ATPS Contabilidade Gerencial Etapa
Por: leticia030492 • 11/5/2016 • Trabalho acadêmico • 3.020 Palavras (13 Páginas) • 472 Visualizações
7º PERÍODO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTABILIDADE GERENCIAL
Anápolis-GO
Março/2016[pic 1]
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATPS ETAPA 1 E 2
Anápolis-GO
Março/2016[pic 2]
SUMÁRIO
DESAFIO
INTRODUÇÃO
ETAPA 1 - PASSO 1 AO 4
ETAPA 2 - PASSO 1 E 2
ETAPA 2 - PASSO 3 E 4
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
[pic 3]
DESAFIO
Uma multinacional estrangeira com sede no Brasil considera a hipótese de lançar produtos específicos para o mercado interno. Para saber o quanto o projeto é viável e levantar informações relevantes à qualidade de seu desenvolvimento, deve utilizar a Contabilidade Gerencial. Desta forma, estarão facilitadas as condições que permitem encontrar as respostas adequadas para a tomada de decisão correta dentro da empresa. Sua equipe é a responsável em elaborar um relatório que demonstre de que forma a Contabilidade Gerencial pode ser utilizada dentro da organização, para a finalidade deste estudo de caso.
Com a realização deste desafio a equipe compreenderá a função estratégica da Contabilidade Gerencial dentro das empresas.
INTRODUÇÃO
A contabilidade gerencial significa gerenciar informação contábil, ou seja, é uma ação, pois a partir do momento que se tem a informação deve-se usá-la como ferramenta para a administração.
Há algumas vantagens na contabilidade gerencial como: Apuração de custos, projetar orçamentos, analisar desempenho, determinar preço de venda, entre outros que auxiliam diretamente no processo decisório.
Este trabalho visa compreender a importância da contabilidade gerencial e a primeira etapa será para aprimorar o entendimento sobre as informações necessárias para o planejamento e controle da empresa e também fixar os conceitos de como identificar os resultados da empresa de uma maneira direcionada.
ETAPA 1 - PASSO 1 AO 4
- Arquitetura de um sistema de informação contábil gerencial
A seguir, um painel com os principais e mais relevantes aspectos na elaboração de um sistema de informação contábil.
- Pressupostos básicos
A informação contábil precisa atender primariamente a dois pressupostos básicos, para que tenha validade no processo de gestão administrativa:
- Sua necessidade como informação;
- Seu planejamento e controle.
Necessidade da informação
A informação deve ser tratada como qualquer outro produto que esteja disponível para consumo. Cabe aos contadores gerenciais construir essa mercadoria com qualidade e custos competitivos.
A necessidade da informação é determinada pelos usuários finais dessa informação, por seus consumidores. Assim, a informação deve ser construída para atender a esses consumidores e não para atender aos contadores.
Para que um sistema de informação contábil seja vivo dentro de uma empresa, é preciso o apoio da alta administração da companhia.
A necessidade de informação, aliada ao absoluto respaldo ao contador e a seu sistema, é o elemento vital para o sucesso de um sistema de informação contábil.
Planejamento e controle
O sistema de informação gerencial exige planejamento para produção dos relatórios, para atender plenamente aos usuários. É necessário saber o conhecimento contábil de todos os usuários, e construir relatórios com enfoques diferentes para os diferentes níveis de usuários. Dessa forma, será possível efetuar o controle posterior. Só poderá ser controlado aquilo que é aceito e entendido.
- Fundamentos de um sistema de informação contábil
Três pontos são fundamentais para que um sistema de informação contábil tenha validade perene dentro de uma entidade. São os seguintes: operacionalidade, integração e custo da informação.
Operacionalidade
As informações devem ser coletadas, armazenadas e processadas de forma operacional. O fundamento da operacionalidade significa que todos os que trabalham com a informação contábil devem saber e sentir que estão operando com dados reais, significativos, práticos e objetivos; conseguidos, armazenados e processados de forma prática e objetiva.
São características básicas da operacionalidade:
- Relatórios concisos;
- Elaborados de acordo com as necessidades do usuário;
- Coletados de informações objetivas e de imediato entendimento pelo usuário;
- Que não permitam uma única dúvida sequer, ou possibilitem pergunta indicando falta de alguma informação do objeto do relatório;
- Apresentação visual e manipulação adequada.
Integração e navegabilidade dos dados
Consideramos um sistema de informação contábil como integrado quando todas as áreas necessárias para o gerenciamento da informação contábil estejam abrangidas por um único sistema de informação contábil. Todos devem utilizar-se de um mesmo e único sistema de informação.
O que caracteriza um sistema de informação contábil integrado é a “navegabilidade” dos dados. A partir do momento em que um dado é coletado, este deverá ser utilizado em todos os segmentos do sistema de informação contábil.
Custo da informação
O sistema de informação contábil deve ser analisado na relação custo-benefício para a empresa. Com a incorporação definitiva dos recursos computacionais, de macro e microinformática, na administração das empresas, entendemos que qualquer entidade, de microempresa a grandes corporações, tem condições de manter um sistema contábil de informação.
- Abrangência do sistema de informação
Um sistema de informação contábil gerencial tem necessariamente que abranger todas as áreas de contabilidade de que se vale o conceito de contabilidade gerencial. Além disso, o sistema tem que incorporar todos os dados quantitativos necessários para mensuração e análise concatenada das informações com o movimento operacional da empresa.
...