TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inflação

Por:   •  24/9/2015  •  Dissertação  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 4

                           FACULDADE ANHANGUERA DE DOURADOS[pic 1]

[pic 2]

INFLAÇÃO

Dourados- MS

2014

                           FACULDADE ANHANGUERA DE DOURADOS[pic 3]

ACADEMICOS

ANDRE PEREIRA DE SOUZA - 8409332021

EUZEBIO JUNIOR RODRIGUES - 8490238871

JOAO ANDRE QUIRINO - 8409332019

JULIANA NOGUEIRA - 8486211965

JULIANO PINHEIRO - 8097916119

TAMIRES ANDRESSA - 8409158570

Dourados- MS

2014

Inflação

Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa - Inflação, do latim inflatione, ato ou efeito de inflar-se. Em economia, aumento geral de preços (em geral acompanhado por um aumento na quantidade de meios de pagamento), com conseqüente perda do poder aquisitivo do dinheiro. Inflação de custos: A que se origina de uma elevação autônoma dos custos de produção. Inflação de demanda: A que se origina de uma na demanda de mercadorias e serviços, sem correspondente aumento da oferta.

Dicionário de Economia do Século XVI – pg 426 – Inflação: Aumento Persistente dos preços, de que resulta uma contínua perda do poder aquisitivo da moeda.

“Modernamente, define-se inflação como um movimento contínuo e ascendente do nível geral de preços que se associa imediatamente um processo dinâmico. Entretanto, ela nem sempre aprensentará esta característica” (Vianna, Pedro Jorge Ramos. Inflação)

Pode-se perceber nitidamente uma notada diferença nos conceitos apresentados pelos autores citados acima no que diz respeito a definição de inflação. Porém, o destaque positivo fica por conta do segundo autor, Vianna, em suas palavras se preocupa bastante em mostrar com exemplos que o conceito de inflação não é atrelado a um processo dinâmico, mas que pode acontecer também de maneira isolada.

A partir daqui, então, explana-se de forma mais ampla a discussão acerca do tema e conceito de inflação.

De uma forma geral, a inflação, é um aumento geral dos preços de mercadorias ou serviços, esse aumento é principalmente caracterizado pela perda de poder econômico, poder de compra da moeda em circulação no momento.

Normalmente, por leigos, ou por boa parte da população, o termo inflação é ligado a uma situação de crise econômica vivida por uma sociedade, país ou economia, mas no sentido literal do termo, a inflação é um simples aumento de preço, ou seja, a inflação não é necessariamente um processo contínuo e que obrigatoriamente precisa ser controlado ou congelado. Assim, em um cenário otimista de  uma economia, onde os preços encontram-se estabilizados e acompanham satisfatoriamente o poder de compra da sociedade e da moeda, e em um determinado período há um aumento isolado de preços, não se pode deixar de dizer que houve inflação, por mais que seja um processo aceitável ou até mesmo previsto pelo andamento e crescimento normal de uma economia local, mas aconteceu um fenômeno inflacionário.

Logicamente, em uma economia em que o índice geral de preços sofre constante mudança, seja ela para menos ou para mais, é onde o fenômeno inflacionário é encarado de maneira muito mais preocupante, pois em uma situação de crise econômica os índices inflacionários são os que mais preocupam, onde com certeza eles aumentarão de forma, extrapolando até os índices aceitáveis, que tem como teto máximo os 5%.

Conclui-se que, nocivo ou não, qualquer aumento geral de preços é denominado inflação. Assim, quando se fala inflação, estamos invariavelmente falando de inflação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (137 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com