Analise de investimentos
Por: Adrianamacedo • 11/11/2015 • Trabalho acadêmico • 862 Palavras (4 Páginas) • 246 Visualizações
Sumário
Títulos Pág
1. Introdução 4
Etapa 1
2. Passo 1 - Cenário da economia brasileira 5
3. Passo 2- Quadro –Painel comparativo 7
4. Referencias 7
1. Introdução
Elaboramos neste trabalho o cenário da economia do Brasileira, e as principais modalidades de investimentos.
Etapa- 1
1.1 - Passo 1
A inflação é medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), analisando o cenário econômico apresentado no texto, verificamos que no ano de 2014 fecharíamos em 6,1% no caso do Banco Central não aumentar a taxa básica de juros na próxima reunião para calibrar o Selic.
Quando o cenário de referencia levava em conta uma Selic de 10 % ao ano, o banco central promoveu após isso, duas altas na taxa básica de juros, em janeiro e fevereiro, uma de 0,5 pontos e outra de 0,25 ponto percentual, elevando a taxa Selic para 10,75 % ao ano
No cenário de mercado, as projeção são de um aumento de 6,2% no IPCA em 2014 e de 5,5% no próximo calendário. No documento de dezembro, essas cifras eram 5,6% e 5,3%, respectivamente. Para o primeiro trimestre de 2016, a expectativa é de inflação de 5,2%.
Considerando o cenário de referência, o BC calcula em 38% o risco de a inflação do IPCA ultrapassar 6,5% em 2014, teto do intervalo de tolerância fixado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para 2015, o risco de estouro é de 27%. No cenário de mercado, o risco de o teto da meta ser ultrapassado é de 40% em 2014 e de 29% em 2015.
O aumento da inflação impactou nos preços dos alimentos in natura, apesar de se tratar de um aumento temporário, conforme declarado pelo presidente do Bc, Alexandre Tombini, que tenderia a ser revertido nos próximos meses, o comitê reafirma em seu entendimento, que tenderiam a se materializar em prazos mais longos podem e devem ser limitados pela adequada condução da política monetária”.
Com as altas taxas no ajuste fiscal em 2015, afetara os investimentos públicos onde o governo tem maior flexibilidade de corte, além do aumento da taxa de juros a longo prazo (TJLP), que de maior risco diminuirá a oferta de credito para investimentos.
Como a alta do dólar, e as incertezas que cercam a trajetória dos preços com grande visibilidade, nos serviços de telefonia, agua, energia, combustíveis e tarifas de ônibus, entre outros, sentimos um grande impacto negativo para o ano de 2015,com isso o comitê tem agido no sentido de fazer com que a elevada variação de preços, seja vista pelos economistas como um processo de duração
...