A língua portuguesa em âmbito profissional
Por: outlook123 • 14/11/2017 • Projeto de pesquisa • 572 Palavras (3 Páginas) • 294 Visualizações
- A língua portuguesa em âmbito profissional -
O português é uma língua considerada, por muitos, difícil de falar mais ainda de escrever, mas é nossa língua nativa e dominá-la é indispensável para o sucesso pessoal e principalmente profissional. No entanto vivemos em um país onde o hábito de ler não é muito estimulado nas crianças, com isso a grande maioria dos adultos não gostam de ler ou leem apenas o que é necessário.
Com o avanço da tecnologia os livros, jornais, revistas ganharam suas formas digitais. Contudo a comunicação interpessoal também tem sido feita por meios digitais, como exemplos: e-mail, redes sociais e aplicativos de comunicação onde na maioria das vezes as pessoas fazem uso da lingual informal, excesso de abreviações das palavras e os erros de ortografia são geralmente menosprezados.
Porém existem situações onde precisamos nos comunicar oralmente ou por escrito com pessoas de diferentes idades, culturas, níveis sociais e hierárquicos e cada interlocutor e circunstância exigem, muitas vezes, uma forma específica de fala ou escrita. Não só aprender, mas compreender tais formas de comunicação é imprescindível.
Como exemplo independentemente da profissão, adequar-se a língua portuguesa é investir na formação de uma autoimagem profissional, onde o individuo motiva-se a alcançar melhores cargos, ao demonstrar clareza e desempenho ao realizar diversas tarefas de comunicação e escrita em seu meio profissional.
O mercado de trabalho está altamente concorrido, as empresas procuram por profissionais que sejam diferenciais; dominar a língua materna demonstra o quanto o profissional se importa com sua carreira.
Normalmente para ingressar em uma empresa, é necessário enviar um currículo, passar por entrevista, fazer alguns testes psicológicos, exames médicos. Em todos estes processos serão usadas diferentes formas de comunicação. O currículo, por exemplo, é escrito e erros de português são inaceitáveis e exige uma linguagem formal devido ao seu fim. Já a entrevista será uma comunicação oral, mas por se tratar de uma situação formal o candidato deverá adequar sua forma de falar. Nessas situações o domínio da língua portuguesa pode ser decisivo.
Já em atuação na área de trabalho dominar bem a língua portuguesa influência em como seus superiores, colegas de trabalho, concorrentes, credores e/ou devedores te veem como profissional. A capacidade de se comunicar bem, de forma correta, coerente à situação e ao publico alvo pode indicar o perfil do bom profissional. Trazendo-lhe mais chances de crescimento, conquistando respeito e admiração dos demais.
Em vários países são falados diferentes idiomas, percebe-se o quanto a cultura mundial é diversificada. A Língua Portuguesa, popularmente falada no Brasil é um misto de culturas e possibilidades. Independentemente da profissão, adequar-se a língua portuguesa é investir na formação de uma autoimagem profissional, onde o individuo motiva-se a alcançar melhores cargos, ao demonstrar clareza e desempenho ao realizar diversas tarefas de comunicação e escrita em seu meio profissional.
Portanto é essencial a todos os indivíduos que saibam se relacionar com objetividade, clareza e coerência ao usar a Língua Portuguesa
...