Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Por: 199620041978 • 24/2/2016 • Trabalho acadêmico • 894 Palavras (4 Páginas) • 273 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direitos Humanos
Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade
NOME | ANA PAULA RODRIGUES |
RA | 8823347404 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direitos Humanos
Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Direitos Humanos, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora: Edivanete Márcia Nogueira de Andrade.
Anhanguera Educacional
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
3. CONCLUSÃO
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO
Podemos destacar que o ano de 1.789 é marcado pelo reconhecimento dos direitos humanos, são direitos específicos ao homem e ao cidadão, independente de raça, posição social, religião ou de qualquer outra condição.
Na evolução histórica, ressaltamos que a Doutrina divide os Direitos Fundamentais em três gerações ou dimensões, onde Barros (2007) os define em: Primeira Geração, liberdade (1.789); Segunda Geração, Igualdade (1.919) e a Terceira Geração a Fraternidade em (1.945).
Com base no tripé da Revolução Francesa, temos sua titularidade individual, coletiva ou difusa, e como objeto de direito a liberdade, os direitos sociais e os direitos da solidariedade.
- DESENVOLVIMENTO
Texto 1: “Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica”
Conforme o Art. 196 da Constituição Federal, podemos ressaltar que a saúde se diz respeito a um direito de todos e dever do Estado, sua titularidade é coletiva, o objeto do direito é o social e difuso, constitui-se na segunda geração dos direitos fundamentais, não podendo ser restrito a um grupo específico de pessoas e sim de toda sociedade em geral, recebendo proteção do Estado.
Portanto, o Estado é responsável em manter uma qualidade de vida digna aos cidadãos, no órgão público, podemos citar o Sistema Único de Saúde (SUS), que é de direito a todos os cidadãos a ter consultas, internações e realizações de exames sem nenhum custo estabelecido.
O órgão público tem como dever oferecer um sistema de plano de saúde público, universal, voltado ao atendimento a qualquer pessoa, independente de qualquer critério.
Se tratando de um sistema universal, é inegável diversas falhas relacionadas à falta de equipamentos de última geração, falta de profissionais, demora nos agendamentos de consultas e realizações de exames.
Essas condições de falta de estrutura faz com que aumente a demanda e com isso gera uma grande insatisfação da população, tendo seus direitos não atendidos adequadamente, onde o Estado tem o dever de mantê-lo com qualidade.
Texto 2: “Titularidade e objeto do direito ao meio ambiente e a geração de direitos humanos em que se classifica”
Conforme o Art. 225 da Constituição Federal todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, o objeto de direito diz respeito à solidariedade, como direitos de fraternidade, englobando a paz e autodeterminação dos povos. Pertence à terceira geração dos direitos fundamentais vindos de declarações internacionais ainda em fase de afirmação é encontrada nos direitos da ONU, sua titularidade é difusa, abrangendo a todos de forma direta e indireta, onde qualquer dano ou benefício ao meio ambiente todos serão afetados.
...