ATPS processos administrativos etapa 2
Por: CandidaTrabalhos • 14/9/2015 • Trabalho acadêmico • 618 Palavras (3 Páginas) • 394 Visualizações
Planejamento e organização.
O processo de organizar é essencialmente o mesmo para todos os tipos de atividades. Deve desenvolver um modo sistemático de reunir os recursos físicos e humanos essenciais as realizações das metas. A entidade que possibilita que o trabalho seja em grupo ou em equipes é mais eficaz do que um trabalho individual. Nenhuma pessoa isolada pode ser especialista em todas as atividades
O Planejamento pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas. Portanto, nesta situação, tem-se basicamente os planos de ação ou planos operacionais. Cada um dos planejamentos deve conter com detalhes:
• os recursos necessários para o seu desenvolvimento e implantação.
• os procedimentos básicos a serem adotados.
• os produtos ou resultados finais esperados.
• os prazos estabelecidos.
• os responsáveis pela sua execução e implantação.
A seguir o desenvolvimento de um projeto (mutirão ecológico), de coleta e recolhimento de lixo as margens do rio Uruguai, atendendo alguns itens do planejamento estudados até então.
Projeto: coleta e recolhimento de lixo as margens do rio Uruguai.
Local de realização: Margens do rio Uruguai, na cidade de São Borja, RS.
Integrantes: O Projeto de coleta e recolhimento de lixo está sendo elaborado pelos alunos da faculdade Anhanguera, pólo de São Borja.
1- Público Alvo: Moradores das redondezas do rio e demais moradores da cidade.
2- Objetivos: fazer o recolhimento do lixo às margens do rio Uruguai e também a distribuição de folhetos informativos sobre o descarte de resíduos sólidos e coleta seletiva de lixo. A ideia é chamar a atenção dos moradores de toda a extensão do rio Uruguai para o grave problema de poluição deste manancial que abastece a cidade. Também conscientizar as pessoas para preservação do rio para que o mesmo se mantenha vivo e preservado para futuras gerações. Ao participarem do mutirão de limpeza, os voluntários passam por uma experiência nova, tornando-se multiplicadores dos direitos e deveres ambientais.
3- Justificativas: Contribuímos para uma adequada disposição desses materiais, cujos resíduos representam um risco ao meio ambiente e à saúde pública.
O lixo nos rios causa doenças aos seres humanos, contamina a água e causa a mortandade de peixes. O acumulo de lixo causa o transbordamento dos rios em épocas de cheias fazendo com que a água invada as residências causando enormes prejuízos à população ribeirinha, esses problemas citados são alguns de muitos que o lixo causa a população e o meio ambiente.
4-Cronogramas das Atividades: distribuição de material informativo, equipamentos para o recolhimento do lixo e recipientes para o armazenamento do mesmo. Através de material informativo e pelos recipientes e equipamentos, juntamente com a colaboração de moradores da rua e pessoas interessadas na causa, está sendo realizada a conscientização da comunidade em geral em relação às consequências que o lixo causa no meio ambiente e na saúde das pessoas.
Um ponto a ser observado é que este projeto terá continuidade de forma participativa, de nós, alunos, juntamente com os moradores, levando a sério nossa responsabilidade com esse projeto visando seu sucesso.
...