INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CONTABILIDADE
Tese: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CONTABILIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gluiz2910 • 21/6/2013 • Tese • 8.362 Palavras (34 Páginas) • 683 Visualizações
FUNDAMENTOS
DA
CONTABILIDADE
PROF. SÉRGIO ARAUJO
APOSTILA DE FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE- ATUALIZADA EM DEZEMBRO/2010, CONFORME A LEI 11638/07, MP 449/08 E PRONUNCIAMENTOS DO CPC
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CONTABILIDADE
Histórico.
Podemos dividir a História da Contabilidade em quatro fases:
• Fase Primitiva ou Primeiro Período (de 6.000 a.C. até 1202 d.C.).
Compreende a Pré-História e a história das antigas civilizações. A Contabilidade era feita de forma empírica . Também diz respeito ao período estacionário que ocorreu após a queda do império romano até a Idade Média (séc. XIII).
• Fase Antiga ou Segundo Período (de 1202 até 1494).
É a fase da sistematização da Contabilidade, ou seja, é o período em que a Contabilidade assumiu formas sistemáticas de registro, iniciando-se com a publicação do Livro “Líber Abaci” de Leonardo Fibonacci, o Pisano, que descreve de forma rudimentar a técnica dígrafa (débito e crédito), substituindo o algarismo romano pelo arábico.
• Fase Moderna ou Terceiro Período (de 1494 até 1840).
É o período da consolidação do conhecimento contábil ou da licenciatura contábil. Inicia-se com a publicação do “Tratactus de Computis et Scripturis” do Frei Luca Paccioli, que introduziu o método de registro contábil de partidas dobradas. Nesta fase, foram editadas centenas de obras em todo o mundo, todas de teor prático.
• Fase Contemporânea ou Quarto Período (de 1840 até aos dias atuais).
Trata-se do período científico da Contabilidade. Tem início em 1840, com a publicação da obra “La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche” de Francesco Villa. É a fase em que surgem as doutrinas contábeis, se estendendo até os dias de hoje.
1.1 - DEFINIÇÃO
Definições clássicas sobre a Ciência contábil:
“A contabilidade registra , estuda e interpreta os fatos financeiros e ou econômicos que afetam a posição patrimonial de determinada pessoa física ou jurídica, apresentando-se ao usuário através das demonstrações contábeis tradicionais e de relatórios de exceção, específicos para determinadas finalidades.” (Alvísio Greco)
“Contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos.” (Hendriksen)
Das definições acima podemos verificar duas vertentes conceituais sobre a contabilidade:
• O conceito de controle patrimonial
• O conceito do processo de comunicação da informação contábil
1.2 – OBJETIVO
O objetivo principal da Contabilidade é o de permitir a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica- financeira da entidade, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras, e também o controle do seu Patrimônio.
● Objeto
O objeto delimita o campo de abrangência de uma ciência. Na Contabilidade, o objeto é sempre o Patrimônio das entidades.
1.3 – CAMPO DE ATUAÇÃO
Estudar o campo de aplicação da Contabilidade significa saber onde a Contabilidade é utilizada.
Assim, o campo de aplicação da Contabilidade abrange todas as entidades econômico-administrativas , ou seja, todas as entidades que possuam patrimônio a ser controlado.
Quanto ao fim a que se destinam, as entidades econômico-administrativas podem ser assim classificadas:
• Entidades com fins econômicos: chamadas empresas, visam o lucro para preservar e/ou aumentar seu patrimônio. Ex: empresas comerciais, industriais etc.
• Entidades com fim sócio-econômico: intituladas instituições, visam superávit que reverterá em benefício de seus integrantes. Ex: associações de classe, clubes sociais etc.
• Entidades com fins sociais: também chamadas instituições, têm por obrigação atender às necessidades da coletividade a que pertencem. Ex: a União, os Estados e os Municípios.
1.4 – FINALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL
Robert N. Anthony resume a finalidade da contabilidade em três pontos:
• Finalidade de planejamento
• Finalidade de controle
• Finalidade de auxílio no processo decisório
O planejamento é entendido como o processo de decisão sobre as ações futuras da entidade.
Controle pode ser conceituado como um processo em que a administração se certifica, na medida do possível, que a organização está agindo em conformidade com os planos e políticas da entidade.
Esses controles podem ser úteis nos seguintes aspectos:
• Como meio de comunicação
• Como meio de motivação
• Como meio de verificação
1.5 – USUÁRIOS DA CONTABILIDADE
Compreendem todas as pessoas físicas e jurídicas que, direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliação da situação e do desenvolvimento da entidade. Evidentemente, os gerentes (administradores) não são os únicos que se utilizam da Contabilidade. Os investidores (sócios ou acionistas), ou seja, aqueles
...