AREAS DE ATUAAÇÃO DA CONTABILIDADE
Por: pedrosocesar • 3/9/2017 • Trabalho acadêmico • 6.919 Palavras (28 Páginas) • 180 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 NATUREZA JURIDICA 5
2.1 Sociedade Limitada 5
2.2 Sociedade Anonima 6
2.3 Sociedade Simples 6
2.4 Micro Empreendedor Individual 7
2.5 Empresa Individual de Responsabilidade Limitada 7
3 REGIME TRIBUTARIO 9
3.1 Lucro Real 9
3.2 Lucro Presumido 10
3.3 Lucro Arbitrado 11
3.4 Simples Nacional................................................................................................12
4 CASO - JCRW.....................................................................................................14
4.1 Natureza Jurídica e Regime Tributario...............................................................14
4.2 Controladoria 18
4.3 Auditoria 20
4.3.1 Auditoria Fiscal e sua importancia 21
5 CONCLUSÃO 23
6 REFERENCIAS 25
INTRODUÇÃO
A contabilidade é necessária e imprescindível para toda e qualquer empresa independente do seu porte, segmento e da sua forma de tributação. Através da contabilidade a empresa sabe o valor de seus ativos, passivos, receitas, custos e despesas, a rentabilidade e lucratividade do negócio, produtividade da mão de obra e através disso, pode realizar um bom planejamento tributário. Sendo assim, a contabilidade tem importante função dentro da administração da empresa, uma vez que é através dos relatórios contábeis que são extraídas as informações necessárias para conhecer os fatos passados da empresa, e assim projetar o que poderá acontecer caso determinadas decisões sejam tomadas.
Neste contexto, é importantíssimo para a sobrevivência e o crescimento empresarial, a busca por alternativas que permitam aperfeiçoar os resultados positivos e reduzir os custos referentes à carga tributaria, além de auxiliar ao gestor verificar se a empresa está ou não usufruindo de benefícios fiscais conseguindo economia de impostos através de um bom planejamento tributário.
Neste trabalho apresentaremos uma análise sobre as naturezas jurídicas: sociedade por cota de responsabilidade limitada, sociedade anônima, sociedade simples, micro empreendedor individual e a empresa individual limitada. Abordaremos ainda os quatro regimes tributários existentes no Brasil, ou seja, o lucro real, o lucro presumido, o lucro arbitrado e o simples nacional. Comentaremos também sobre a importância da controladoria e da auditoria para as empresas.
A partir dos conhecimentos adquiridos acima surge o problema desta pesquisa que é o caso JCRW, onde os investidores Jose Carlos e Robert Wilson pretendem empreender e para isso dispõe de um capital para investimento estimado em R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) pretendendo investir em uma empresa que atue no ramo de transporte de passageiros municipal e interestadual, cujo objetivo principal será a prestação de serviços para órgãos públicos, razão pela qual deverão participar de processo licitatório para efetivação dos contratos de prestação de serviços de transporte. O intuito dos investidores dá-se em decorrência de que os mesmos já são detentores de varias empresas do ramo de transporte, e que desde a constituição das mesmas o foco foi a prestação de serviços para órgãos públicos. No que se refere a esta empresa que pretendem investir verificam a possibilidade de participarem de um processo licitatório onde prevê em uma de suas clausulas que a remuneração máxima para o contrato a ser celebrado será de R$ 420.000,00 (quatrocentos e vinte mil reais), sendo este o faturamento mensal da empresa.
De modo a solucionar o problema proposto, o presente trabalho discute a questão do planejamento tributário com ênfase na escolha da melhor opção para este novo empreendimento, apresentando ainda as alíquotas de incidência para cada regime tributário no município de Lavras e no estado de Minas Gerais.
natureza juridica
A natureza jurídica de uma empresa é o regime jurídico em que ela se enquadra, isto é a relação da pessoa jurídica publica ou privada com o exame que será feito pela fiscalização no respectivo empreendimento, somando ao que consta dos dados da empresa nos cadastros da administração publica. No momento de formalizar a empresa, informar a sua natureza jurídica tornou-se uma questão indispensável, já que cada natureza jurídica exige diferentes formas de aplicação das normas para as empresas. A natureza jurídica é de extrema importância para os empreendedores quando da abertura de um novo negocio.
De acordo com o Código Civil do ano de 2002 (Lei 10.406) existem varias espécies de natureza jurídica e entre elas estão os tipos jurídicos atribuídos à administração pública, entidades empresariais, entidades sem fins lucrativos e às pessoas físicas. Partindo deste pressuposto, neste trabalho abordaremos os tipos de natureza jurídica atribuída às entidades empresariais voltadas às sociedades e às empresas individuais. Para as sociedades, devem-se conferir as seguintes naturezas jurídicas: Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada (LTDA), Sociedade Anônima (S.A) e sociedade Simples (S.S). As naturezas jurídicas dadas às empresas individuais são: Micro Empreendedor Individual (MEI) e Empresa Individual Limitada (EIRELI).
...