Estágio supervisionado em contabilidade
Por: Fernandaschiavi • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 774 Palavras (4 Páginas) • 429 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Competências Profissionais – Ciências Contábeis
Aula-tema 03: Contabilidade Geral
NOME | Poliana Fernanda Schiavi |
RA | 1411270354 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Competências Profissionais – Ciências Contábeis
Aula-tema 03: Contabilidade Geral
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Competências Profissionais – Ciências Contábeis apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Leandro Duarte Dutra.
Anhanguera Educacional
2015
- Descrever, em no máximo 30 linhas, quais foram as principais mudanças ocorridas com a edição da Lei 11.638/07 e alterações posteriores, e quais seus impactos na contabilidade desenvolvida no Brasil.
R: A harmonizaçao das demonstraçoes contabeis no Brasil troxeram grandes mudanças nas rotinas dos contabilistas, iniciando com a IASB em 2005 que impactou fortemente a cultura contabil, tanto que esse ano ficou marcado por dois acontecimentos importantes: A criaçao do comite de Pronunaciamentos Contabeis (CPC) que passa emitir os pronunciamentos da contabilidade brasileira e a publicaçao e deliberaçao nº 488 pela Comissao de Valores Mobiliarios (CVM) buscando a convergencia e transparencia das praticas contabeis.
As principais alteraçoes com a Lei nº 11.638/07 ocorreu na Lei das sociedades por açoes e estruturaçao das demonstracoes contabeis no:
- Balanço patrimonial: Demonstraçao constituida por tres elementos Ativos (Bens e direitos), Passivos (Obrigaçoes) e Patrimonio Liquido (Posiçao financeira e Patrimonial), as contas sao classificadas de forma ordenada e uniforme para faciltar a interpretacao e analise com a referida Lei deve ser classificado em ordem de decrescente de liquidez, o grupo ATIVO CIRCULANTE nao houve alteraçoes, no grupo REALIZAVEL A LONGO PRAZO ficou classificada dentro do ativo circulante, subgrupo do ativo de menor liquidez, o grupo do ATIVO PERMANENTE alterou a nomenclatura para REALIZAVEL A LONGO PRAZO e subdivido em Investimento, Imobilizado e Intangivel. Os bens incorporeos que era classificado em imobilizado intangivel agora tem seu grupo ativo intangivel o diferido que sao as despesas pre_operacionais e gastos de reestruturaçao se nao puder ser classificados em outros grupos podem ser mantidos ate sua completa amortizaçao. No PASSIVO todas as obrigaçoes nao classificadas no grupo passivo circulante devem ser classificadas no passivo nao circulante, extinguido o grupo exegivel a longo prazo e resultado do exercicio futuro. No PATRIMONIO LIQUIDO antes das alterçao existia o subgrupo reservas de reavaliaçao foi classificado como ajuste de avaliaçao patrimonial, lucros acumulados nao sao mais acumulados devem ser contabilizados em reservas de lucro.
- Demonstraçao do Resultado (DRE): busca evidenciar o resultado liquido do exercicio apuradas pelo regime de competencia, para aderir a Lei as receitas e despesas nao operacionais classificadas apos a mensuraçao que resulta o lucro ou prejuizo operacional serao consideradas como outras receitas extinguindo os grupo anteriores.
- Demonstrçao de origem e Aplicaçao de Recursos (DOAR): Substiuido pela Demonstraçao dos Fluxos de Caixa (DFC).
- Demonstraçao dos Fluxos de Caixa (DFC): Relatorio obrigatorio a partir da desde 01/01/2008 com base na Lei nº 11.638/07 para as sociedades de capital abertocom patrimonio superior a R$2.000.000,00 o objetivo principal e informar as origens e aplicaçoes sobre os pagamentos e recebimentos da empresa.
- Demonstraçao das Mutaçoes do Patrimonio Liquido (DMPL): Nao houve alteraçoes.
- Demonstraçoes dos Lucros e Prejuizos Acumulados (DLPA): Era para ter sido extinta, porem a demonstraçao continua vigente apenas com a figura do saldo positivo.
- Demonstraçao do valor adicionado (DVA): Houve a obrigatoriedade para companhias abertas, evidencia de forma sintetica os valores correspondentes a formaçao de riquezas, assim trazendo maior transparencias aos negocios.
Conclui se que os impactos foram favoraveis ao Brasil e aos profissionais da contabilidade quais deverao estar atualizado com normas internacionais padrao, porem as atualizacoes devem continuar de acordo com pesquisas tramitam varias adequaçoes no legislativo em busca de maior amornia e transparencia nos demonstrativos.
2. Elaborar um quadro comparativo das mudanças estruturais ocorridas no Balanço Patrimonial, com o advento da Lei 11.638/07 e após sua alteração pela Lei 11.941/09.
...