A Origem da Contabilidade
Por: velhocir • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 507 Palavras (3 Páginas) • 252 Visualizações
Origem da contabilidade, livros contábeis e suas funções.
A sociedade pratica a contabilidade há muito tempo. Surgiu nas cidades-estados italianas.
É normalmente atribuída ao Frei Luca Pacioli, que é o criador do método das partidas dobradas, um mecanismo proposto para o controle patrimonial.
Estabeleceu-se no Brasil a chamada tradição italiana que influenciou durante gerações a formação dos contadores, deu base aos regulamentos contábeis, como o código brasileiro de contabilidade e a antiga lei de sociedades por ações.
A evolução da contabilidade acompanhou o desenvolvimento comercial e industrial durante séculos e passou a dar ênfase à informação contábil como suporte no processo decisório das organizações.
A influência americana na contabilidade brasileira encontra-se materializada, porém, com a persistência inflacionária brasileira os registros contábeis tradicionais tornaram-se vitimas de deformações gritantes.
Por estas razões o Brasil tornou-se alvo de experimentos na área inflacionária e assim foi-se introduzindo mecanismos de correção monetária, que são notáveis na teoria e na consistência prática.
A contabilidade segue princípios e convenções geralmente aceitos. Alguns autores afirmam que os principais princípios são:
- Principio da moeda como denominador comum
- Principio do custo histórico
- Principio da continuidade da empresa
- Principio da entidade própria
- Principio da realização
- Principio da competência
- Principio da igualdade contábil
Dos vários livros usados pelas empresas, os utilizados pela contabilização dos atos e fatos administrativos são:
- Livro Diário
- Livro Razão
- Livro Caixa
- Livro Contas-Correntes
O livro diário é obrigatório pela legislação comercial, e são de essenciais informações:
- Local e data
- Conta ou contas debitadas
- Conta ou contas creditadas
- Histórico da operação
- Valor da operação
O livro razão é de grande utilidade na contabilidade, pois é onde são registrados toda a movimentação de todas as contas, e passou a ser obrigatório a partir de 1991.
O livro caixa é um auxiliar, e são registrados todos os fatos administrativos que envolvam entrada e saída de dinheiro.
O livro contas-correntes é o auxiliar do razão, e controla as contas que representam direitos e obrigações para a empresa.
Existe um prazo para se guardar os documentos contábeis e é de extrema importância que a empresa atente-se para os prazos estabelecidos pela legislação vigente no país de origem.
Muitas vezes as organizações deixam de guardar os documentos, e co m isso o empresário corre grande risco de ter que pagar novamente se solicitado o mesmo e nãofor encontrado. É necessário um controle rígido quanto a este assunto, pois trata-se da vida da empresa, e algo de tão importância merece um cuidado especial.
...