APS CONTABILIDADE COMERCIAL TEÓRICO
Por: JenniferCarneiro • 20/5/2018 • Trabalho acadêmico • 4.135 Palavras (17 Páginas) • 437 Visualizações
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir tem como objetivo verificar a diferença no resultado com mercadorias nos diferentes métodos de avaliação de estoques, identificar qual melhor inventário para a compra de mercadorias para revenda, apontando as grandes diferenças no resultado líquido e no estoque com os tipos de inventários.
Com base nos estudos realizados na empresa GGATJeans é possível identificar toda rotina contábil dentro de uma empresa comercial, demonstrar e analisar impactos no resultado e no estoque, além de obter os resultados com mercadorias - RCM.
Nos próximos capítulos serão apresentados desde a criação de uma empresa do ramo varejista, que atua no segmento de revenda de roupas jeans, seu modo de funcionamento, estratégias e planos de melhorias até sua atividade final.
1. PERFIL DA ORGANIZAÇÃO
1.1 Apresentação da Empresa
Fundada em setembro de 2016 a empresa “GGATJeans” atua na área comercial de jeans, localizada em São Paulo na região Central. Foi criada pela iniciativa de 5 sócios, com a intenção de oferecer ao mercado alta qualidade em jeans com o melhor custo e benefício.
É uma microempresa privada, classificada segundo os critérios do BNDS (Banco Nacional do Desenvolvimento), cadastrada no CNPJ 01.234.567.0001/89, optante pelo regime de lucro presumido com a tributação de alíquotas já instituídas por lei, no caso presente, utilizaremos para estudo, as alíquotas de ICMS, PIS e COFINS aplicada a atividade de revenda da organização presente. Dessa forma, utilizaremos a alíquota de 18% de ICMS, 1,65% de PIS e 7,6% de COFINS nas atividades de compra e venda.
• Missão
Proporcionar aos clientes alta qualidade e satisfação ao adquirir seus produtos e eficiência no serviço.
• Visão
Ser uma marca de moda referência no Brasil, reconhecida pela excelência de seus produtos e procurando sempre a melhoria nos mesmos.
• Valores
Responsabilidade e compromisso com os clientes, qualidade, fidelidade ao estilo e valorização de pessoas.
1.2 Capital Social
Estimado em R$ 500.000,00 divido em partes iguais por seus proprietários no momento da criação, sendo 50% destinado ao banco, 25% utilizado para compra de móveis e utensílios e 25% a integralizar em 2016.
1.3 Força de Trabalho
A GGATJeans conta atualmente com 6 (seis) funcionários, altamente qualificados em suas áreas especificas e com uma noção geral dos outros setores. Classificados assim:
Figura 1 – Organograma – Fonte: Desenvolvida pelo grupo.
Abaixo, a classificação dos salários:
Figura 2 - Salários dos Funcionários - Fonte: Elaborado pelo grupo.
1.4 Produtos e Clientes
Seu público é formado por lojas varejistas até consumidores finais, atendendo-os em diferentes situações e necessidades especificas.
Os produtos são adquiridos em lojas de fábrica com a finalidade de revenda.
Figura 3 – Produtos – Fonte: Autoria do grupo.
1.5 Principais Concorrentes
Podemos considerar como concorrentes todas as lojas do comércio atacadista e varejista no segmento têxtil (de jeans) sejam elas de micro, pequeno, médio ou grande porte.
Figura 4 - Principais Concorrentes – Fonte: Desenvolvida pelo grupo.
2. CONTABILIDADE COMERCIAL
Contabilidade Comercial é o ramo da contabilidade aplicado ao estudo, que permite controlar a movimentação do patrimônio das empresas comerciais, com o fim de oferecer informações sobre sua composição e suas variações, bem com o resultado decorrente da sua atividade comercial, registrando os fatos administrativos decorrentes da gestão das mesmas. As finalidades fundamentais da Contabilidade Comercial é procurar apresentar de forma ordenada, o histórico das atividades da empresa, a interpretação dos resultados, e através de relatórios produzirem as informações que se fizerem precisas para o atendimento das diferentes necessidades. Levando em consideração que toda e qualquer empresa tem vida própria, independentemente de seus sócios e acionistas, é necessário tratar a pessoa jurídica distintamente de seus proprietários. Todavia, como toda pessoa física, uma pessoa jurídica também possui seus bens, direitos e obrigações, de forma que os mesmos equacionam e demonstram o patrimônio da mesma, ou seja, sua riqueza líquida. Desta forma uma empresa pode ser caracterizada como um conglomerado de recursos econômicos.
BENS + DIREITOS – OBRIGAÇOES = RÍQUEZA LÍQUIDA
• Bens e Direitos: Caracterizam-se pelos ativos da empresa, compreendendo então aqueles expressos em moeda – Caixa, Banco, Imóveis, Veículos, Equipamentos, Clientes etc. Estes discriminados do lado esquerdo do Balanço Patrimonial.
• Obrigações: Ou recursos de Terceiros, caracteriza-se como seu passivo, compreendendo as quantias a pagar – Contas a Pagar, Fornecedores, Salários a Pagar. Estes discriminados do lado direito do Balanço Patrimonial.
• Riqueza Líquida: Ou patrimônio líquido de uma entidade pode ser proveniente das seguintes fontes: o Investimento dos Sócios: Efetuados pelos proprietários; os Lucros: Acumulados na entidade como fonte adicional de financiamento, resultante da diferença entre Ativo e Passivo. Deve-se considerar então como equação fundamental do patrimônio a seguinte:
PATRIMÔNIO LÍQUIDO = ATIVO = PASSIVO
2.1 Diário
O livro Diário é obrigatório pela legislação comercial, e registra as operações da empresa, no seu dia-a-dia, originando-se assim o seu nome.
A escrituração do Diário deve obedecer as Normas Brasileiras de Contabilidade.
Sua inexistência, para as empresas optantes pelo Lucro Real, ou sua escrituração
...