TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO ECONOMICO - ERA GETÚLIO VARGAS (1930-1945)

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 7

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

 

RA

 

Atividade Colaborativa


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina de Ciências Contábeis, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da


[pic 5]

INTRODUÇÃO

A presente atividade colaborativa de desenvolvimento econômico, tem por finalidade abordar os principais conceitos e ações econômicas que marcaram os governos de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitscheck, Regime Militar e Itamar Franco. Esses períodos foram de extrema importância para o desenvolvimento, crescimento e transformações na economia do nosso país ao longo do século XX.

ERA GETÚLIO VARGAS (1930-1945)

Getúlio Vargas governou o Brasil durante quinze anos, de 1930 a 1945. Estes anos são conhecidos como a Era Vargas e suas características são as diversas alterações que o então presidente realizou no país nos setores sociais e econômicos.

O Brasil até meados de 1930 era conhecido como a República Velha, onde a economia nessa época girava em torno das grandes plantações de café e produção de leite, daí conhecida como política do café com leite.

É a partir daí que Getúlio Vargas entra na história brasileira, com o objetivo de colocar o país em ordem tanto em questões sociais como econômicas.

Aos poucos Vargas foi melhorando o nosso país, de modo que em um primeiro momento ele criou leis e medidas trabalhistas afim de proporcionar o bem estar da população, sendo dele a criação da CLT e do salário mínimo. Na questão de infraestrutura, Vargas criou a companhia Vale do Rio Doce e o IBGE.

Em um segundo momento, o governo de Getúlio Vargas se fez em torno de dois ideais:

  • Fascista e Democrático;

           Com isso, Vargas adotava um sistema político totalitário, ou seja, tinha um caráter militar e ditatorial, onde era tendência nos países da Europa naquela época. O terceiro momento de Getúlio Vargas é conhecido como Estado Novo, período esse que foi marcado pela ditadura no Brasil.

Um dos aspectos positivos desse período foi, como havia dito anteriormente nessa atividade colaborativa, a criação da CLT e do salário mínimo, além de criar o código penal, o descanso semanal remunerado e a justiça do trabalho. Também na era Vargas tivemos as indústrias de base, ou seja, as siderúrgicas e metalúrgicas, sendo de grande importância para o crescimento do nosso país.

Por outro lado, os aspectos negativos desse momento foram as censuras de todos os meios de comunicação, principalmente as rádios, perseguição de grandes inimigos políticos e punição de questões relacionadas à política. Com isso, posso dizer que o governo de Getúlio Vargas se divide da seguinte forma:

  • Governo Provisório (1930 – 1934);
  • Governo Constitucional (1934 – 1937);
  • Estado Novo (1937 – 1945);

O fim do governo de Getúlio Vargas aconteceu com a derrota dos países nazistas e fascistas (Alemanha e Itália) na Segunda Guerra Mundial, pois o mesmo apoiava esses países. Isso foi a oportunidade que o governo de oposição teve para tirar Getúlio do poder em 1945.

ERA JK (JUSCELINO KUBITSCHECK)

Com o lema “cinquenta anos em cinco”, Juscelino Kubitscheck conquistou os votos do povo brasileiro nos anos 50. Diante disso JK estabeleceu um plano de metas que visava o desenvolvimento e crescimento do nosso país em várias áreas, principalmente na indústria e infraestrutura.

Dentro desse plano de metas estabelecido por JK, têm-se destaque alguns deles, à saber:

  • Alimentação;
  • Educação e Transporte;
  • Energia;
  • Novas Indústrias;
  • Criação de uma nova capital nacional (Brasilia);

Com isso JK conquistava cada vez mais novas parcerias e ainda mais o carisma da população, porém, estava causando um certo incômodo diante da oposição.

Alguns pontos positivos da era JK foi a expansão da economia brasileira para outros países, favorecendo o investimento de grandes empresas aqui no país. Exemplo disso são as montadoras de veículos (Volkswagen, Ford, Mercedes-Benz) que instalaram suas filiais no Brasil e estão presentes e em funcionamento até os dias atuais. Além das indústrias, JK investiu na criação de rodovias, hidrelétricas e aeroportos, promovendo assim a geração de empregos provenientes desses investimentos. Na região centro-oeste do país, houve um aumento significativo de migração de nortistas e nordestinos para trabalharem nas obras da nova capital nacional.

Em contrapartida temos os pontos negativos do governo de JK, pois com a introdução e investimento de grandes empresas estrangeiras, a dívida externa do Brasil ficou enorme. Outro aspecto importante foi a questão da migração dos nortistas e nordestinos para as regiões sudeste e centro-oeste, afetando diretamente a carência de mão de obra do homem do campo e diminuição da produção agrícola e agropecuária.

 Por consequência, nas grandes cidades onde haviam o crescimento e desenvolvimento, aumentou consideravelmente o número de violência e de pobreza, dando início ao surgimento das comunidades carentes. Por fim, os cinco anos do governo de JK (1956 – 1961) foram marcantes dentro da história do nosso país, sendo que Juscelino Kubitscheck é um dos presidentes mais lembrado e elogiado pela capacidade e determinação de transformar e promover o desenvolvimento do nosso país em tão pouco tempo.

REGIME MILITAR

Esse período da história política do nosso país foi marcado pela tomada dos militares no poder, acarretando uma série de problemas, como por exemplo; censura, falta de democracia, perseguição política, entre outros.

Nessa época o Brasil passava por uma grande crise política, onde o vice-presidente de Jânio Quadros, o Jango (João Goulart) assumia o poder diante de um clima muito tenso. Jango prometia em seu governo grandes mudanças na educação, economia e estrutura agrária e agropecuária. Porém a crise política aumentava cada vez mais e com medo de acontecer uma guerra civil, Jango decide sair do país. É nesse momento que os militares assumem o poder e elegem o General Militar Castello Branco, que por sua vez, assume uma posição autoritária estabelecendo o funcionamento somente de dois partidos políticos, além de aprovar e implantar uma nova constituição para o país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (158.9 Kb)   docx (345.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com