CONTROLE DE CUSTOS E SUA IMPORTÂNCIA NAS PEQUENAS ORGANIZAÇÕES
Por: Thatinha Santos • 3/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.538 Palavras (7 Páginas) • 230 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
Taubaté
2017
vanessa dos santos[pic 6]
[pic 7]
CONTROLE DE CUSTOS E SUA IMPORTÂNCIA NAS PEQUENAS ORGANIZAÇÕES
Projeto apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera de Taubaté.
Orientador: Juliana Gordiano da Cruz.
Taubaté
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 O Problema 3
2 OBJETIVOS 4
2.1 Objetivo Geral ou Primário 4
2.2 Objetivos Específicos ou Secundários 4
3 JUSTIFICATIVA 5
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
5 METODOLOGIA 8
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 9
REFERÊNCIAS 10
APÊNDICE 11
ANEXO 12
1. INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como finalidade demonstrar os mais importantes aspectos para um satisfatório controle de custos, para que a empresa torne-se mais lucrativa e competitiva, evitando assim o encerramento precoce da mesma.
Quando se falado em controle de custos não significa primeiramente em corte de funcionários, afinal essa é uma medida que trás bons resultados de imediato, porém o problema não será resolvido se o excesso de gastos não estiver diretamente na folha de pagamento e ainda podendo prejudicar a produtividade da organização por ter diminuído o pessoal.
Atualmente a necessidade de reduzir custos é de extrema importância para as pequenas organizações, pois é a maneira mais segura de enfrentar a concorrência e se manter vivas no mercado.
Para compreender melhor o quão é importante o controle de custos na organização, serão apresentados seus conceitos como: investimentos, custos, despesas, perdas e desperdícios e assim mostrar a importância desse controle e seus benefícios proporcionados, assim como mostrar também falhas a serem evitadas garantindo sucesso no método aplicado.
1.1 O Problema
Como manter a pequena organização no mercado utilizando o Controle de Custos através da administração financeira da empresa evitando que a organização passe por dificuldades e se solidifique no mercado?
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral ou Primário
Identificar com informações rápidas e confiáveis quais são os principais gastos da organização e como estão distribuídos, desde gastos com folha de pagamento, compras, materiais de consumo, tecnologia, logística e até marketing, e com essas informações agir com cautela para não comprometer o negocio visando excelência e lucratividade.
2.2 Objetivos Específicos ou Secundários
- Analisar, refletir e compreender como os custos ocorrem dentro da organização.
- Utilizar o controle de custo como principal instrumento de administração para um gerenciamento eficaz.
- Fornecer informações para facilitar a escolha de alternativas para a tomada de decisões.
3. JUSTIFICATIVA
Identificando e analisando os custos nas pequenas organizações podemos demonstrar quais as soluções e medidas a serem tomadas para bons resultados, de maneira segura e eficaz.
Entender que o controle de custos não está ligado somente à despesa com pessoal, já que quando falamos em controle de custos a primeira medida a ser tomada é o corte de funcionários, e sim a muitos outros gastos dentro da organização, gastos esses, que são identificados através de rigorosa analise em todos os setores da empresa.
Ao se obter todas as informações necessárias para esse controle, facilmente obtêm-se soluções para gerir de maneira segura e lucrativa a organização buscando sempre a excelência no mercado.
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.
Nos últimos tempos se veem utilizando a gestão de custos e gestão da empresa em junção como principal ferramenta para que as organizações possam se manter nesse atual ambiente globalizado e tão competitivo que ganhou força a partir da década de70.
Para se manter nesse meio tão competitivo a empresa precisa buscar sempre a qualidade, eficiência e boa produtividade sem desperdícios e com custos reduzidos e para isso os gestores precisam das informações mais importantes e precisas para uma tomada de decisão eficaz. (MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos – 9ª Edição. São Paulo: Editora Atlas S.A.- 2003).
A busca de instrumentos pelos gestores que gerem essas informações sobre o custo e que traga relevância estratégica e que suportem as decisões a serem tomadas sem comprometer a competitividade se tornou indispensável, instrumento esse que será fornecido pela contabilidade da empresa. (SANTOS/SCHMIDT/PINHEIRO. Fundamentos de Gestão Estratégica de Custos – Volume 23. São Paulo: Editora Atlas S.A. – 2006).
A criação de novos modelos faz com que as empresas e seus gestores acompanhem essa evolução que se altera cada vez mais numa velocidade maior, fazendo com que a contabilidade e a analise de custos deixe de ser apenas uma ferramenta de auxilio e sim “o” auxilio a gestão, correto e necessário, para a continuidade, com qualidade e principalmente sobrevivência da organização. (BERTI, Anelio. Contabilidade e Analise de Custos – 1ª Edição. Curitiba: Juruá Editora-2008).
Sendo evidente que, para a empresa se tornar mais competitiva e duradoura é de extrema importância um bom controle de custos e para que isso seja alcançado, tudo começa com uma rigorosa analise na empresa, em todos os seus setores, não somente ao de produção, além de entender os conceitos de gastos, custos, despesas e sucatas, descrevendo-os e classificando-os de acordo com sua importância para organização. (STOOC, Marcia Bonifácio. Importância do controle de custos nas empresas, disponível em https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/contabilidade/importancia-do-controle-de-custos-nas-empresas/20685). Acessado em 30/04/2017 ás 17h32min.
...