ATPS CONTABILIDADE E CUSTOS SORVETES
Por: LiaMara1979 • 14/6/2015 • Artigo • 1.504 Palavras (7 Páginas) • 228 Visualizações
TRABALHO
DE
PORTUGUÊS
Nome: Alanis Camila n°01;
Evelin Aguiar n°11;
Joyce Karine n°20;
Laura Fernanda n°25;
Lucas Eduardo n°27;
Mirela Porcidonio nº30.
Série: 2° ano D
Professor: Pereira – Português
Indice:
O Romantismo em Portugal
A Primeira Geração Romântica
Almeida Garrett em busca das raizes nacionais
Poesia
Questões
Prosa
Teatro
Alexandre Herculano
Eurico
Segunda Geração Romantica
A obra
Novela Passional
O Romantismo em Portugal: O romantismo em Portugal teve dois momentos significativos em sua evolução.O primeiro deles representa o esforço de se firmar como movimento literário apoiado na cultura popular,no nacionalismo,na busca das origens medievais do país,enquanto o segundo corresponde a um momento de maturidade e de transição para o Realismo.
O Romantismo surgiu em Portugal num período de efervescência politica-alguns anos após a revolução de 1820,que levou os liberais portugueses ao poder.
Participaram dessa revolução vários setores da burguesia portugues,nos quais se incluíam magistrados,comerciantes,militares,professores.Influenciados pelos ideais da Revolução Francesa,esses setores defendiam a reforma das instituições,a elaboração de uma constituição,a liberdade de comércio,o direito de participação política do cidadão.Lutavam,enfim,pela modernização de Portugal.
A revolução liberal,entretant,só se consumou por volta de 1834,com o confisco dos bens da nobreza,a expulsão de religiosos e a distribuição das terras dos nobres vencidos.Apesar disso,a luta entre liberais e conservadores,com a alternância de ambos no poder,perdurou por muitos anos,provocando o exílio de políticos,intelectuais e artistas.
O contato de artistas portugueses com o Romantismo inglês e francês favoreceu o surgimento de obras inovadora,como Camões,de Almeida Garret.Considerada o marco inicial do Romantismo em Portugal,essa obra foi publicada em Paris,em 1825,quando o autor se encontrava exilado na França.Outro escritor importante é Alexandre Herculano,que em 1831 se exilou na Inglaterra e depois na França.
Assim,o Romantismo português nasceu indentificado com o liberalismo burguês e com espírito de lutas e revolução que envolveu a sociedade portuguesa no século XIX.O movimento contou com um considerável números de poetas,dramaturgos e prosadores,tradicionalmente organizados em duas gerações.
A primeira geração romantica: Essa geração caracteriza-se pelo empenho de seus integrantes em implantar o romantismo, no país, pelo emprego de alguns procedimentos clássicos ainda não superados; pelos nacionalistas e pelas preocupações hístoricas e políticas. Outras atitudes, como subjetivismo, medievalismo, idealização da mulher do amor, da natureza, também se fazem notar embora não sejam especificas dessa geração romantica. Entre outros, integram essa geração Almeida Garrett, Alexandre Herculano e Antonio Feliciano de Castilho.
Almeida Garrett em busca das raizes nacionais: quando o escritor deixou Portugal já era bastante conhecido no país. Ele participava dos acontecimentos politicos de 1820 em ocasião varios de seus escritos abusivos ganharam prestigio. Ele já esteve na França, na Iglaterra e na Alemanha países nos quais o Romantismo surgira onde absorveu as influências que o levaram a lançar-se na nova estética. As obras de Garrett, porém, traços da tradição classica, como formalismo, vocabulario, racionalismo, contenção das emoções.
Várias obras de Garrett retratam Portugal contemporaneo ou o Portugal historico, bem ao gosto do vigente nacionalismo romantico.
A poesia: partindo de poemas político-ideologicos comprometidos com o liberalismo, o poeta só atingiu a maturidade romantica no genero quando contava com 50 anos aproximadamente. Após 2 casamentos e vivendo uma grande paixão, retomou a poesia e criou suas melhores obras poéticas: Flores sem fruto (1845) e Folhas Caídas (1853).
Questões:
- No poema,ganham destaaque os sentidos humanos. Indentifique esses sentidos, na ordem em quem aparecem no texto.
R= Vejo-visão,oiço-audição,sinto-tato,respira-olfato,doce aroma-olfato,fome e sede-paladar,famintos-paladar,beijos-tato,sentir e tocar-tato,sentem,ouvem,respiram.
- Observe os seguintes elementos do poema, aos quias são assoiados os sentidos: Estrelas e flores. Canto do rouxinol. Perfume agrestem. Pomos saborosos
Macia relva luzidia do leito
- O que esses elementos têm em comum?
R= Eles são sentimentos associados aos 5 sentidos do ser-humano,e são elementos naturais e são palavras bonitas,lindas,inspiradoras.
- A que(m) eles são comparados?
R= São comparadas á alguem que é muito amada e muito especial e que da sentido a vida de outro alguém.
- Nessa comparação, o que ou quem sobressai?
R= Quem sobressai é a pessoa que é comparada a esses elementos, pois os elementos lembra da sua pessoa.
- A exploração dos sentidos humanos associa-se, naturalmente,a uma percepção sensual do mundo. Há referências a sensualidade no poema? Justifique sua resposta com elementos do texto.
R=Sim, “Famintos meus desejos/ Estão ...mas é de beijos’’
“Sentir outras carícias/ Tocar noooutras delícias”
- Leia este comentário, do crírico Benedito Nunes:
Embora o eu lírico fale da natureza, qual é, na verdade, o tema central do poema em estudo?
R= Uma pessoa bela, como a natureza
- Releia a última estrofe do poema e indentifique nela ao menos duas características marcadamente românticas.
R= “E quando venha a morte, sserá morrer por ti”
“ Sentem,ouvem, respiram, em ti, por ti deliram”
Prosa : Garrett escreveu as novelas : Arco de Santana (histórica) e Viagens na minha Terra (contemporânea)
Garrett escreveu Viagens a minha Terra depois de uma viajem q ele fez a Santarém. A obra tem documentários sobre vários temas, e ao mesmo tempo um relato da vida social portuguesa na época do miguelismo. Nela esta inserida a historia de amor entre Joaninha e seu primo Carlos.
...