Atps - Contabilidade de Custos
Por: AninhaVeloso • 30/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.117 Palavras (9 Páginas) • 290 Visualizações
Introdução
Este trabalho tem como objetivo desenvolver as competências e habilidades quanto a visão sistêmica e interdisciplinar da contabilidade, fazer elaboração de pareceres e relatórios para auxilair os usuários da contabilidade a tomarem decisões de modo eficaz e que melhor atendam ao seu modelo institucional.
Esta atividade promove também o trabalho em grupo de modo que os integrantes aprendam a trabalhar em equipe e desenvolver o trabalho com mais precisão.
Introdução a Contabilidade: Patrimônio.
1 – Como a contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa?
R: A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade , ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões. Não se pode tomar decisões sobre produção, marketing, investimentos, finaciamentos, custos, etc, sem a contabilidade.
2 – Quais as principais diferenças entre a função do administrador e a do contador?
R: A função básica do contador é produzir informações úteis aos usuários da contabilidade para a tomada de decisões. Uma vez que essas informações estão produzidas elas chegam até as mãos do administrador que as utiliza para tomar as melhores decisões para a empresa.
3 – Das diferentes profissões que o contador pode atuar, qual você escolheria e por que?
R- O contador pode atuar em diversas áreas. Sendo elas: Auditor, Analista financeiro, Pertiro Contábil, Consultor Contábil, Professor de Contabilidade, Pesquisador Contábil, Cargos Públicos e Cargos Administrativos.
Dentre todas as areas que um contador pode atuar a mais interessante é a área de Auditoria, pois seu pricipal objetivo é verificar se há falhas na contabilidade da empresa, o que torna o trabalho desafiador.Além de tudo tem uma excelente remuneração.
4 – Elabore uma redação de no máximo 20 linhas a respeito da evolução da Contabilidade no mundo.
A contabilidade ainda de maneira rudimentar já era “citada” em algumas passagens biblicas, quando por exemplo no ínicio do livro de Jó onde há uma exata descrição da riqueza do personagem. A partir dai a contabilidade teve grandes evoluções. A grande evolução ocorreu em 1494 quando Luca Pacioli apresenta a primeira obra contábil (método das partidas dobradas) tornando-se o “pai dos escritores contábeis” dando ínicio ao que se chamou de “ Escola Contábil Italiana”.
No século XVI a contabilidade atinge sua maturidade, com as grandes navegações, as explorações das riquezas e a instalação das novas práticas mercantilistas em larga escala. A Escola Contábil Ialiana dominou o cenário mundial até o ínicio do século XX.
Com o desenvolvimento extraordinário dos EUA, a contabilidade passou a ser centro das atenções e pesquisas criando o que passou a ser conhecida como “Escola Contábil Norte-Americana”.
No Brasil a criação da Escola de Comércio Alvares Penteado em 1902, privilegiou a adoção da Escola Européia de Contabilidade.
O domínio da Escola Contábil Americana consolida-se com a promulgação da lei n° 6.404/76, lei das sociedades por ações as S.A. Com as leis n° 11.638/07 e 11941/09 e os pronunciamentos, interpretações e orientações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC, o Brasil ingressa na área de Contabilidade Internacional.
Bens, Direitos, Obrigações e Patrimônio.
Ana Claudia: Os bens são as “coisas” capazes de satisfazer ás várias necessidades das pessoas e das organizações. Os bens podem ser divididos em tangíveis e intengíveis, móveis e imóveis. Os direitos são tudo o que se pode exigir de terceiros. Exemplo: Direito de receber as vendas de mercadorias feitas a prazo. As obrigações são nada mais nada menos que as dividas obtidas com terceiros, a contabilidade denomina tais obrigações como obrigações exigiveis. O Patrimônio Liquido é o que resulta da diferença entre o ativo e o passivo.
Edileide: Compreende como BENS as coisas úteis ,capazes de satisfazer as necessidades das empresas. Esses bens podem ser TANGÍVEIS têm forma física, são palpáveis e INTANGÍVEIS – bens incorpóreos, isto é não são palpáveis, não são constituídos de matéria. DIREITOS: Compreende por DIREITOS ou DIREITOS A RECEBER o poder de exigir alguma coisa de terceiros. OBRIGAÇÕES: As OBRIGAÇÕES são as dívidas que se tem com terceiros. Para a contabilidade, tais dívidas são denominadas OBRIGAÇÕES EXIGÍVEIS, onde são exigidos pagamentos dentro do prazo de vencimento. PATRIMÔNIO: Significa o conjunto de bens direitos e obrigações pertencentes de uma pessoa e empresa, a palavra patrimônio tem sentido amplo: por um lado, significa o conjunto de bens e direitos pertencentes a uma pessoa ou empresa, por outro lado, inclui as obrigações a serem pagas.
Carleanete: O patrimônio é um conjunto de bens, direitos obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro. Os bens Por definição jurídica, bem é tudo aquilo que pode ser objeto de direito e é suscetível de ser utilizado e apropriado. Direitos são valores a receber ou a recuperar nas transações com terceiros. Em regra, os direitos são representados por títulos e documentos. São denominadas obrigações compromissos que serão reclamados, exigidos, pagamento na data do vencimento.
Ana Lucia: Patrimônio é um conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou uma empresa. Também compõem de valores a receber, por isso que na contabilidade esses valores a receber são denominados de direitos a receber.Bens são coisas uteis, capazes de satisfazer as necessidades das pessoas e das empresas. Se for físico, são denominadas de bens tangíveis: veículos , imóveis estoque etc. Direito, a contabilidade entende-se por direito o poder de exigir algumas coisa. São valores a receber mais comum decorre das vendas aprazo, ou seja quando se vendem mercadorias a outras pessoas. Obrigações são dividas com outras pessoas, em contabilidade tais dividas são denominadas obrigações exigíveis isto é compromisso que serão reclamados, exigidos pagamentos na data de vencimentos.
Thamiris:
...