CONTABILIDADE BÁSICA: A IMPORTÂNCIA DO BALANÇO PATRIMONIAL PARA A TOMADA DE DECISÃO.
Por: Dirceupaper • 8/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.915 Palavras (8 Páginas) • 576 Visualizações
CONTABILIDADE BÁSICA: A IMPORTÂNCIA DO BALANÇO PATRIMONIAL PARA A TOMADA DE DECISÃO.
Dirceu Antunes
Professor –Ricardo de Souza Luiz
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação (GTI-0117) – Prática do Módulo I
18/06/2015
RESUMO
Este trabalho acadêmico tem objetivo de demonstrar o e Balanço Patrimonial que segundo o ponto de vista contábil é o demonstrativo mais importante para se realizar na empresa, pois é por meio deste do balaço patrimonial que a empresa pode identificar em que condições financeiras se encontra e que capital poderá usar para poder realizar seus investimentos, também irá ser abordado o conceito de alguns itens muito importante para a realizaçãodas análises financeiras de BalançosPatrimoniais como o conceito de Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, que são de sumo importância paraas tomadas dedecisões para assegurar a sobrevivência da empresa no mercado, pois todos os seus bens poderão ser utilizados para manter as atividades operacionais, ou na venda de algum bem para compra de novos equipamentos com intuito de gerar mais rendas.
Palavras-chaves: Conceito de BalançoPatrimonial.Componentes do Balanço Patrimonial. Tomada de Decisão.
1 INTRODUÇÃO
O balanço patrimonial é considerado atualmente como uma analise mais importante para uma empresa que pretende se evoluir, pois através dessa analise é pode-se obter informações importantes sobre sua posição econômica e financeira da empresa. Para os gestores estes dados de balanço patrimonial são muito importantes e influenciam diretamente na tomada de decisão para empresa, pois a equipe gestora pode decidir o momento em a empresa precisa de credito para possíveis investimentos para atender suas necessidades operacionais, e se a mesma tem capacidade de pagar suas obrigações ou se precisa vender algum bem para adquirir tais recursos financeirosmuitas. O balanço patrimonial é estruturado em: Ativo que é tudo o que a empresa possui, isto é, o dinheiro, os ativos imobilizados (cadeiras, mesas, carros, propriedades, etc.), as patentes e todo o resto são registrados no ativo, Passivo é representado pelas fontes de recursos utilizadas pela empresa, podendo esses recursos ser de terceiros (dívidas) ou dos sócios (dinheiro próprio), por meio de aporte de capital ou do próprio lucro gerado pela empresa e o Patrimônio Líquido que consiste na diferença dos Ativos e dos Passivos, sendo assim o Patrimônio Líquido é considerado o capital que a empresa efetivamente tem disponível em caixa para futuros investimentos.
1 BALANÇO PATRIMONIAL
O Balanço é um quadro contabilístico de representação do património da entidade, ou seja, uma representação do conjunto de valores utilizados pela entidade num determinado momento. Na opinião de Crepaldi (1999).
O Balanço Patrimonial é um demonstrativo contábil que, em dado momento, apresenta de forma sintética e ordenada, as contas patrimoniais agrupadas de acordo com a natureza dos bens, direitos ou obrigações que representam e tem por finalidade apresentar a situação patrimonial em dado momento.Crepaldi (1999).
A grande importância do Balanço reside na visão que ele dá das aplicações de recursos feitas pela empresa (Ativos) e quantos desses recursos são devidos a terceiros (Passivos). Isto evidencia o nível de entendimento, a liquidez da empresa, a proporção do capital próprio (Patrimônio Liquido) e outras análises a serem verificadas. A visão de dois ou mais balanços consecutivos mostra facilmente a movimentação ocorrida no período e como à estrutura patrimonial e financeira se modificou no mesmo. A apresentação dos elementos patrimoniais assume grande importância, pois se trata de peça contábil utilizada para revisão e análise dos negócios.
Conforme Marion (1998: 65) É a demonstração que encerra a seqüência dos procedimentos contábeis, apresentando de forma ordenada os três elementos componentes do patrimônio: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
2 COMPONENTES DO BALANÇO PATRIMONIAL
Uma forma padrão é adotada pela contabilidade para evidenciar esta relação entre as origens dos recursos (identificando as fontes dos recursos - de onde vieram) e aplicações destes recursos (investimentos realizados - onde foram investidos) em dois grandes grupos: Ativo e Passivo e a diferença entre esses grupos que chamamos de Patrimônio Líquido.
Marion (2005) comenta que:
(...) este patrimônio, definido como o conjunto de bens, direitos e obrigações, é demonstrado da seguinte forma: No Ativo os bens e direitos que possam ser mensuráveis monetariamente, e que possam representar benefícios presentes ou futuros. No Passivo as obrigações que serão exigidas por terceiros, complementadas pelos recursos investidos pelos donos deste patrimônio, ou acumulados pelo processo de gestão deste patrimônio, sendo estes recursos denominados de Patrimônio Líquido. Marion (2005).
Essa forma de demonstração pode ser visualizada da seguinte maneira:
Figura 1 – Demonstração do Patrimônio.
[pic 1]
Fonte: José Carlos Marion. Contabilidade Empresarial. 2005, p.49.
2.1 ATIVO
O Ativo representa os bens e os direitos de uma empresa e também as demais aplicações de recursos que podem gerar benefícios econômicos presentes ou futuros.
Os bens são: dinheiro em caixa ou depósito em banco, mercadorias para revenda ou materiais em estoque que serão transformados no processo de produção. Também podem ser bens permanentes que são utilizados no desenvolvimento das atividades, como os edifícios, terrenos, veículos, máquinas, moveis entre outros. Os direitos são contas, duplicatas ou títulos receber, ações, e empréstimos concedidos a terceiros. No Ativo é registrado tudo que é de propriedade da empresa e que está sob seu domínio. Caso a empresa tenha algum bem alugado, por exemplo, máquina, veículo, prédios, não pode ser considerado Ativo, pois a empresa pode até ter posse destes bens, mas não é de sua propriedade.
...