Importancia dos Documentos Comerciais
Por: carlosgfd • 9/7/2019 • Monografia • 1.017 Palavras (5 Páginas) • 1.017 Visualizações
IV PARTE
4 Apresentação e Análise de dados
4.1 Estudo de caso TRANS AVE,LDA
A gestão de tesouraria nesta empresa é feita no departamento financeiro pela administração dos recursos da empresa, tem feito os registos das suas entradas e saídas de recursos financeiros, mas não há um profissional responsável por executar essa actividade devidamente. Há casos em que o funcionário é dado um certo valor deste modo toma notas á medida que irá usar o valor, a fim de apresentar todas movimentações de dinheiro e o seu aumento se necessário.
Para se proceder a realização deste trabalho procedeu-se há um questionário em forma de perguntas abertas e que as respostas passamos a apresentar.
Como é feita gestão de tesouraria
A TRANS AVE, LDA, não conta com um responsável pela gestão de tesouraria que faça realize esta actividade diariamente, sendo assim, ela não é feita devidamente uma vez que não são aplicados de conhecimentos técnicos e quando feita as suas informações não são devidamente conservadas, tornando-as inúteis aos seus utilizadores pois não será possível realizar a avaliação da capacidade da empresa segundo as Normas de Contabilidade e de Relato Financeiro, a informação sobre os fluxos de caixa de uma entidade é útil ao proporcionar aos seus utilizadores uma base para avaliarem a capacidade da entidade em gerar caixa e equivalentes de caixa e para avaliarem as necessidades da entidade quanto á utilização de caixa. A aplicação de conhecimentos técnicos na gestão de tesouraria ajuda a empresa a conhecer os resultados financeiros reias e se os resultados não forem segundo o planeado ou o que se esperava, através da gestão de tesouraria devidamente aplicada pode se conhecer o motivo do fracasso pois ela é o reflexo de todas movimentações do dinheiro.
Actividades que geram entradas e saídas de recursos financeiros
A gestão de tesouraria é um sector do departamento financeiro responsável pelos fluxos de caixa da empresa, com isso ela deve ter em conta os geradores das entradas e saídas de caixa.
As entradas e saídas de dinheiros podem ser geradas pelas actividades, Operacionais, Financeiras e de Investimentos.
Actividades operacionais
Trata-se de actividades principais da empresa, que estão viradas ao objectivo da empresa, essas actividades podem ser: Prestação de serviços, fabricação e venda de bens ou produtos. Para o caso TRANS AVE,LDA que dedica-se a prestação de serviços e comércio de peças do ramo industrial, as entradas de caixa são geradas através de reparações de viaturas ou de máquinas e venda de equipamentos.
As actividades operacionais da TRANS AVE,LDA são as seguintes:
- Reparação de viaturas ou máquinas e venda de equipamentos;
- O pagamento dos impostos (IVA, IRPS, IRPC entre outros) devidos ao estado;
- O pagamento aos fornecedores (Compra de equipamentos de trabalho e peças
- Recebimentos de clientes pela prestação de serviços;
- Pagamento dos salários e encargos.
É de salientar que a empresa só pode contar com o pagamento das suas obrigações se tiver feito a recolha dos seus recebimentos á tempo.
É através das actividades acima citadas que a empresa tem as saídas e entradas de caixa, isto é, pagamentos e recebimentos. Perante esta situação através da gestão de tesouraria criar-se meios de recolha de todos recebimentos de modo garantir o pagamento de todas obrigações sem atrasos pois podem gerar juros ou multas por atraso ou falta de pagamento, sendo assim a empresa não estará a ser sustentável, por não conseguir suprir as suas operações de curto prazo.
Critérios e prazos usados para o pagamento dos serviços prestados aos clientes
O pagamento dos seus serviços prestados pela TRANS AVE,LDA tem sido: pagamento por cheque, ou numerário, mas esta empresa não tem estabelecido prazo para o pagamento dos seus serviços, após a reparação da máquina, neste caso viatura, o cliente leva a sua viatura sem antes efectuar o pagamento da mesma. E por vezes á casos em que a viatura dá entrada pela segunda vez sem o pagamento da primeira manutenção. É da responsabilidade da empresa proporcionar condições ou meios como limite para os seus clientes efectuarem o pagamento das suas obrigações para que a empresa consiga fazer face as suas obrigações.
...