Instituições Financeiras e Mercado de Capitais
Por: MayaraSombrio • 25/9/2015 • Trabalho acadêmico • 344 Palavras (2 Páginas) • 247 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Instituições Financeiras e Mercado de Capitais
Aula-tema 03: Introdução ao Sistema Financeiro
NOME | Mayara Cristina Sombrio |
RA | 5660121551 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Instituições Financeiras e Mercado de Capitais
Aula-tema 03: Introdução ao Sistema Financeiro
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Instituições Financeiras e Mercado de Capitais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (Roberta do Vale Duarte).
Anhanguera Educacional
2015
O Comitê de Política Monetária e a Ata de sua última reunião
O Copom
O Comitê de Política Monetária (Copom) foi criado a mais de 10 anos, em junho de 1996. É formada por diretores e presidente do Banco Central, a decisão do Banco Central sobre os juros é soberana e não precisam de aprovação do governo, eles se reunem a cada 45 dias para tomar decisões e fixar a selic. Nas reuniões primeiramente os participantes fazem uma análise da economia brasileira e internacional, após essa análise das projeções atualizadas para a inflação, apresentam suas propostas para mudar ou não a taxa Selic.
A última Ata
Na ultima Ata O Comitê de Política Monetária do Banco Central anunciou que vai deixar a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 14,25%. A decisão veio dentro do esperado pela maior parte dos economistas e instituições financeiras. Essa foi à primeira manutenção após sete aumentos seguidos, seis de meio ponto, o que sinaliza a continuidade das dificuldades monetárias. A decisão veio dentro do esperado pela maior parte dos economistas e instituições financeiras.
Opinião
Quanto mais o Copom aumentar a taxa Selic mais vai influenciar a tomada de credito das empresas e dos consumidores a médio e longo prazo desestimulando o consumo e os investimentos na cadeia produtiva, interferindo diretamente no desempenho da economia. No contexto geral o Brasil segue como líder mundial absoluto em juros reais. Segundo a diretoria do BC “os efeitos de alta da taxa básica se acumulam e levam tempo para aparecer”. A promessaé que a inflação chegue à meta somente em 2016.
...