Contabilidade de custos atps
Por: Anne Machado • 1/5/2015 • Trabalho acadêmico • 497 Palavras (2 Páginas) • 341 Visualizações
Etapa 01
Tema: Nomenclatura aplicada á contabilidade de custos, esquema básico de contabilidade de custos, apuração dos custos de produção e resultado econômico.
Passo 01
Leia o capitulo 02 da bibliografia básica do curso PLT 760 – Terminologia Contábil básica pagina, 24.
Elabore um paper com capa, introdução e um resumo sobre as terminologias aplicadas a custos. Cite exemplo de custos, despesas, investimentos e pedas.
Gastos: é um valor em que a entidade se compromete a pagar para obter um produto ou serviço, sendo considerado como um sacrifício financeiro pois a mesma deve fazer a entrega ou até mesmo promessa de entrega de um ativo. Sua finalidade é tocar as atividades operacionais da organização, enfim, quando existe o reconhecimento contábil da dívida que é assumida ou da redução do custo de um pagamento, só existirá o ato da passagem para a propriedade da empresa do bem ou serviço.
Exemplos de gastos:
Gastos com pessoal;
Gastos com compra de matéria-prima;
Gastos com mão de obra (sendo tanto na produção como na distribuição);
Gastos de compra do imobilizado.
Custo: é o gasto efetuado em um bem ou serviço, que é utilizado na produção de outros bens ou serviços, ou revendido com lucro. O custo também é considerado como gasto, sendo reconhecido como custo no momento da sua utilização (dos fatores de produção) para a fabricação de um produto ou até mesmo da execução de um serviço.
Exemplos de custos:
Matéria-prima;
Materiais de embalagem;
Materiais diversos consumidos no processo produtivo;
Mão de obra (ou seja, salários e encargos da produção);
Energia elétrica consumida na produção;
Depreciação de máquinas e equipamentos utilizados na fabricação;
Salários dos gerentes ou coordenadores industriais.
A energia elétrica é um gasto na sua aquisição, porém quando é utilizada passa a ser um custo, fazendo parte do valor do custo do produto que foi utilizado com ela.
Despesas: São bens ou serviços consumidos para se obter receitas. O dinheiro (ativo) é consumo quando a empresa paga os salários dos funcionários. É o gasto relativo a bens e serviços não relacionados com a produção de bens e serviços, ou seja, despendido de outras áreas da organização: comercial, fiscal, recursos humanos, administrativas, contabilidade.
Exemplos de despesas:
Honorários da diretoria (salários do diretor, salários dos sócios);
Salários e encargos sociais (salários dos funcionários da administração, comercial, finanças ou RH);
Comissões sobre vendas;
Materiais de expediente;
Energia
...