AREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE
Por: Viviane Rosa Dos Santos • 22/10/2017 • Trabalho acadêmico • 4.340 Palavras (18 Páginas) • 213 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 4
2.1.1 NATUREZAS JURIDICAS 4
2.1.2.1 PRINCIPAIS REGIMES DE TRIBUTAÇÃO 6
2.1.2.2 Lucro Presumido..............................................................................................7
2.1.2.3 Lucro Real 7
2.1.4 Simples Nacional 8
3 DIREITO TRIBUTÁRIO 8
3.1 Impostos a serem recolhidos 9
4 CONTROLADORIA 10
4.1 Funções e missões 10
5 AUDITORIA E PERÍCIA 12
5.1 A importância da auditoria fiscal e os procedimentos para que ela aconteça 14
5.1.1 Documentos necessários para eleboração da auditoria fiscal 15
5.1.2 DIVISÕES E ARQUIVOS 16
6 CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIAS 19
1 INTRODUÇÃO
Nesta pesquisa abordaremos as diversas áreas de atuação da contabilidade como Planejamento tributário é a gestão do pagamento de tributos de uma empresa e também o estudo de maneiras de reduzir legalmente a carga tributária que incide sobre ela. Já que as empresas para se manterem competitivas no mercado precisam gerir seus negócios com foco na redução de custos.
Direito Tributário é um ramo do Direito Público que regula as relações jurídicas obrigacionais entre os particulares e o Estado, resultantes da imposição, arrecadação e fiscalização de tributos. É vincula com a parte administrativa da empresa.
A Controladoria é um segmento da Contabilidade ou da Administração, podendo ser dividida em Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil, mas na prática ambas costumam ficar diante de único gestor, chamado de controller ou controlador.
Uma auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.
A Perícia de forma em geral, pode ser considerada como o conhecimento adquirido pela experiência. Ela pode ser classificada de acordo com ambiente em que ela pode ocorrer podendo esse ambiente ser judicial ou extrajudicial e podendo ser classificado em quatro espécies: perícia judicial, semijudicial, extrajudicial e perícia arbitral.
2 DESENVOLVIMENTO
Para iniciarmos a analise sobre o tema proposto teremos como base os investidores (fictícios), Jose Carlos e Robert Wilson que pretendem investir em uma empresa do ramo de transportes de pessoas municipal e interestadual, cujo o objetivo principal e a prestação de serviços para órgãos públicos.
Porém os investidores possuem algumas duvidas sobre este investimento apesar de já serem sócios de outros negócios neste mesmo segmento em outros estados, gostariam de ter a certeza de que esse investimento será lucrativo, já que, no processo licitatório garante que a empresa que vencer terá um faturamento mensal de R$ 420.000,00
2.1 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
Planejamento Tributário consiste em “um conjunto de sistemas legais que visam diminuir o pagamento de tributos”, ou seja, o enquadramento tributário da sua empresa. O contribuinte tem o direito de estruturar o seu negócio da maneira que melhor lhe pareça, procurando a diminuição dos custos de seu empreendimento, inclusive dos impostos dentro dos parâmetros das leis que cada tributo se enquadra.
Para iniciar o seu planejamento, primeiramente, é necessário levantar as seguintes informações:
1. Previsão de faturamento (ou seja, a receita bruta);
2. Previsão de despesas operacionais;
3. Margem de lucro;
4. Valor da despesa com empregados, que no caso JCRW não foi informado quantidade de funcionários.
2.1.1 NATUREZAS JURIDICAS
Levando em consideração as naturezas jurídicas que influenciam diretamente na tributação da empresa veremos agora as características de cada uma.
*Sociedade Limitada é aquela que reúne dois ou mais sócios para explorar atividades econômicas organizadas para a produção ou circulação de bens ou de serviços, constituindo elemento de empresa. Os sócios respondem de forma limitada ao capital social da empresa pelas dívidas contraídas no exercício da sua atividade perante os seus credores.
*Sociedade Anônima é um modelo de companhia com fins lucrativos, caracterizada por ter o seu capital financeiro dividido por ações. Os donos das ações são chamados de acionistas, e neste caso, a empresa devem ter dois ou mais acionistas, podendo ser: Sociedade Anônimas de capital abertos que seus valores podem ser negociados no mercado de valores – bolsa de valores ou mercado de balcão; Sociedade Anônima de capital fechado não permitem que suas ações estejam disponíveis para comercialização no mercado para bolsa de valores por exemplo, os recursos ficam limitados apenas entre os acionistas , ou seja, os sócios da empresa
*Empresário Individual, uma única pessoa física constitui
...