Atps contabilidade internacional
Por: reinaldocc • 22/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.534 Palavras (19 Páginas) • 435 Visualizações
[pic 1]
Anhanguera Educacional – Uniderp
Unidade Taboão da Serra
Curso Ciências Contábeis
Contabilidade Internacional
Professor EAD: Hugo David Santana
Tutor EAD: Glicia Aguiar Alves Soares.
Luciano David da Silva – RA: 3876760356 – Contábeis
Reinaldo Costa Cordeiro – RA: 3806620566 – Contábeis
Raphael Silva Lourenço – RA: 2803873418 – Contábeis
Leandro Jesus Martins – RA: 7188540071 – Contábeis
Taboão da Serra
2015
Sumário
Introdução 05
Etapa 1 – Questão – 1 05
Etapa 1 – Questão – 02.............................................................................................................06
Etapa 1 – Questão – 03.............................................................................................................06
Etapa 2 - International Accounting Standards – IAS 1...........................................................08
Etapa 3 - International Accounting Standards – IAS 2...........................................................10
Etapa 4 - International Accounting Standards – IAS 38.........................................................12
Conclusão 16
Referências 18
Introdução
Sabemos que desde princípio da contabilidade havia necessidade da existência de um padrão a ser seguido, mas, só no fim da década de 90 do século passado devido à crise econômica que enfrentou os países como Japão, Rússia entre outros, ficou evidente a necessidade de padronizar a contabilidade com certa urgência. Considerando que houve casos em que grandes empresas apresentavam diferentes demonstrações contábeis, incomparáveis, e muitas vezes interpretadas de formas errôneas transparecendo insegurança para investidores e aos próprios acionistas. Assim sendo, no Brasil, nas mais abrangentes áreas de atuação da Contabilidade, frente a cenário inovador e promissor, verificou-se a necessidade iminente de aderir ao conceito da Contabilidade Internacional. Evidentemente que todo este esforço em adesão as mudanças propostas deram-se mediante a globalização econômica, que aumenta a capitação de recursos para economia de nosso país e também facilita a compreensão dos dados nas tomadas de decisões. Como no Brasil há muito tempo abertura do mercado internacional vem causando aumento do fluxo de capitais, o momento de adesão ao sistema tornou-se propício para melhor transparência nos assuntos econômicos e financeiros, as informações são transparentes e transmitem segurança ao serem divulgadas ao público investidor, aumenta a capitação de recursos e investimento facilitando também um custo mais acessível para que as empresas brasileiras possam expor seus produtos no mercado exterior.
No ano de 1973 foi criado o comitê de pronunciamentos contábeis internacionais IASC (International Accounting Standards Committee), seu objetivo era de criar e publicar de forma independente um novo padrão de normas contábeis internacionais, com a expectativa de ser reconhecido mundialmente. Os primeiros pronunciamentos contábeis publicados pela IASC foram chamados de International Accounting Standard (IAS).
No ano de 2001, o já então reconhecido IASC, foi substituído pelo International Accounting Standards Board, passando a ser reconhecida como IASB organização internacional sem fins lucrativos, com os proposito de publicar e atualiza as Normas Internacionais de Contabilidade IAS / IFRS, seu maior interesse era também de desenvolver um modelo único de normas contábeis internacionais de alta qualidade e precisão, demonstrando transparência e comparabilidade na elaboração de Demonstrações Contábeis, e possibilitando a fácil compreensão do seu público alvo, que são por maioria investidores, contabilistas, administradores, analistas, chegando também a usuários e leitores de tais demonstrações contábeis.
Do dia 1º de janeiro de 2005, as empresas europeias passaram a adotar obrigatoriamente as normas IFRS para publicarem suas demonstrações financeiras consolidadas.
No Brasil o processo de convergência as normas internacionais de contabilidade tiveram início com as alterações na lei das sociedades anônimas (6.404/76) promovida pelas leis 11.638/2007 e 11.941/2009.
Etapa 1
Questões
1. Quais os desafios para os contadores frente à contabilidade internacional?
Os maiores desafios para os contadores, é pôr em prática as novas normas internacionais de contabilidade, em conformidade com os CPC’s divulgados, levando em conta que antes da implementação do IFRS, a contabilidade do nosso país trabalhava de forma a atender as normais fiscais brasileiras. Atualmente no Brasil a maioria dos contabilistas terá que apenas adequar suas escriturações contáveis às novas exigências fiscais exigidas, porque, são poucos os que trabalham com empresas enquadradas no lucro real. Mas, todos terão que atentar para grandes e pequenos detalhes nos ajustes e análise da transição destas novas regras contáveis estabelecidas. Durante muito tempo, o padrão contábil, se manteve “presa” ao RIR, sem questionar e agora nesta nova implantação o contabilista tem que encarar ainda a falta de entendimento satisfatórios nas desconhecidas áreas de TI (tecnologia da Informação), validação e supervisão de arquivos digitais, sendo: Sped Fiscal, Sped Contábil, Nota Fiscal Eletrônica, e Lalur, FCont, etc., incluindo o maior dos desafios que é o acompanhamento diário da complexa legislação tributária deste país.
...