A Resposta às Questões
Por: Joana Viky • 3/1/2021 • Trabalho acadêmico • 1.213 Palavras (5 Páginas) • 186 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
[pic 4][pic 5]
[pic 6][pic 7]
Índice
Introdução 2
Resumo do Caso 3
Resposta às questões 4
Como classificaria esta empresa quanto à sua capacidade para inovar? 4
A introdução de um novo SIG pode ser considerada inovação? Se sim, como classifica essa inovação? 5
Apoiaria a proposta do diretor de projetos (contratar a empresa alemã ÇAP) ou a proposta do diretor financeiro (adquirir um SIG básico e adaptar internamente)? Justifique. 6
Conclusão 6
Bibliografia 8
Introdução
A resolução do caso prático nº 5 tem como principal objetivo a análise de um problema real ligado ao mundo empresarial, bem como, o estudo e a aplicação prática do tema “Inovar”, incluído no Capítulo IV: “Funções Empresariais: Inovação, Marketing E Recursos Humanos”.
Deste modo, e para que possamos compreender melhor o tema Inovar, analisaremos o caso Soft Power.
Este caso centra-se na inovação que corresponde à implementação de um novo produto, um processo, um método organizacional ou de marketing na atividade comercial de um determinado espaço. Tem como objetivo reforçar a sua posição competitiva, aumentar o desempenho ou o conhecimento. Segundo DRUCKER, a inovação “é o instrumento específico dos empreendedores, o processo pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente”.
Conforme poderão verificar no decorrer do nosso relatório, este caso apresenta a Soft Power S.A, uma empresa de Braga, dedicada ao desenvolvimento de softwares no ramo das comunicações e aplicações.
Resumo do Caso
A Soft Power, S.A é uma empresa de Braga, dedicada ao desenvolvimento de softwares no ramo das comunicações e aplicacões. Esta empresa possui uma grande vantagem em relação aos seus concorrentes e que tem a capacidade de incorporar estes serviços nos softwares de gestão e nos sites internos das empresas dos clientes, o que simplifica a interface e facilita a rápida adoção dos serviços pelos utilizadores.
A empresa é constituída por dois departamentos, o departamento direcionado com o desenvolvimento onde trabalham 7 engenheiros informáticos e o departamento da implementação onde trabalham 5 analistas de sistema e 5 programadores.
Contudo esta empresa tem vindo a apresentar problemas na hora da apresentação dos resultados, este problema está unicamente relacionado com o Sistema de Informação da Gestão (SIG), por este não ser adequado e ser insuficiente. Por este motivo o diretor lança numa reunião de janeiro de 2017 a proposta de contratar uma das melhores empresas na área dos sistemas de informação a alemã ÇAP. No entanto o diretor financeiro opôs-se a esta decisão pois reparou que o único problema que se impõe ao SIG é mesmo a informação dada aos funcionários e a sua familiarização com este sistemas e não um problema assente no SIG. Por fim o diretor financeiro contrapropôs que se contrata-se uma empresa com um custo mais reduzido mas que se ajuda-se a equipa a familiarizar-se com o sistema para que fosse mais fácil o seu uso.
Resposta às questões
Como classificaria esta empresa quanto à sua capacidade para inovar?
A empresa que nos é apresentada neste caso especifico é uma empresa que podemos considerar com grande capacidade para inovar, uma vez que a mesma tem apresentado excelentes resultados de inovação na sua área, ou seja, na área tecnológica.
Esta área de negócio tem, no geral, grande poder de inovação visto que a tecnologia está cada vez mais avançada e, nos tempos que correm, já ninguém consegue viver a mesma. A Soft Power S.A. consegue assim ser considerada uma empresa bastante inovadora pois está ligada à área das comunicações e aplicações nas empresas, sendo que com um aumento do grau de inovação vai facilitar as comunicações das empresas.
A inovação da Soft Power S.A foi a incorporação do sistema de comunicação (Voice Over Internet Protocol) nos softwares de gestão e nos sites internos das empresas clientes, o que veio simplificar as interfaces e facilitar a rápida adopção destes serviços pelos utilizadores.
Estas inovações/melhorias têm vindo, de versão para versão, a conseguir que estas aplicações sejam mais rápidas e mais fáceis.
A introdução de um novo SIG pode ser considerada inovação? Se sim, como classifica essa inovação?
A Inovação corresponde à implementação de uma nova ou significativamente melhorada solução para o problema com que a empresa se depara. Este pode ser um novo produto, um processo, um método organizacional ou de marketing, com o objectivo de reforçar a sua posição competitiva, aumentar o desempenho ou o conhecimento da empresa e de quem trabalha dentro da mesma. Por isso pode-se considerar que a introdução de um novo SIG (Sistema de Informação de Gestão) pode ser uma inovação para a empresa.
...