Diagramas de Casos de Uso
Por: Gabriel Araújo Souza • 14/11/2017 • Projeto de pesquisa • 2.934 Palavras (12 Páginas) • 358 Visualizações
SENAI NENÉM SCARIOLI
Gabriel Araújo, Gabriel Castilho e Luís Felipe.
UNIFIED MODEL LANGUAGE
Diagrama de Sequência
Contagem
2017
Gabriel Araújo, Gabriel Castilho e Luís Felipe.
UNIFIED MODEL LANGUAGE
Diagrama de Sequência
Trabalho curricular, apresentado a escola técnica SENAI NENÉM SCARIOLI, como parte das exigências para a obtenção de pontos, na matéria de Projeto de Aplicativos.
Contagem, 07 de novembro de 2017.
Jean Luiz Rocha Reis
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Professor (Jean Luiz Rocha Reis)
Sumário
1. Introdução 5
2. Desenvolvimento 6
2.1. O que é um UML? 6
2.1.1. Diagramas de Casos de Uso 6
Figura 1: Exemplo de um diagrama de casos de uso 7
2.1.2. Diagrama de Classes 7
Figura 2: Um exemplo de um Diagrama de Classes 8
2.1.3. Diagrama de Objetos 8
Figura 3: Representação do Diagrama de Objetos 8
2.1.4. Diagrama de Componentes 8
Figura 4: O Diagrama de Componentes exemplificado na figura acima 9
2.1.5. Diagrama de Pacotes 9
Figura 5: Uma simples representação deste Diagrama 9
2.1.6. Diagrama de Implementação 9
Figura 6: Representação do Diagrama em questão. 10
2.1.7. Diagrama Estrutura Composta 10
Figura 7: Representação básica do Diagrama de E. Composta. 10
2.1.8. Diagrama de Atividade 11
Figura 8: Processamento do Diagrama de Atividades 11
2.1.9. Diagrama de Comunicação 11
Figura 9: Diagrama de Comunicação 12
2.1.10. Diagrama de Estados 12
Figura 10: Exemplificação do Diagrama de Estados 13
2.1.11. Diagrama de Depuração 13
Figura 11: Um simples exemplo do Diagrama de Depuração 13
2.1.12. Diagrama de Tempo 14
Figura 12: Um diagrama de tempo. 14
3. Diagrama de Sequência 15
Figura 13: Diagrama de Sequência fazer Login. 15
3.1. Elementos que o compõe 15
Figura 14: Representação do objeto no Diagrama de Sequência. 16
Figura 15: Representação gráfica dos tipos de objetos. 16
Figura 16: Representação da mensagem do tipo Call. 17
Figura 17: Representação doa mensagem do tipo Call de auto delegação. 17
Figura 18: Representação da mensagem do tipo Send. 17
Figura 19: Representação da mensagem do tipo Return. 17
Figura 20: Representação da mensagem do tipo Create. 18
Figura 21: Representação da mensagem do tipo Destroy. 18
4. Conclusão 19
5. Bibliografia 20
Introdução
O presente trabalho é sobre UML com foco no diagrama de sequência que é um dos modelos de representação de um projeto nessa linguagem.
O objetivo desse trabalho é ensinar ao leitor um pouco mais como ocorre o processo de escolha do modelo e como o diagrama do grupo pode ser a melhor escolha no seu caso.
Diagrama de sequência é uma das opções a se escolher quando se trata de fazer um projeto em UML (Unified Model Language, ou em português, Linguagem de Modelagem Unificada). Este pode ser a melhor opção dependendo do projeto que estiver para representar. Um diagrama de respeito possui elementos para representação de objetos, ações ou atores, que devem simplificar o projeto a ponto de todos os envolvidos entenderem.
Está dividido em 5 partes. Na parte 1 será explicado de forma simples no que se consiste o UML, na parte 2 serão relatados todos os tipos de diagramas resumidamente, na parte 3 se focará no nosso diagrama, na parte 4 relatam-se os elementos que o constituem e na parte 5 será o texto conclusivo do trabalho.
O trabalho é destinado à matéria de Projeto de Aplicativo do 2º módulo do curso de Informática do SENAI Neném Scariolli, com o avaliador Jean L. Rocha.
Desenvolvimento
O que é um UML?
UML se trata de uma sigla para Unified Process Language (Linguagem de Modelagem Unificada ,em português), criada por Grady Booch, Ivar Jacobson e James Rumbaugh no ano de mil novecentos e noventa e seis(1996), reunindo as melhores práticas de engenharia de software. É uma linguagem-padrão que, por sua vez, define artefatos que auxiliam na modelagem e documentação de sistemas orientados a objetos, podendo ser empregada na especificação, visualização, construção e documentação de artefatos. No ano de dois mil (2000), a linguagem foi aprovada como padrão pela OMG (Object Management Group), grupo responsável pela definição e confirmação de padrões em Orientação a Objetos.
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