Ava meio amabiente
Por: drikaleandro • 21/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.597 Palavras (7 Páginas) • 243 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO:
O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
ADRIANA LEANDRO SIMÕES – RA 6822473502
SOROCABA, OUTUBRO DE 2013.
ADRIANA LEANDRO SIMÕES – RA 6822473502
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO: O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
Atividade referente a disciplina de Responsabilidade Social e \Meio Ambiente (AVA), 2º semestre do Curso Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera de Sorocaba. Sob a orientação da Tutora Iamara Hebling Camargo, realizada em sala virtual.
SOROCABA, OUTUBRO DE 2013.
SUMÁRIO
Introdução ..................................................................................................................04
Passo 1 – Análise do texto: Trajetória da sustentabilidade do ambiente ao social, do social ao econômico ..................................................................................................05
Passo 2 – Respostas das questões ..........................................................................07
2.1 - Cinco dimensões proposta, explique ......................................................07
2.2 - Quais as três dimensões? ......................................................................07
2.3 - Respostas à crise ambiental ..................................................................08
2.4 – De que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? .......................08
Conclusão ..................................................................................................................10
Referências ...............................................................................................................11
4
Introdução
Com este trabalho pretendo agregar novos conhecimentos, compreender o surgimento dos conceitos de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável, poder acompanhar as ideias das dimensões na sustentabilidade, bem como refletir sobre a crise ambiental, chegar ao final com ideias e comportamento diferenciado para a melhoria do meio ambiente e qualidade de vida.
5
Passo 1 – Análise do texto: Trajetória da sustentabilidade do ambiente ao social, do social ao econômico.
O autor fez uma alerta em relação a sustentabilidade do Planeta Terra. Devido a crise ambiental percebeu-se a ideia da sustentabilidade, que percorreu por muito tempo, quando a humanidade percebe o risco ambiental, que seria a poluição nuclear, e o uso de pesticidas e inseticidas, e a emissão de gases. Isso ocorre devido o movimento ambientalista que fizeram aparecer na mídia e com isso tocaram o governo.
Houve um confronto dos ambientalistas e desenvolvimentistas, pois de um lado os países desenvolvidos defendiam o meio ambiente e de outro combate a pobreza. O documento da ONU considerava o problema ambiente decorrente de externalidades econômicas, excesso de desenvolvimento de um lado e falta do outro. Com isso ocorreu o binômio desenvolvimento (economia) e meio ambiente (ecologia), substituído por uma tríade, iniciando-se a dimensão social.
A descarbonização da economia se deu através da crise do petróleo, que impulsionam os países a reduzirem os gases de efeito estufa. O governo criou agencias que se ocupassem da questão ambiental, para tal fiscalização. Logo, a conciliação da preservação do meio ambiente do desenvolvimento econômico, constituiu o Desenvolvimento Sustentável. Na época do liberalismo os maiores problemas ambientais foram as desigualdades sociais entre países, isso inclui a pobreza.
Com a negativa dos Estados Unidos, na assinatura do Protocolo Kyoto, ficou nítido as contradições entre países desenvolvidos. Devido o debate da mídia, estabeleceu-se três dimensões, que foram consideradas as essenciais, sendo: econômica, ambiental e social, porem há outras que também são importantes como a do poder, da política e o da cultura. O maior problema das definições não esta na diferença de conceito e sim pelo fato de serem essenciais. A despolitização do Desenvolvimento Social foi a consequência do esquecimento da democracia política, não dando importância nas contradições e conflitos de interesse.
6
A preocupação não é só da crise ambiental, e sim com o fim da humanidade, das próximas gerações, se terão ou não qualidade de vida. O foco da mudança estava na política do século XVIII ao XX, nas lutas sociais e nas revoluções políticas. As mudanças do século XX foram movimentos culturais, movimentos políticos, inovações tecnológicas, que ao espalhar produziu um mundo globalizado, uma economia integrada, cultura popular, novos atores políticos e sociais.
O problema esta nas mudanças por instancia econômica e espaço político, e não só na sobrevalorização do campo tecnológico. A vitoria do neoliberalismo foi nos anos 1980 com a revolução cientifica tecnológica na Inglaterra e Estados Unidos.
Houve então resposta à crise ambiental: a primeira foi a tecnologia, com a invenção do homem aos anúncios sobre os limites dos recursos naturais, a segunda foi radical expressou o decrescimento, e a terceira é poder conseguir evitar a catástrofe, que levaria a humanidade em extinção.
Solow considera o homem capaz de construir respostas para o desafio sem grandes mudanças sociais, mas tecnológicas. Cita-se a finitude dos recursos naturais: quantidade de água potável, dessalinização das águas dos mares, fontes de energia fosseis. Outra resposta a crise ambiental é o movimento intelectual, social e político, que se deu como decrescimento, catástrofe.
A Sustentabilidade é importante para a humanidade, pois concilia as necessidades econômicas, sociais e ambientais, de modo a garantir seu atendimento por tempo indeterminado e a promover a inclusão social, o bem estar econômico e a preservação dos recursos naturais. Uma forma de preservarmos nossas gerações futuras, com isso não havendo a extinção humana.
7
2 – Respostas das questões
2.1 - Cinco dimensões proposta, explique.
Ambiental – supõe que seja compatível com a economia, como um sistema do meio natural. Portanto, é onde se pode produzir e consumir sem prejudicar os ecossistemas de maneira que tenha uma autorreparação. É preocupante devido a degradação em função dos avanços do modelo capitalista. Preservação dos recursos naturais na produção de recursos renováveis e na limitação de uso dos recursos não renováveis, limitação do consumo de combustíveis fosseis, redução do volume de resíduos e poluição, por meio de conservação e reciclagem, definição de regras para a proteção do meio ambiente.
...