TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade de Custos

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.767 Palavras (12 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA
Ciências Contábeis – 5º Período

CONTABILIDADE DE CUSTOS

ALUNOS:

 

Turma

5º Período de Ciências Contábeis 

Turno: Noite 

ORIENTADOR: Prof.

Atividades Práticas Supervisionadas

 Belo Horizonte 

Junho de 2015

                   

[pic 2]           

FACULDADE ANHANGUERA
Ciências Contábeis – 5º Período

CONTABILIDADE DE CUSTOS

ALUNOS:

                                                                                  Atividade Pratica Supervisionada (ATPS)

Com objetivo de favorecer a autoaprendizagem do aluno, desenvolver analisar e implantar sistema de informação contábil e demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade. Com orientação do professor:

Belo Horizonte

Junho de 2015

Relatório

Etapa 1 - A terminologia e Classificação de custos

Passo 1.2.3

- Contabilidade de custos

Objetivo da contabilidade de custos é analisar as melhores formas de custeios envolvendo os seguintes conceitos: Terminologias, custos indiretos, diretos, custeios, perdas, custo, despesas dentre outras definições que serão relatadas no texto abaixo.

As matérias primas utilizadas na produção de algum produto, podem ser chamadas de custos diretos, pois está subordinada e com ligação direta ao centro de custo ou departamentos.

Os custos indiretos estão em conformidade ao produto final, ou seja, a mão de obra, horas trabalhadas, depreciação de maquinas. Este ao contrario do custo direto não está ligado diretamente ao centro de custos e departamentos e precisa de dados para ser custeado.

A terminologia na contabilidade de custos nada mais é que composições de custos de produção, custeio, perdas e insumos, custo e despesas, gastos e desembolso condições de entrega sendo tudo relacionado ao lado financeiro de uma organização, ou seja, gastos que obtemos ao produzir o produto e vendê-los esperando o recebimento de disponibilidade.

Assim os produtos como mão de obra de pessoal, energia elétrica está ligado ao acabamento final, ou seja, obtenção do produto chamado de insumos de produção ou custos de produção.

A contabilidade é a responsável por realizar apropriação dos custos de produção, já que é o principal fator estrutural de uma organização que tem por si realizar os rateios por contas e departamentos por produto de produção utilizado.

As perdas de produtos ocorrem diariamente dentro das empresas, sejam elas por desperdícios, materiais danificados e sobra de materiais.

Temos que entender que custo e despesa são fatores diferentes e devem ser canalizadas de acordo com o principio da contabilidade.

As despesas ocorrem fora da fabrica conforme regime de competência, enquanto os custos estão dentro da fabrica.

[pic 3]

Para todo investimento certo de que existem gastos de disponibilidades financeiras. Quando se adquire um produto ou contração de bens ou serviços você está ciente do valor dos serviços contratados visando efetuar o pagamento futuro. Isso é chamado de gastos.

Já o desembolso é o momento que o dinheiro sai do seu caixa para realização do pagamento daquele tipo de bem ou serviços adquiridos

Das condições de pagamentos existem várias, vamos ver algumas a seguir:

CIF – Custo e seguro de frete, nesse caso a empresa que está fornecendo seus produtos se comprometem e se responsabilizam pelas entregas dos produtos e ainda arca com os custos da transportadora, incluso o seguro se for o caso.

FOB – Vendas feitas ao cliente com o custo de transporte por conta da empresa vendedora.

FOT – Segue o padrão da FOB, porém os custos são apenas arcados quando o material é entregue ao destino, sendo considerado apenas após a assinatura do cliente. Isso sobre uma determinante contábil.

FAS – No caso de transporte por navio é responsabilidade da empresa arcar com custos de armazenamento do mesmo, porém o transporte que ocorre do local de armazenamento até o destino é por conta do cliente.

Contabilmente são considerados os custos quando é expedida e a liberação é feita pela receita federal, tratando sobre travessia de fronteiras sendo reconhecida pela entidade.

Os custos fixos, variáveis e suas definições e aplicações.

O que podemos dizer por custos fixos?  Esses custos não sofrem alterações.

 Exemplos: Aluguéis, telefonia, equipamentos, funcionários independente do nível de produção.

As variáveis oscilam sempre de acordo com o nível de produção e produtividade ou volume produzido.

Observe no gráfico que enquanto o custo fixo anda em sempre linha reta, a variável pode alterar de posição dependendo da sua projeção.

[pic 4]

 

Principio convenções contábeis x Principio de competência de exercícios.

O principio das convenções contábeis já se faziam importante se tornaram ainda mais depois da inserção do profissional no mercado chamado auditor.

Certo de que os processos contábeis precisavam em si obter um padrão a qual os profissionais pudessem seguir os processos de gestão corretamente, passando a ser um principio geral da contabilidade.

Isso se deu logo após a revolução industrial quando o mercado dos Eua e Europa que estavam em expansão. Os interesses passaram a ser dos bancos e governo e deixaram de ser dos empresários e proprietários.

Com relação aos principio da competência do exercício, ficou confirmado de que toda despesa deve ser reconhecida no seu devido fator (período) independente se o bem já foi consumido ou não.

[pic 5]

Dentro do principio da competência há confrontação de despesas. O que seria?  

A despesa dentro do processo de produção (dentro da fabrica) recebe o nome de custos.

Custos de produção x resultados. Só podemos considerar como realizado quando os produtos forem vendidos e as receitas recebidas.

A RECEITA de venda só pode ser contabilizada quando o produto vendido ao cliente for entregue e concluído. Ao contábil só é finalizada quando o cliente efetua a assinatura do documento confirmando o seu recebimento. Veja abaixo o processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (355.6 Kb)   docx (324.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com