações a CVM fez seu pronunciamento no dia 2 de maio de 2008 com a Instrução CVM nº 469 e dispôs sobre a aplicação da Lei 11.638/07. Com este pronunciamento, ficou mais claro a aplicação de tal legislação. A nova legislação trouxe mudanças marcantes. Uma delas é o § 5º do Art. 177, que determina que as normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) deverão ser elaboradas de acordo com os padrões internacionais de contabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (163.7 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com