Balanço patrimonial
Projeto de pesquisa: Balanço patrimonial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: glaucydias • 8/9/2014 • Projeto de pesquisa • 1.009 Palavras (5 Páginas) • 248 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATIVIDADE PRÁTICA PARA REPOSIÇÃO DE AULA. CONTABILIDADE GERAL
DISCENTE:
DOCENTE:
Rondonópolis-MT
2014
CAPITULO IV
Balanço patrimonial
Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.
No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.
De acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76, as demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior, para fins de comparação.
COMPOSIÇÃO
O Balanço Patrimonial é constituído pelo:
- Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos. Sendo classificado como ativo circulante e ativo não circulante.
No ativo circulante estão as disponibilidades e os direitos realizáveis no curso do exercício subsequente. No ativo não circulante contempla o realizável a longo prazo, os investimentos, o imobilizado e o intangível.
- Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação. Dividindo em passivo circulante, passivo não circulante e patrimônio líquido.
No passivo circulante estão as obrigações a curto prazo, e no passivo não circulante as obrigações a longo prazo.
- Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. Composto pelo capital social, pelas reservas de lucros e de capital, pelos ajustes de avaliação patrimonial, pelas ações em tesouraria e pelos prejuízos acumulados.
Para a elaboração do balanço as contas devem ser arranjadas da seguinte maneira:
Ativo Passivo
Circulante Circulante
Não circulante Não circulante
Realizável a longo prazo
Investimentos Total do passivo
Imobilizado
Intangível Patrimônio líquido
Capital social
Reserva de capital
Ajustes de avaliação patrimonial
Reserva de lucros
Ações em tesouraria
Prejuízos acumulados
Total do ativo Total do patrimônio líquido
CAPITULO
...