Desenvolvimento do perfil empreendedor na cidade de lichinga
Por: inocencio2019 • 10/10/2019 • Projeto de pesquisa • 3.336 Palavras (14 Páginas) • 224 Visualizações
Inocêncio Agostinho Jaquissone
Desenvolvimento do perfil do empreendedor no municio de Lichinga em 2019
Licenciatura em Ensino Básico
Universidade Rovuma
Extensão de Lichinga
2019
Inocêncio Agostinho Jaquissone
Desenvolvimento do perfil do empreendedor no municio de Lichinga em 2019
Licenciatura em Ensino Básico
Trabalho de pesquisa a ser apresentado na Universidade Rovuma, Extensão de Lichinga, na Faculdade de Psicologia e Educação, vinculada ao curso de Ensino Básico, da cadeira de Empreendedorismo II. Sob a orientação da dra.
Sónia Nido
Universidade Rovuma
Extensão de Lichinga
2019
Índice
Introdução 4
Tema: 5
Problema 5
Base teórica e conceitual: 5
Perfis de um empreendedor 7
1- O empreendedor-criativo. 7
2- O empreendedor-administrador 7
3- O empreendedor-realizador 7
4- O empreendedor-integrador 8
5- O empreendedor-promotor 8
Formulação de hipóteses: 9
Indicadores 9
Justificativa: 9
Objetivos: 9
Objectivo geral: 10
Objectivos específicos 10
Metodologia: 10
Colecta de dados 10
Tabulação dos dados 10
Análise e discussão dos resultados 13
Analise da amostra 13
Conclusão 13
Anexo 14
Referências bibliográficas 15
Introdução
O presente trabalho de pesquisa tem como tema o desenvolvimento do perfil empreendedor no município de Lichinga em 2019. E tem como objetivo verificar o desenvolvimento do perfil empreendedor no espaço e tempo em causa. Analisar se os empreendedores têm falta de tempo para a vida pessoal; se se sentem realizados; se tem negócio próprio; os produtos ou serviços fornecidos. Analisar se os empreendedores têm autonomia no horário; verificar se sentem realizados, se tem preocupação em manter o bom funcionamento da empresa, se tem instabilidade no mercado, se tem alguma inovação, se a localização do negócio e privilegiada; se tem plano de negocio; se tem mão-de-obra qualificada; e como fazem o marketing dos seus negócios.
No município de Lichinga nos últimos anos em particular em 2019, é notória a preocupação da camada juvenil ao empreendedorismo, facto este que este aliado ao crescente nível de desemprego. Contudo, não se sabe o desenvolvimento do seu perfil. E, este trabalho permitiu saber a real situação prevalecente no município em causa.
A metodologia usada foi o método de abordagem da pesquisa qualitativa, quantitativa e uma pesquisa bibliográfica. E a técnica usada para coletar os dados foi um questionário.
Tema:
O presente trabalho de pesquisa tem como tema desenvolvimento do perfil empreendedor no municio de Lichinga em 2019.
Problema
No município de Lichinga existem vários empreendedores que trabalham em vários sectores econômicos, não se sabendo actualmente o desenvolvimento do perfil. Dai vem a seguinte questão qual é o desenvolvimento do perfil do empreendedor do município de Lichinga em 2019?
Base teórica e conceitual:
As escolas clássica, neoclássica e Keynesiana de economia, e, em geral, o dito mainstream econômico dificilmente tratam da existência do empreendedor, isto se dá por conta do fato de que estas escolas de pensamento econômico tendem, de acordo com Block, Bernett and Wood (2002) a usar o chamado modelo de equilíbrio geral no qual as empresas estão inseridas num modelo de competição perfeita caracterizada por: homogeneidade nos produtos e serviços, tamanho reduzido das empresas de maneira a serem incapazes de influenciar os preços de mercado e informação completa e disponível para todos os participantes do mercado.
Neste tipo de ambiente não há espaço para mudança, para inovação e assim não há espaço para o empreendedor, salientam os autores: Na economia Segundo a tradição austríaca, tudo começa com o valor subjetivo, não importa o que as empresas pensam sobre seus produtos, só os consumidores é que apontarão o valor dos produtos e pagarão por eles de acordo com o valor percebido, conceito este muito ligado à democracia do mercado, como defendia Mises (Peterson, 2005).
Como defende Hunt (2002) “’valor’ é a soma de todos os benefícios que os consumidores percebem que irão receber se eles aceitarem uma oferta específica no mercado”. É a subjetividade do valor que faz com que uma vasta gama de produtos e serviços esteja disponível numa economia de livre mercado, produtos estes provenientes das mais diferentes companhias,
...