Academico
Por: gssguimaraes • 17/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.082 Palavras (5 Páginas) • 291 Visualizações
1. Introdução
Segundo Mosimann, D´Amore e Castro a Controladoria é uma ciência autônoma e não se confunde coma Contabilidade, apesar de utilizar pesadamente o instrumental contábil, porém para Padoveze, a Controladoria é entendida como uma ciência contábil evoluída, como uma unidade administrativa responsável pela utilização de todo o conjunto da Ciência Contábil dentro da empresa, é a ciência do controle em todos os aspecto temporais, passado, presente e futuro.
2. Missão, Crença e Valores.
Para desenvolver a visão geral de uma empesa e a organização de seu planejamento estratégico, é necessário a definição de sua missão crenças e valores.
As crenças e valores são conceitos que formam a cultura organizacional, que, por sua vez, interagem e conduzem a criação do modelo conceitual a ser adotado para gerir a empresa, o que denominamos de modelo de gestão. Sua missão visa demonstrar a comunidade onde está inserida o que ela faz e o não faz, onde a empresa só poderá cumprir sua missão se obtiver resultados atrativos e positivos.
2.1 Serviço de Pronto Atendimento do Coroado - SPAC – Missão Crenças e Valores
2.1.1 Missão
Prestar atendimento de caráter de Urgência e Emergência (de baixa e média complexidade) atenda a comunidade em geral, de forma humana, universal, integral e com equidade. Referenciando as Unidades de maior atuação os casos mais críticos ao atendimento especializado de saúde pública no Amazonas, através da assistência qualificada. Visando plenamente o serviço e a satisfação com a população vinculada.
2.1.2 Visão
Otimização da assistência de enfermagem através de ações educativas e científicas.
2.1.3 Valores
Ética;
Eqüidade;
Agilidade, flexibilidade e transparência;
Valorização dos servidores;
Qualidade dos produtos e serviços;
Competência essencial;
Humanização;
Compromisso.
3. Controller
Controladoria é a unidade administrativa dentro de uma empresa ou órgão público, onde por meio da Ciência Contábil e do Sistema de Informação de Controladoria, é responsável pela coordenação da gestão econômica, onde sua missão é dar suporte ao gestor, ressaltando que um controller não é um staff e sim uma atividade operacional, portanto de linha de frente e sua atuação deve ser no sentido de, nuca impor.
3.1 Entrevista
Entrevistadores: Rosana Mota de Oliveira e Rosilene Cardoso da Mota, ambas estudantes na Universidade Anhanguera-UNIDERP, Centro De Educação À Distância, no curso de Ciências Contábeis, 8º período, no dia 02 de setembro de 2014, nesta Cidade de Manaus.
Entrevistada: Raquel Souza de Souza, servidora pública desde de 2006, na função de Controller do SPA Coroado.
Rosana/Rosilene: Qual a missão da Controladoria no SPA Coroado?
Raquel: dar suporte a gestão do SPA de modo a informar, formar, educar, influenciar e persuadir para assegurar que o, atinja seus objetivos, cumprindo sua missão a que propõe o SPA Coroado.
R/R: Quais as principais funções de um Controller?
R: Ser titular da controladoria ou controller designa a tarefa de controlar ou verificar todas as contas da unidade de saúde as quais integram: desenvolver atividades que envolvam planejamento, execução, controles e análises da performance da gestão; tornar-se mais eficientes nos controles sobre os destaques financeiros recebidos, estar ciente dos riscos dos serviços públicos oferecidos(ameaças e oportunidades); analisar a incorporação de mais serviços, considerando o aumento da população a cada dia; averiguar a qualidade dos serviços e perspectivas de ampliação.
R/R: Quais os maiores desafios da profissão?
R: Recursos escassos, indicações de gestores hospitalares baseados na política da indicação e não na capacitação do profissional e a visão das pessoas, que um controle está ali para prejudicar a gestão. Outro aspecto que merece destaque no controller é de que este deve exercer um bom manejo na comunicação, ser bastante habilidoso nas expressões e equânime nas decisões com os diferentes níveis hierárquicos da unidade de saúde. Isto implica em respeitar as ideias e opiniões de ambos os segmentos, superiores e demais colaboradores. Este aspecto também implica na qualidade de possuir desembaraço para enfrentar todos os desafios que a função lhe impõe. Saber delegar alguns trabalhos que possam ser executados por outros colaboradores, mas chamando para si a responsabilidade de supervisioná-los. Pode-se destacar entre esses trabalhos, os relacionados
...