TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Areas de atuação da contabilidade

Por:   •  6/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.437 Palavras (10 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO .................................................................................................. 3

2. O CONTADOR NA ATUALIDADE ................................................................... 4

3. AUDITORIA E CONTROLADORIA .................................................................. 5

4. PERÍCIA CONTÁBIL E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO ............................... 8

5. CONCLUSÃO ................................................................................................... 11

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................................. 17

1. INTRODUÇÃO

A Contabilidade é, sem dúvida, uma das áreas que oferecem mais oportunidades para o profissional e no atual cenário empresarial, deve ser um profissional atuante nos níveis operacionais, táticos e estratégicos das organizações.

O contador é a pessoa responsável por fazer o registro contábil de uma empresa, acompanhar os dados e indicar qual regime tributário a instituição deve seguir, orientando o pagamento de impostos e a divisão de recursos entre os sócios (BRITO, 2007). Um contador deve ter conhecimento multidisciplinar, saber interpretar dados e ser capaz de sugerir medidas necessárias ao melhor funcionamento da empresa, “Ele detém a informação e deve buscar melhorar a saúde financeira do empreendimento” (BUGARIM apud BRITO, 2007, p.1).

O principal fator para que uma empresa tenha uma história de lucros e sucessos é o controle financeiro. Ele é o ponto determinante para uma empresa trilhar um caminho de vitórias no mercado, mas também é o motivo derradeiro para que a mortalidade de empresas de até dois anos seja tão alta no Brasil.

Independente do nível ou porte de uma organização, o setor contábil é de extrema importância e o que necessita de mais investimentos para que seja o mais eficiente possível, possibilitando à diretoria realizar um planejamento de ações mais sensato.

2. O CONTADOR NA ATUALIDADE

A contabilidade surgiu pela necessidade de controle do patrimônio, sendo feita no início manualmente: desenho, pedras, símbolos, eram os instrumentos de trabalho. O mundo e a profissão do contador deu um salto muito grande na história. Hoje, computadores juntamente com sistemas integrados, são a base dos registros contábeis e trazem, junto com a modernidade e facilidade de se trabalhar com os dados, a necessidade de adaptação do profissional às ferramentas de trabalho, aos conceitos e à postura profissional, de acordo com a necessidade atual das empresas e com a lei estabelecida no país.

Notamos a existência de uma transformação na profissão contábil, que evidencia a importância desse profissional dentro de uma organização. A necessidade de atualização tanto visionária quanto de conhecimento bate a porta de todos os profissionais, desde os formados há tempos até os iniciantes na profissão que devem estar aptos a estruturar, analisar e explanar o significado dos dados de um Balanço Patrimonial e uma Demonstração de Resultado de Exercício, influenciando diretamente na tomada de decisões estratégicas da empresa.

Para atender às normas vigentes, os profissionais contábeis precisam reciclar seus conhecimentos, reconhecer e, principalmente, saber interpretar as diferentes formas de mensuração e lançamento das contas, para que as demonstrações contábeis retratem a realidade e obedeçam de maneira correta os fiscos e os CPCs.

Além disso, notamos que o contador podem englobar várias funções, além da tradicional escrituração contábil, conforme segue: perícia contábil; auditoria; fiscal; gestão de empresas; gestão pública; atuarial; consultoria; ensino.

Assim, vemos que o contabilista do século XXI é um profissional multidisciplinar e sua profissão caracteriza-se pela modernidade e variedade em campos de atuação, logo é imprescindível que ele esteja apto a assumir a responsabilidade de cada área demonstrando o conhecimento e aplicando com sabedoria seu entendimento sobre normas e procedimentos que devem ser pelas organizações para as quais presta serviços.

3. AUDITORIA E CONTROLADORIA

A Auditoria Interna começou como uma função administrativa que era exercida por uma única pessoa e que consistia principalmente na verificação independente de contas, antes de seu pagamento. Com o tempo, evoluiu para uma atividade profissional altamente qualificada que se entende à avaliação da eficácia e eficiência de todas as fases das operações financeiras e não financeiras da empresa.

Para Attie (2007, p. 4-5), A Auditoria Interna, também conhecida como Auditoria Operacional, toma forma embrionária como uma atividade necessária à organização e desenvolve-se, a fim de seguir a gerência ativa, concedendo-lhe alternativas, como ferramenta de trabalho, de controle, de assessoria e administração. [...] a auditoria interna, por meio de suas atividades de trabalho, serve à administração como meio de identificação pela companhia, assim como os sistemas contábeis e de controle interno, estão sendo efetivamente seguidos e que as transações realizadas estão refletidas contabilmente em concordância com os critérios previamente definidos. Em síntese pode-se dizer de acordo com Attie (2007, p.45) que a auditoria interna tem por objetivos:

• Examinar a integração e fidedignidade das informações financeiras e operacionais e os meios utilizados para aferir, localizar, classificar e comunicar essas informações;

• Examinar os sistemas estabelecidos, para certificar a observância às políticas, planos, leis e regulamentos que tenham, ou passam a ter impacto sobre operações e relatórios, e determinar se a organização esta em conformidade com as diretrizes;

• Examinar os meios usados para a proteção dos ativos e, se necessário, comprovar sua existência real;

• Verificar se os recursos são empregados de maneira eficiente e econômica;

• Examinar operações e programas e verificar se os resultados são compatíveis com os planos e se essas operações e esses programas são executados de acordo com o que foi planejado;

• Comunicar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com