A Sustentabilidade
Por: bpandinib • 28/11/2017 • Relatório de pesquisa • 1.962 Palavras (8 Páginas) • 270 Visualizações
Foram criadas duas associações, com o intuito de auxiliar as empresas em relação ao meio ambiente.
O GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas) é uma associação que reúne empresas e fundações que praticam o investimento social privado que repassam os recursos para fins públicos. Sua grande missão e obter lucros, bens, pagar impostos que gera a necessidade da iniciativa privada com o governo reduzindo as desigualdades, da proteção ao meio ambiente e melhoria de vida social
O ETHOS (Instituto de Empresas e Responsabilidade Social) é uma organização não governamental sua missão é sensibilizar e ajudar as empresas a gerir de forma responsável ajudando a sociedade a crescer de forma sustentável e justa. As mais de 1271 trocam experiencia para desenvolvimento para a responsabilidades social.
O GIFE e o ETHOS são parceiros e referencias internacionais importante para o desenvolvimento da responsabilidade social.
Para tudo isso dar certo é preciso ter ética nas organizações, que são atitudes coerentes para o bem geral, são discussões que serão boas tanto para o indivíduo quanto para a sociedade. Dentro das empresas e organizações permite ter procedimentos padronizado
A inclusão da cultura ética nas organizações é um processo que cada indivíduo deve desenvolver.
Por 20 anos existe uma convenção que pede ajuda para sociedade para preservar os recursos naturais que existe na terra, a relação crescente da população que faz com que esses recursos diminuam. Com os problemas com a natureza aumentando movimentos e organizações como a ONU se manifestam em busca de alternativas para retomar o equilíbrio.
Em 1972 foi criado o The Limits To Growth (Limites do Crescimento), que trazia a discussão dos recursos naturais com o aumento econômico. E em 1972 aconteceu no Rio de Janeiro as conferencias mais importantes sobre o meio ambiente, seu objetivo é criar sociedades sustentáveis em todo o planeta.
Mostrando os países com os maiores índices de poluição e se comprometendo a reduzir a emissão de poluentes, pelo tratado eles comprometiam reduzindo a emissão de dióxido de carbono CO2.
O efeito da poluição reflete no aumento da temperatura da terra, consequentemente o efeito estufa.
Foi criado à convenção das nações unidas sobre a mudança climáticas (CQNUMC), no Rio de Janeiro, no ano de 1992.
É um tratado internacional da conferência das nações unidas informalmente conhecida como cúpula da terra. O tratado foi firmado por quase todos os países do mundo. O objetivo principal é a estabilização da concentração de gases do efeito estufa, para evitar a interferência no sistema climático.
Foi um instrumento de revelação que permite participação no mercado financeiro dos países em desenvolvimento, através do crédito de carbono.
O credito de carbono é um dos modos de reduzir a emissão de gases de efeito estufa é deixa claro que ele possui um custo para quem emiti, é chamado de precificação de carbono, assim fazendo com que a emissão de GEE diminua.
Como tem se visto vários casos em jornais, revista, internet sobre os desastres ambientais e climáticos. Com isso tem tentado mobilizar as empresas fazendo com as que tenham consciência sobre o que elas possuem fazendo. As empresas têm adotados mudanças sociais e ambientais, investindo no meio ambiente e na sociedade.
Savitz e Weber apresenta o conceito de tríplice de John Elkington em que diz que as empresas não podem avaliar o sucesso só como base no desempenho financeiro, mas ver seu real impacto sobre à economia mais ampla, sobre o meio ambiente e sobre a sociedade que vive.
A tríplice é sobre as três dimensões. Primeira é a economia, segunda ética e social, a terceira é ambiental. Savitz e weber, diz que formação dos três conceitos é uma aliança que se torna uma tendência sustentável. Para eles as empresas têm que se aprisionar no círculo vicioso de marketing fazendo assim a sustentabilidade se torne uma doutrina e que seja rigoroso a apresentação de relatórios das más ação pela empresa.
Almeida rebate essa ideia dizendo que é necessário divulgar os resultados para que a empresa alcance visibilidade e credibilidade.
O pacto global foi anunciado no ano de 2000. É um acordo internacional que reúne as empresas organizações da sociedade civil, setores públicos e ONU, o objetivo é implantar princípios da declaração dos direitos humanos, direito no trabalho, declaração do Rio sobre o meio ambiente e desenvolvimento e na convenção das nações unidas contra a corrupção, são formados 10 princípios.
O OCDE (organização para a cooperação e o desenvolvimento econômico), é um código de conduta global que tem como objetivo promover uma política que visem o desenvolvimento econômico e bem-estar social de todos.
As normas A1000, e SA 4000, ISO 14000 foram criadas para comprovar os relatórios gerados pelas empresas para apresentar ao público.
Em 1999, foi criado o índice de sustentabilidade onde avalia desempenho das principais empresas mundiais. Sobre atividades sustentável e que se tornou uma forma de negócio. Colocar na bolsa de valores a relação entre a ação e desempenho em sustentabilidade.
A lei de Sarbanes oxly passou a ser vigorada em 2002, no Estados Unidos da América. A lei estipula regras para a governança corporativa relativa á divulgação e a emissão relatórios financeiros. Para Almeida ela oferece segurança para aqueles que investem em empresas que possuem suas ações negociadas na bolsa de valores. Mas para Savitz e Weber diz que destaca que a sustentabilidade e o envolvimento de Stckeholders são elementos importantes para liderança das empresas.
As empresas reclamam que a lei impõem condições exageradas e que possui um custo elevadíssimo, podendo chegar entre 12 a 15 milhões de dólares.
O balanço social é um conjunto de informações e demonstrações de atividade de entidade privada com a sociedade. Tendo como objetivo de divulgar sua gestão econômica-social e mostrando seu relacionamento com a comunidade.
A vantagem competitiva nas organizações são quando as empresas se destacam por ser diferenciadas no mercado, elas possuem vantagens, podem criar novas formas de contabilizar os resultados e a inovação positiva gera maior visibilidade e faz com que o cliente se torne fiel.
Para se ter vantagens competitiva precisa ter seis benefícios assim diz Rotschild, são eles uma visão diferente, fatores de sucesso,
...