ANALISE DE INVESTIMENTOS
Por: ULTRAMAN • 26/8/2015 • Trabalho acadêmico • 3.967 Palavras (16 Páginas) • 350 Visualizações
capa
[pic 1]
contra capa
[pic 2]
SUMÁRIO[pic 3]
1 ÍNDICE DE FIGURAS
2 INTRODUÇÃO
3 ETAPA 1 – CONCEITOS E FORMAS DE INVESTIMENTO.
3.1 Passo 1 – Conceito e formas de investimento. A importância do investimento para as organizações; o mercado financeiro e as principais formas de aplicação financeira no brasil.
3.1.1 Cenário da economia brasileira para o próximo ano. (Claudinei Rodrigues Anuns)
3.1.2 Cenário da economia brasileira para o próximo ano. (Jorge Luis Orioli)
3.1.3 Cenário da economia brasileira para o próximo ano. (Josileine Pardini)
3.1.4 Cenário da economia brasileira para o próximo ano. (João Paulo Castilho Lacerda)
3.1.5 Cenário da economia brasileira para o próximo ano. (Carla Tatiane Scolarique)
3.1.6 Cenário da economia brasileira para o próximo ano. (Felipe Renato Siqueira Viana)
3.1.7 Cenário da economia brasileira para o próximo ano. (Juliana I. de Lima)
4 PASSO 2 – PAINEL COMPARATIVO
5 BIBLIOGRAFIA
ÍNDICE DE FIGURAS [pic 4]
Figura 1- Evolução do PIB e Formação Bruta de Capital Fixo
Figura 2- Painel Comparativo
INTRODUÇÃO
Nesta ATPS, nós alunos vamos falar sobre os conceitos e formas de investimentos que estão disponíveis no mercado financeiro no Brasil, também reunimos os sete integrantes do grupo e mostramos o cenário do mercado brasileiro para os próximos anos e com a ilustração da aluna Juliana que mostra a evolução do PIB e das taxas de investimentos dos últimos 8 anos. Com as informações que temos, mostramos um painel comparativo de alguns investimentos com prazos e riscos e escolheremos qual será a melhor opção para investirmos o prêmio que ganhamos na loteria.
ETAPA 1 – CONCEITOS E FORMAS DE INVESTIMENTO.
Passo 1 – Conceito e formas de investimento. A importância do investimento para as organizações; o mercado financeiro e as principais formas de aplicação financeira no brasil.
Cenário da economia brasileira para o próximo ano. (Claudinei Rodrigues Anuns)
Como sabemos o ano de 2015 não será fácil no Brasil em todos os sentidos, mas, principalmente para a economia e isso afeta muito o investimento onde é que vamos explorar nesse trabalho. Começando pelo comportamento do governo, vejo que a manutenção de juros para o combate à inflação deve comprometer o desempenho para o esse ano. E não posso esquecer também do ajuste fiscal que foi prometido.
Também no mercado de trabalho que desde então vinha numa curva crescente na última década agora apresenta perspectivas mais modestas, isto é, desde outubro do ano passado o resultado é negativo e isso faz acender um alerta para a questão. Mas isso já era esperado, pois, havia crescimento, entretanto, esse crescimento vinha caído ano a ano. Mas olhando esse cenário podemos ver que tem um otimismo, conforme o DIEESE as negociações de reajustes salariais permanecem superiores à inflação, em 2014 e o ganho real foi de 1,5%.
O ano de 2014 ficou conhecido como o “ano de menor dinamismo econômico dos últimos anos” e com essa desaceleração o ano de 2014 no Brasil, também ocorreu pelo efeito da economia mundial ter tido uma queda.
Agora para esse ano de 2015 as perspectivas não são boas em relação a todos os investimentos, pois, os indicadores veem confirmando essa realidade. Nós estamos em um cenário de crescente desaceleração, isso é, esses indicadores mostram queda e baixo crescimento de atividade econômica, isso significa que haverá mais riscos para o investimento, pois, com o baixo crescimento econômico irá ter uma variação da taxa do PIB inferior a 1% e isso e para os investimentos não será bom.
Em relação aos investimentos para o ano de 2015, podemos tirar uma base em relação ao ano anterior, onde, os piores resultados foram na construção civil e indústria de transformação, onde essas empresas tiveram quedas no início do segundo semestre do ano de 2014 e ainda não se recuperaram. Outro setor que não foi bem é do comércio, que de 2009 até 2013 não apresentavam resultados negativos e 2014 foi diferente. Já a agricultura teve expansão no ano passado, apesar do resultado positivo, o PIB foi bem menor em relação aos anos anteriores.
Temos que lembrar também que todo o circuito de investimento está prejudicado pela taxa de juros que hoje no Brasil é de 12,75% (juros básicos) que é uma das maiores do mundo. É claro também que não podemos esquecer de outro problema em nossos investimentos que é o câmbio do dólar que ultrapassou R$ 3,00.
Então esse é o dilema que nós temos vivido nos últimos anos e a tendência é que se acirre ainda esse ano.
Cenário da economia brasileira para o próximo ano. (Jorge Luis Orioli)
O ano que já exauriu para o povo brasileiro.
Que ano é este? Estamos chegando ao fim do primeiro trimestre como se tivéssemos vivido 12 meses em três. A inflação deu um salto, a presidente teve a mais rápida queda de popularidade da história, o Supremo recebeu denúncia contra os chefes da Câmara e do Senado, o governo e sua base brigam novas denúncias surge, a Petrobras foi rebaixada e o dólar não para quieto.
...