AVA - DIREITOS HUMANOS NA CONTABILIDADE
Por: nairmartins • 15/9/2015 • Trabalho acadêmico • 576 Palavras (3 Páginas) • 907 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direitos Humanos
Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Direitos Humanos, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Emanuel Luiz Romero Neiva.
Anhanguera Educacional
2015
Introdução
Através de uma simples visão, pode-se afirmar que fazer algo ou ir contra os direitos de meio ambiente, estaremos prejudicando nós mesmos, nossa saúde, independente de qualquer área afetada. Antes dos direitos do meio ambiente, deveriam vir os deveres e obrigações com o mesmo.
Essa atitude não só diminuiria degradações ao ambiente, como também aumentaria a qualidade de vida, por exemplo: riscos menores de enchentes que provocariam doenças e mortes.
Texto 1: “Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica”.
Como está apresentada na Constituição Federal, a saúde é um direito de todos, de responsabilidade do Estado, onde tem o dever de fornecer prestação de serviço nos atendimentos de hospitais públicos, realização de exames, distribuição de medicamentos e até prestação de dinheiro, como por exemplo, o seguro do INSS.
Esse direito é financiado pelos impostos pagos pela população, o que o faz um dever do Estado, não só na prestação de serviços, mas sim em oferecer condições de atendimento em hospitais, postos de saúde (SUS), programas de prevenções e medicamentos. Esse atendimento deve ser para toda pessoa sem condições de ter um convenio médico e que esse atendimento possa suprir todas as necessidades.
Texto 2: “Titularidade e objeto do direito ao meio ambiente e a geração de direitos humanos em que se classifica”.
Segundo a Constituição Federal é um dever de todos nós, preservar e defender o meio ambiente. Porém cabe ao poder público preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais para proteger o ecossistema. Também cabe ao poder público, fiscalizar as atitudes governamentais e não governamentais relacionadas ao meio ambiente. Mas é claro que é uma obrigação de todos cuidarem e preservarem o local onde vive, pois qualquer mudança no ecossistema que não seja feita com consciência e com controle, pode causar grandes danos ao meio ambiente e a uma sociedade inteira.
Um exemplo pequeno, mas de grande impacto, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde de todos, são as enchentes,
...