TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade de Custos

Por:   •  24/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.621 Palavras (11 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

CAMPINAS – UNIDADE IV

CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

4ª SÉRIE A

PROFESSOR: Jairo Antônio

ATPS – Atividades Prática Supervisionada

Integrantes                                                                    RA’s

Campinas, Abril de 2015.

SUMÁRIO

Introdução

03

Terminologia e Classificação de Custos - Etapa 1 - Passo 1, 2,3 e 4

04

Aplicação dos Materiais diretos, mão de obra direta e custos

indiretos de produção – Etapa 2 - Passo 1, 2, 3 e 4

11

Conclusão

14

Referência

15

INTRODUÇÃO

        Esta Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é resultado do trabalho em grupo das alunas Andressa Lucas dos Santos, Driely Natany Santos Dantas, Jackeline Aparecida Cartapatte Barbosa, Karoline Leandra dos Santos e Regina Benedita Porto, estudantes do curso de Ciências Contábeis, da 4ª série A, da Faculdade Anhanguera Educacional – Unidade IV.

        A ATPS nos apresentou o problema ocorrido na indústria de sorvetes “SABOR TROPICAL”, que vem sofrendo o impacto da concorrência, sendo que seus gestores nunca se preocuparam com em determinar os custos de seus produtos e também como a margem de lucratividade de seus produtos, onde nos entregou a responsabilidade para o levantamento e apresentação para os gestores da indústria a solução para determinação e redução de custos e aumento da lucratividade.

        O trabalho foi dividido por desafios e etapas, onde foram desenvolvidos pelas integrantes do grupo, no espaço para estudo – Biblioteca, da própria unidade de estudo.

Etapa 1 – Terminologia e Classificação de Custos.

Resumos do Passo 1 – 2 – 3

Andressa Lucas dos Santos

        Custo Direto: É aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento.

        Custo Indireto: Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão de obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc.

        Terminologia Contábil Básica: Considerando que a utilização de uma terminologia homogênea simplifica o entendimento e facilita a comunicação.
        Gasto: entende-se por gasto o compromisso financeiro assumido por uma empresa na aquisição de bens ou serviços. Dependendo da destinação do gasto de consumo, ele poderá converter-se em custo ou despesa.

Desembolso: Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço. 

Investimento: São todos os bens e direitos registrados no ativo das empresas para baixa em função de venda, amortização, consumo, desaparecimento, perecimento ou desvalorização.

        Custo: São os gastos, não investimentos, necessários para fabricar os produtos da empresa. De modo geral são os gastos ligados à área industrial da empresa. 

Despesa: Bem ou serviço consumidos direta ou indiretamente para a obtenção de receitas. 

Essas são as terminologias básicas atualmente utilizadas na contabilidade de custos

Driely Natany Santos Dantas

        Custo Direto: Os custos diretos são aqueles que estão ligados diretamente à produção ou a fabrica e não necessita de rateio para ser atribuído ao objeto custeado, nas empresas de serviços, normalmente se faz o acompanhamento da ordem de serviço, anotando os custos alocados diretamente.

        Custo Indireto: Os custos indiretos são todos aqueles que não estão ligadas a produção diretamente, exemplo: energia elétrica, seguro de maquinas entre outras coisas, são aqueles que apenas mediante aproximação podem ser atribuídos aos produtos mediante ao rateio, o único aceito pela lei é o custeio por absorção.

        Terminologia Contábil Básica: Neste capitulo do PLT, que fala sobre terminologia contábil básica, explica sobre o conceito geral da contabilidade de custos.

        E também explica sobre a terminologia em custos industriais que são os mais usados nesta área contábil, frisando cada um dos seguintes conceitos, ex: gasto Desembolso, investimento, perda e principalmente os dois mais vistos e mais falados que são os CUSTO E DESPESAS.

        O que seria o custo? Os custos são a parcela do gasto ligado á produção, como Mão de obra da produção, então tudo que esta ligada a produção é custo, por exemplo; Mao de obra, matéria prima, energia elétrica e etc.

        E a despesa é a parcela do gasto não ligado á produção, como: Mao de obra dos departamentos de administração e de vendas, depreciação de moveis e utensílios, comissões de vendedores, marketing e propaganda e outros.

        Encerrando terminologia contábil é a caracterização de cada ato contábil, ou seja, termos padronizados a serem utilizados no cotidiano contábil, conforme suas definições já citadas neste mesmo anteriormente.

        Resumidamente é o que precisamos saber para fazer a contabilidade de custo de qualquer empresa ou indústria que for trabalhar, devemos usar esses conceitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (167.6 Kb)   docx (34.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com