A Produção Textual
Por: f3lip3gustavo • 14/5/2015 • Trabalho acadêmico • 349 Palavras (2 Páginas) • 149 Visualizações
A contabilidade comercial é a principal fonte de informação para o empresário, que fornece a ele informações como: o lucro da empresa, o faturamento, os custos, as despesas, os gastos, o saldo do caixa e bancos, as contas a pagar, as contas a receber, etc. Para demonstrar e expor a situação financeira, econômica, patrimonial e de resultados das empresas, são utilizados as demonstrações contábeis.
Tendo em vista que toda entidade almeja o seu crescimento, expansão e maior lucratividade, para alcançar ao patamar de sucesso, para chegar a est ponto é necessário que a organização se posicione de forma diferente no mercado, utilizando de organização e planejamento dentre outras praticas que são crucias nesta jornada. A contabilidade ocupa função importante nesta praticas, tendo vista que seu principal papel e fornecer relatórios que auxiliem os gestores na tomada de decisões, para que através destes, qualquer degrau avançado pela empresa, seja baseado em dados reais e coerentes com a situação da mesma.
Empresas que utilizam da contabilidade somente atender as normas fiscais, certamente terá dificuldade de se posicionar no mercado, tendo em vista que há tempos a contabilidade deixou de ser apenas um instrumento para atender o fisco e passou a ser uma importante e poderosa ferramenta de gestão.
Muitos administradores, principalmente de empresas de pequeno e médio porte, não dão à suma importância a contabilidade, o que põem em risco a rentabilidade e sobrevivência do negócio, pois através dos dados disponibilizados o empresário conseguira dimensionar o momento de certo de realizar investimentos, oportunidades de negócios ou até mesmo redução de custos se necessário, porém muitos destes utilizam somente da intuição para tomar decisões o que faz que em muitas situações faz com que empresa parta para um caminho de dificuldades financeiras.
O Brasil possui atualmente 12.904.523 (Doze Milhões, Novecentos e Quatro Mil, Quinhentos e Vinte e Três) empreendimentos, incluindo seus estabelecimentos matrizes e filiais. Destes, 11.663.454 são de empresas e empreendimentos privados (90%), 1.144.081 de entidades privadas sem fins lucrativos (9%), e 96.988 de entidades públicas governamentais (1%).
Das 11.663.454 empresas e empreendimentos privados existentes no país, o setor comercial representa 42,07%.
Fonte da resposta: http://www.impostometro.com.br/noticias/censo-das-empresas-e-entidades-publicas-e-privadas-brasileiras
...