ATPS Contabilidade
Tese: ATPS Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SilvaFV • 7/4/2014 • Tese • 269 Palavras (2 Páginas) • 276 Visualizações
Passo 1
No mundo globalizado no qual vivemos se faz cada vez mais necessário que as empresas tenha uma linguagem contábil universal para facilitar os acordos no mercado, de forma que evitará gastos desnecessários com funcionários especializados na linguagem contábil de diversos países e também facilitará a comunicação de diversos países nos mercados mundiais, reduzindo barreiras e possibilitando novas possibilidades com amplitude comunicação. Com esse propósito foram criadas as leis n° 11.638/07 e n° 11.941/09 de forma a criar essa universalização das normas contábeis e refletem-se no Balanço Patrimonial.
O balanço patrimonial se divide basicamente em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
Ativo
Antes da mudança o Ativo era constituído de divisões em ativo circulante, ativo realizável a longo prazo e ativo permanente, sendo subdivididos em investimentos, ativo imobilizado e ativo diferido. Agora o Ativo passou a ser dividido em Ativo circulante e Ativo não circulante, sendo composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.
Passivo
As contas do Passivo eram divididas em passivo circulante, passivo exigível a longo prazo e resultados dos exercícios futuros. Devido as mudanças decorrentes da lei 11.941/09, ouve mudanças quanto a classificação, sendo agora divido em passivo circulante e passivo não circulante, de forma que o passivo exigível a longo prazo foi substituído pelo passivo não circulante e o resultado do exercício futuros foi revogado.
Patrimônio Líquido
O Patrimônio Líquido se dividia em capital social, reservas de capital, reservas de reavaliação, reservas de lucros e lucros ou prejuízos acumulados. A partir das novas leis o PL passou a se dividir em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.
...