Departamento de Contabilidade Licenciatura em Contabilidade e Auditoria
Por: Jerry09 • 22/3/2024 • Projeto de pesquisa • 3.228 Palavras (13 Páginas) • 86 Visualizações
[pic 1]
DIVISÃO DE ECONOMIA E GESTÃO
Departamento de Contabilidade
Licenciatura em Contabilidade e Auditoria
Trabalho de Licenciatura
Análise dos procedimentos de mensuração e reconhecimento de activos biológicos nas empresas moçambicanas. Caso de estudo: CEPAGRI
Estudante:
Jeremias Germano
Tete, Dezembro de 2022
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO 3
1.1. JUSTIFICATIVA 4
1.2. DELIMITAÇÃO DE TEMA ESPACIAL, TEMPORAL E GEOGRÁFICA 4
1.3. OBJECTIVOS 4
1.3.1. Objectivo geral 4
1.3.2. Objectivos específicos 4
1.4. RELEVÂNCIA DO TEMA 5
1.4.1. Relevância do tema ao nível académico 5
1.4.2. Relevância do tema ao nível científico e profissional 5
1.4.3. Relevância do tema a nível social 5
1.4.4. Relevância do tema a nível pessoal 6
1.4.5. Relevância do tema a nível da CEPAGRI 6
1.5. PROBLEMATIZAÇÃO 6
1.6. HIPÓTESES 7
2. REVISÃO DE LITERATURA 7
2.1. Contabilidade Financeira 7
2.2. CONTABILIDADE AGRÍCOLA OU RURAL 7
2.2.1. Método de justo valor 7
2.2.2. Método de custo 8
2.2.3. Diferenças entre o método de justo valor e método de custo 8
2.2.4. Reconhecimento e mensuração 8
3. RESULTADOS ESPERADOS 9
4. MATERIAL E MÉTODOS 9
5. CRONOGRAMADE ACTIVIDADES 11
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO
A contabilidade agrícola é a contabilidade geral aplicada a empresas agrícolas. Desta forma através das suas movimentações económicas em espécies numéricas, invoca-se os seus registos e consequentemente a apresentação das suas demonstrações financeiras, no sentido de se apurar a economicidade e sustentabilidade financeira, por meio do reconhecimento dos activos pelos métodos de mensuração, de custo ou de justo valor. É este contexto que se submete o projecto do trabalho de licenciatura cujo tema é ‟análise dos procedimentos de mensuração e reconhecimento de activos biológicos nas empresas Moçambicanas: caso de estudo CEPAGRI ”.
JUSTIFICATIVA
Este estudo justifica-se por se tratar de um tema contemporâneo e pouco abordado na literatura Moçambicana e também pela grande expectativa quanto à sua aplicabilidade, no sector agrícola, em função das alterações introduzidas pela Norma Internacional 41 (IAS 41) e pela Norma Contabilística de Relato Financeiro 11, relativamente ao reconhecimento, mensuração e divulgação. Com a implementação do Sistema de Contabilidade para Sector Empresarial, ocorreram mudanças estruturais com destaque para o surgimento da conta 2.7 Activos Biológicos destinada ao registo de elementos patrimoniais com vida, podendo se adoptar o custo histórico ou justo valor para a sua mensuração. O trabalho a ser realizado visa essencialmente demonstrar (através de um único estudo de caso) até que ponto as empresas se conformam com as práticas contabilísticas emanadas pelo novo normativo baseado em normas internacionais de contabilidade.
DELIMITAÇÃO DE TEMA ESPACIAL, TEMPORAL E GEOGRÁFICA
O tema da pesquisa é análise dos procedimentos de mensuração e reconhecimento de activos biológicos nas empresas moçambicanas. Caso de estudo: CEPAGRI, o estudo será realizado na província de Manica cidade de Chimoio. A empresa CEPAGRI (CEPAGRI – Centro de Promoção da Agricultura), esta localizada no Bairro 4 Chimoio na província de Manica, na região centro de Moçambique. A capital da província de Manica é a cidade de Chimoio, a cerca de 1100 km a norte de Maputo, a capital nacional, a cerca de 200 km a oeste da costeira cidade da Beira, com uma área de 61 661 km2 e uma população de 1 911 237 habitantes em 2017.
OBJECTIVOS
Objectivo geral
Análisar os procedimentos de mensuração e reconhecimento de activos biológicos no CEPAGRI.
Objectivos específicos
- Descrever os métodos de mensuração e reconhecimento de activos biológicos, conforme a IAS 41 e NCRF 11;
- Identificar os métodos de mensuração e reconhecimento dos activos biológicos na empresa CEPAGRI;
- Verificar a conformidade dos métodos de mensuração dos activos biológicos usados na empresa CEPAGRI conforme a Norma Internacional 41 (IAS 41) e pela Norma Contabilística de Relato Financeiro 11, relativamente ao reconhecimento, mensuração e divulgação das demonstrações financeiras dos activos biológicos.
RELEVÂNCIA DO TEMA
De certa forma, com o objectivo explícito de conhecer se novo paradigma contabilístico, alicerçado nas normas internacionais de contabilidade e, portanto, no custo histórico e o justo valor, indicado como prevalecente em determinadas situações, responde mais adequadamente as especificidades do sector empresarial.
Relevância do tema ao nível académico
Em termos académicos, o tema é relevante na medida em que vai trazer resultados sobre as empresas se aplicam ou não, as normas internacionais de contabilidade. E caso não, incluirá sugestões para estimular novas pesquisas. Nas instituições de ensino, o tema será usado como obra de consulta, uma vez que, como dito anteriormente, esta área carece de literatura.
...