ATPS Contabilidade de Custos
Por: Regina Porto • 24/9/2015 • Relatório de pesquisa • 2.621 Palavras (11 Páginas) • 240 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
CAMPINAS – UNIDADE IV
CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
4ª SÉRIE A
PROFESSOR: Jairo Antônio
ATPS – Atividades Prática Supervisionada
Integrantes RA’s
Campinas, Abril de 2015.
SUMÁRIO
Introdução | 03 |
Terminologia e Classificação de Custos - Etapa 1 - Passo 1, 2,3 e 4 | 04 |
Aplicação dos Materiais diretos, mão de obra direta e custos indiretos de produção – Etapa 2 - Passo 1, 2, 3 e 4 | 11 |
Conclusão | 14 |
Referência | 15 |
INTRODUÇÃO
Esta Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é resultado do trabalho em grupo das alunas Andressa Lucas dos Santos, Driely Natany Santos Dantas, Jackeline Aparecida Cartapatte Barbosa, Karoline Leandra dos Santos e Regina Benedita Porto, estudantes do curso de Ciências Contábeis, da 4ª série A, da Faculdade Anhanguera Educacional – Unidade IV.
A ATPS nos apresentou o problema ocorrido na indústria de sorvetes “SABOR TROPICAL”, que vem sofrendo o impacto da concorrência, sendo que seus gestores nunca se preocuparam com em determinar os custos de seus produtos e também como a margem de lucratividade de seus produtos, onde nos entregou a responsabilidade para o levantamento e apresentação para os gestores da indústria a solução para determinação e redução de custos e aumento da lucratividade.
O trabalho foi dividido por desafios e etapas, onde foram desenvolvidos pelas integrantes do grupo, no espaço para estudo – Biblioteca, da própria unidade de estudo.
Etapa 1 – Terminologia e Classificação de Custos.
Resumos do Passo 1 – 2 – 3
Andressa Lucas dos Santos
Custo Direto: É aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento.
Custo Indireto: Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão de obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc.
Terminologia Contábil Básica: Considerando que a utilização de uma terminologia homogênea simplifica o entendimento e facilita a comunicação.
Gasto: entende-se por gasto o compromisso financeiro assumido por uma empresa na aquisição de bens ou serviços. Dependendo da destinação do gasto de consumo, ele poderá converter-se em custo ou despesa.
Desembolso: Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço.
Investimento: São todos os bens e direitos registrados no ativo das empresas para baixa em função de venda, amortização, consumo, desaparecimento, perecimento ou desvalorização.
Custo: São os gastos, não investimentos, necessários para fabricar os produtos da empresa. De modo geral são os gastos ligados à área industrial da empresa.
Despesa: Bem ou serviço consumidos direta ou indiretamente para a obtenção de receitas.
Essas são as terminologias básicas atualmente utilizadas na contabilidade de custos
Driely Natany Santos Dantas
Custo Direto: Os custos diretos são aqueles que estão ligados diretamente à produção ou a fabrica e não necessita de rateio para ser atribuído ao objeto custeado, nas empresas de serviços, normalmente se faz o acompanhamento da ordem de serviço, anotando os custos alocados diretamente.
Custo Indireto: Os custos indiretos são todos aqueles que não estão ligadas a produção diretamente, exemplo: energia elétrica, seguro de maquinas entre outras coisas, são aqueles que apenas mediante aproximação podem ser atribuídos aos produtos mediante ao rateio, o único aceito pela lei é o custeio por absorção.
Terminologia Contábil Básica: Neste capitulo do PLT, que fala sobre terminologia contábil básica, explica sobre o conceito geral da contabilidade de custos.
E também explica sobre a terminologia em custos industriais que são os mais usados nesta área contábil, frisando cada um dos seguintes conceitos, ex: gasto Desembolso, investimento, perda e principalmente os dois mais vistos e mais falados que são os CUSTO E DESPESAS.
O que seria o custo? Os custos são a parcela do gasto ligado á produção, como Mão de obra da produção, então tudo que esta ligada a produção é custo, por exemplo; Mao de obra, matéria prima, energia elétrica e etc.
E a despesa é a parcela do gasto não ligado á produção, como: Mao de obra dos departamentos de administração e de vendas, depreciação de moveis e utensílios, comissões de vendedores, marketing e propaganda e outros.
Encerrando terminologia contábil é a caracterização de cada ato contábil, ou seja, termos padronizados a serem utilizados no cotidiano contábil, conforme suas definições já citadas neste mesmo anteriormente.
Resumidamente é o que precisamos saber para fazer a contabilidade de custo de qualquer empresa ou indústria que for trabalhar, devemos usar esses conceitos.
...