A diferença nos gastos, custos, despesas e perdas
Abstract: A diferença nos gastos, custos, despesas e perdas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: JulianaJST • 4/4/2014 • Abstract • 349 Palavras (2 Páginas) • 575 Visualizações
INTRODUÇÃO
A contabilidade gerencial é um dos ramos mais importantes da contabilidade, pois é a utilização de técnicas e recursos da contabilidade de custos, para tentar solucionar problemas gerenciais na empresa, facilitando assim as decisões gerenciais da empresa.
Neste trabalho aprenderemos a diferença de gastos, custos, despesas, e perdas, e também veremos os conceitos dos custos e despesas específicos, podendo, a partir dos conhecimentos adquiridos, analisar a situação proposta neste presente trabalho, chegando a uma conclusão para a tomada de decisão.
TERMINOLOGIA DE CUSTOS
A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possível a alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos.
Para fazer a formação do preço de um determinado produto, mercadoria ou serviço, precisamos entender os conceitos básicos de gastos, custos, despesa e perdas.
• Gastos: Os gastos são todos os desembolsos que a empresa necessita para a realização de suas atividades, como por exemplo, a aquisição de máquinas e equipamentos.
• Custos: O custo se divide em dois tipos, o custo direto de fabricação, que é o custo que podemos identificar como diretamente ligados a fabricação de determinado produto, como por exemplo, a compra de matéria-prima; e o Custo indireto de fabricação, são os custos que são incorridos dentro do processo de fabricação, mas necessita o uso de sistema de rateio, por exemplo energia elétrica. Também temos os Custos Fixos; são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção, por exemplo, o aluguel de equipamentos e instalações; e o Custo Variável; aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades, por exemplo, a matéria-prima.
• Despesas: São os desembolsos que não possui nenhuma relação com o processo de fabricação, como por exemplo, comissão de vendedores.
• Perdas: São os bens ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária, não é um sacrifício feito com intenção de obtenção de receita, exemplo, perdas com incêndio.
...