Atividade estruturada Matemátic Financeira
Por: Rafael Da Silva Perote • 1/12/2016 • Trabalho acadêmico • 4.911 Palavras (20 Páginas) • 532 Visualizações
[pic 1]
Atividade Estrutura
Matemática Financeira
ALUNO: KARYANY MONTEIRO UCHOA
MATRÍCULA: 201504451503
TURNO: MANHÃ
Fortaleza - 2016
01- Pesquise na Internet ou em livros a origem da moeda, das operações comerciais e da cobrança de juros nos empréstimos. Elabore um resumo no qual se destaque as motivações e justificativas para a cobrança de juros e as práticas adotadas no passado e que ainda são consagradas pelo uso, incluindo ainda no texto um breve histórico sobre a criação da moeda. Não se esqueça de fornecer a referência bibliográfica e ou sites da internet utilizados na pesquisa.
Origem da moeda
No começo não existia moeda, era praticado o escambo uma simples troca de mercadoria, a origem da moeda se dar de uma longa evolução.
As mercadorias apresentavam em seu estado natural, passando por suas variações diretamente dependente de seu ambiente e natureza.
Com o descobrimento do metal o homem passou a fabricar utensílio e armas, por apresentar várias vantagens como: facilidade de transporte e beleza, entesouramento, estes metais passou a ser comercializado havendo a necessidade de aferir peso e grau de pureza a cada troca.
No Séc. VII a.c, foram ganhando formas e peso, as primeiras moedas e assim ficando com as atuais características e determinando seu valor sendo impressos de cunho oficial para identificar seu emitente.
Foi criado o costume de guardar valores, na idade média e para garantia eram gerados recibos, com o tempo os recibos passaram a ter circulação (pagamentos de dívidas, trocas), consequentemente a moeda de papel teve origem.
Semelhante aos cheques atuais, os primeiros bilhetes de bancos tinham seus valores era preenchido à mão, isso ocorreu no Brasil em 1810.
As transações comerciais na antiguidade levou a substituição gradativa do sistema de troca direta de mercadoria para o ajustamento a nova realidade econômica e o sistema monetário, com isso podemos concluir sua devida pluralidade
Juros nos empréstimos
O juros surgiu quando o homem percebeu existir uma estreita relação entre dinheiro e tempo, esse conceito é bastante antigo. Essa ideia de juros é devido ao valor temporal do dinheiro, e acontecendo os processos de acumulação de capital e desvalorização da moeda.
Foi na Babilônia no ano de 2000 aC. Que aconteceu os primeiros indícios. Eram sob a forma de sementes ou de outros bens, que os juros eram pagos. Muitas das práticas existentes originaram-se dos antigos costumes de empréstimo e devolução de sementes e de outros produtos agrícolas. O juro não é apenas uma das nossas mais antigas aplicações da Matemática Financeira e Economia, mas também seus usos sofreram poucas mudanças através dos tempos.
Naquele tempo por exemplo: quando as sementes eram emprestadas para a semeadura de certa área, era obvio que tinha que esperar o pagamento na próxima colheita ,com um prazo de um ano. Logo, o cálculo de juros numa base anual era mais razoável; tão quanto o estabelecimento de juros compostos para o financiamento das antigas viagens comerciais, que não poderiam ser concluídas em um ano. Foram criadas novas formas de se trabalhar com a relação tempo-juro (juros semestrais, bimestral, diário, etc.), conforme as necessidades de cada época. Algumas das práticas relativas a juros têm sido modificadas para satisfazerem às exigências atuais, devido as instruções que tem existido por milhares de anos.
Fonte: Docslids.com.br
02- Realize uma pesquisa de campo, se dirigindo a bancos, financeiras, empresas de factoring etc, elencando pelo menos 10 produtos financeiros relacionados a empréstimos, financiamentos ou aplicações financeiras, associando a cada um a prática de apuração dos juros: juros simples ou juros compostos, antecipados ou não, e metodologia de cômputo dos dias (comercial, exatos, úteis).
Banco Santander, encontrei as seguintes modalidades de empréstimos:
- Crédito pessoal: linha pré-aprovada e juros compostos, já que a taxa mensal é de 2,99% e a anual é de 42,41% numa simulação de 4 8 meses. O CET mensal é de 3,45% e o CET anual é de 51,17%, pois o empréstimo inclui seguro e taxas. As parcelas vencem sempre num mesmo dia do mês (30 dias exatos), ou útil subsequente, com capitalização mensal.
- CDC Veículo: Funciona da mesma forma que o c rédito pessoal, mas com o gravame do carro como garantia, o que reduz a taxa de juros. Juros também compostos, simulação de 48 meses e capitalização mensal. CET mensal de 1,72% e anual de 23,10%.
- Antecipação de IR e antecipação de 13º: modalidades recentes que os bancos podem oferecer num cenário de inflação controlada, pois a capitalização é mensal, mas o vencimento é apenas quando do recebimento da parcela antecipada. Ou seja, o tomador fica alguns meses com o dinheiro emprestado, sem amortizar nada do principal. Quando recebe a restituição de IR ou o 13º salário, o valor devido com juros acumulados é automaticamente abatido do saldo bancário. Sendo assim, os juros são compostos, postergados, e tão maiores quanto for o prazo de antecipação.
Crédito com Garantia do Imóvel: Valor do crédito: de R$ 30 mil a R$ 500 mil (ou até 60% do valor de avaliação do imóvel);
Prazo de pagamento: de 1 até 15 anos;
Saldo devedor: você poderá quitar o saldo devedor a qualquer momento dentro do período escolhido.
Prazo( De 1 a 15 anos) Taxa ao mês (1,53% a.m)
. Juros compostos, parcelas -
Investimentos em CDB. Há 6 modalidades, conforme dados a seguir:
Produto: CDB Recompensa;
Prazo 1: 4 anos
Valor mínimo para aplicação 1: 10.000,00
Valor mínimo para resgate 1: 100,00
Remuneração: Taxa pós fixada progressiva, equivalente a um percentual do CDI, definida no momento da aplicação.
Rentabilidade e possibilidade de resgates: Diária
Produto: CDB Recompensa Fácil
Prazo 1: 4 anos
Valor mínimo para aplicação 1: 1.000,00
Valor mínimo para resgate 1: 100,00
...